LOGIN:

Não possuo cadastro   |   Esqueci a senha

NOTA DE APOIO À INICIATIVA DA ALMG EM DEFESA DA FAPEMIG

 

 

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - ABENGE, que tem como objetivo principal o aprimoramento, a integração e a adequação à realidade nacional e internacional da educação em engenharia e tecnologia, vem hipotecar total apoio à iniciativa da Comissão de Educação e CT&I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, por meio de sua Presidente Deputada Beatriz Cerqueira. A Comissão, em iniciativa que merece nossos aplausos, apresenta o Projeto de Resolução Nº 27/2023 que: Susta os efeitos do Decreto 48.715, de 26 de outubro de 2023, que altera o Decreto 47.931, de 29 de abril de 2020, que contém o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. A ABENGE entende que o Decreto 48.715, de 26 de outubro de 2023, que modifica o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG, tira completamente a autonomia desta importante agência de fomento. Daí a importância crucial da Resolução proposta.

A ABENGE tem convicção que as Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado do Brasil possuem um papel importante para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em seus estados, e por muitas vezes levando financiamentos importantes onde as políticas nacionais não conseguem atingir.  Desta forma, a política de incentivo à pesquisa e a inovação nas FAPs devem ser política de estado; e para isso, a comunidade científica em cada estado deve participar de forma ativa e colaborativa nas decisões que impactam no desenvolvimento tecnológico e na inovação, conforme estabelecia o Estatuto da FAPEMIG alterado pelo indevido Decreto do Governador de MG.

Desse modo, a ABENGE vem - publicamente - manifestar sua firme posição em favor da reversibilidade do Decreto 48.715/2023 em prol do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação em Minas Gerais.  A ABENGE solicita ainda que a Comissão de Educação e CT&I da ALMG proponha dispositivo legal que venha a impedir atos semelhantes deste e dos governadores do Estado.

 

 

 

Adriana Maria Tonini

Presidente da ABENGE

PRÊMIO CBMM DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2023

 

A Profa. Dra. Adriana Maria Tonini, presidente da Associação Brasileira de Educação e Engenharia – ABENGE, participou na noite desta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, do PRÊMIO CBMM DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2023. 

 
Um dos ganhadores foi o acadêmico Nivio Ziviani, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que levou o prêmio na categoria Tecnologia. Essa categoria é voltada para profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas. Na categoria Ciência, voltada a pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, o escolhido foi o acadêmico Wanderley de Souza (UFRJ/Finep). 
 
Desde 2019, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia tem reconhecido o legado de profissionais que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem caminhos para transformações no Brasil e no mundo.
 
Na foto, da esquerda para a direita, Professor Álvaro Toubes Prata, ex-secretário de inovação do MCTIC, diretor do laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da UFSC e membro do Comitê Julgador do Prêmio CBMM; Hélio Graciosa, ex-diretor do CPQD Campinas e membro do Comitê Julgador do Prêmio CBMM; Professora Adriana Tonini, Presidente da ABENGE; Professor Orlando; Edgar Zanotto, Professor da UFSCAR e membro do Comitê Julgador do Prêmio CBMM; Professor Jorge Almeida Guimarães, ex-presidente da CAPES; Professor Mário Neto Borges, ex-presidente do CNPq, ex-diretor da ABENGE e membro do Comitê Julgador do Prêmio CBMM.

78 Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - SOEA

A Professora Dra. Adriana Tonini, presidente da ABENGE, e o Vice-Presidente Dr. Carlos Almir Monteiro de Holanda participaram nessa quinta-feira (10), do maior evento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências: a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O evento, que deve reunir 5 mil pessoas, está sendo realizado em Gramado (RS). 

A programação conta com mais de 120 palestras, programação paralela e reuniões com as entidades de classe.

Palestra

"Os currículos por Competências e
as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia".
 A  Profa. Dra. Adriana Maria Tonini, presidente da Associação Brasileira de Educação e Engenheria - ABENGE, participou no dia 03/08/2023 (quinta-feira), do encontro com coordenadores e profissionais dos cursos de engenharia das instituições de ensino superior da Paraíba, conselheiros e convidados.
 
 
A presidente ministrou palestra com o tema “Os currículos por Competências e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia”.
 

 

NOVA DIRETORIA ABENGE

 É com muita honra que hoje assumo a presidência da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

 
Foram precisos 50 anos dessa associação para que pela primeira vez houvesse uma MULHER PRESIDENTE. Para mim isso é motivo de muito orgulho e de muita responsabilidade para com a formação dos engenheiros e engenheiras do Brasil. Uma profissão necessária e fundamental para o desenvolvimento tecnológico brasileiro e, consequentemente, para o crescimento econômico e inclusão social com geração de emprego e renda para todos os cidadãos. 
 
Reitero também a necessária democratização de oportunidades para homens e mulheres na engenharia, profissionais que em conjunto vão promover avanços significativos no País.
 
Nesse dia, deixo uma mensagem especial para todas as jovens mulheres:
- Engenharia é para nós também! Nosso lugar é onde quisermos estar e na profissão que escolhermos para nos trazer realizações pessoais e profissionais. 
 
Viva a Engenharia!!

E-book EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: As competências na formação do engenheiro

 



Revista de ensino de engenharia

Distribuição gratuita para todos os associados


LEIA AGORA

EVENTOS DA ENGENHARIA - 2021