INÍCIO
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
FÓRUM
2017
EDIÇÕES ANTERIORES
COBENGE
PROGRAMAÇÃO SPs
PROGRAMAÇÃO STs
ARTIGOS APROVADOS SDs
ARTIGOS APROVADOS STs e SPs
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
EDIÇÕES ANTERIORES
GTs
GT REGIMENTO INTERNO GRUPO DE TRABALHO
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
ENTRAR
Artigos Publicados
A importância do Laboratório no Ensino de Concreto Armado
A Influência da Velocidade do Desenvolvimento Científico-Tecnológico na Formação do Engenheiro
Algumas Tendências sobre Habilidades e Competências Exigidas nos Cursos de Graduação em Engenharia
Analisando a Construção do Programa de Reengenharia do Ensino das Engenharias
Análise de Perfil Cognitivo e Comportamental de Alunos Ingressantes no Curso de Engenharia do Inatel
As Ciências Humanas e o Currículo por Competências na Engenharia Civil - O Projeto Político-Pedagógico da Universidade de Uberaba
Avaliação - Busca para Inovação Metodológica
Avaliação da Experiência na Coordenadoria de Laboratórios de Análise Numérica do CEFET-RJ na Formação Profissional de Monitores e Colaboradores
Avaliação de uma Proposta de Ensino de Engenharia Térmica e Fluídos sob Bases Construtivistas
Avaliação e Ensino de Engenharia - Além da Simples Verificação de Conhecimentos
Avaliação Institucional em uma Universidade Privada - Construção da Proposta - Ênfase na Pós-Graduação
Contextualizando a Reforma das Engenharias Desenvolvida na Década de 90
Currículo do Curso de Engenharia Civil da UNISINOS - Percepção dos Alunos
Disciplinas Técnicas e Sociais no Currículo de Engenharia de Computação - Uma Proposta Objetiva de Programação e Integração
Experiência Referente à Implantação do Curso de Engenharia de Produção com Ênfase em Confecção Industrial - UEM
Formação do Engenheiro - Uma Visão de Alunos
Hacia una Estrategia para la Formacion Integral de Profesionales
Humanização dos Conteúdos dos Cursos de Engenharia - Flexibilização, Integração e Formação do Indivíduo
Importância de uma Disciplina Prática no Início dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica Da PUCRS
Introdução à Engenharia - Formação ou Informação
Introdução à Engenharia de Controle e Automação - Funcionamento da Disciplina Ministrada na PUCRS e Avaliação dos Alunos
Medida de Relevância e Visibilidade das Teses de Programas de Pós-Graduação em Engenharia
O Desafio do Diagnóstico Qualitativo da Evasão Escolar nos Cursos de Engenharia
O Pensamento sobre Currículo no Século XX - Uma Revisão da Literatura
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da UNIMEP - um Instrumento para a Gestão Acadêmica e Definições de Rumos para o Curso
O Questionário Pesquisa do Provão como Ferramenta de Auxílio nas Políticas do Ensino nas Instituições de Ensino Superior
Os Reflexos da Experiência Profissional e da Titulação na Prática Pedagógica do Engenheiro-Professor
Participação das Engenharias na Interiorização dos Cursos da UFF
Perfil de Egressos do Curso de Engenharia Civil da UFMG
Primeira Avaliação Integradora do Curso de Engenharia da Computação
Proposta de Criação de Disciplina Iniciação Científica no Curso de Engenharia Agrícola da UFF
Proposta de Criação de Disciplina Palestras Técnicas para o Curso de Engenharia Agrícola da UFF
Proposta de Grade Curricular Baseada em Qualidade do Processo de Ensino - Aprendizado
Proposta de Mudanças Curriculares no Curso de Engenharia Civil em Vistas do Questionário - Valeu a Pena
Propostas para um Projeto Pedagógico Diferenciado e uma Visão sobre a Qualidade de um Curso de Engenharia de Produção
Reflexões Sobre o Uso da Concepção do Conhecimento em Rede nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia
Reflexos da Gratificação de Estímulo à Docência nas Instituições Federais de Ensino Superior
Reformulação Curricular do Curso de Química Industrial da Faculdade de Engenharia e Ciências Quiímicas da Universidade Metodista de Piracicaba
Regime Semestral Seriado no Curso de Engenharia Civil da UFSM
Relato de uma Experiência Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Projetos de Pós-Graduação na Engenharia de Produção
Um Caso de Projetação - A Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática para Engenharia
Uma Utilização da Teoria da Escolha Social à Análise da Opinião dos Professores Sobre seus Alunos