Artigos Publicados
-
A Necessidade do Ensino de Metodologia do Trabalho de Iniciação Científica e...
-
A Abordagem Instrumental no Ensino de Língua Inglesa Aplicada à Engenharia
-
A Análise da Segunda Avaliação Integradora do Curso de Engenharia da Computação
-
A Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Engenharia
-
A Aprendizagem e o Ensino do Eletromagnetismo: dialogando com Piaget e Damásio
-
A Arte Vinculada ao Ensino do Desenho Técnico
-
A Avaliação como Medida do Aprendizado no Ensino da Engenharia
-
A Busca de Capacitação Docente do Aluno de Pós-Graduação da Fea-UNICAMP
-
A Construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia
-
A Construção Permanente do Laboratório de Ensaios em Sistemas Estruturais (LESE)...
-
A Contribuição da Arquitetura para a Formação do Profissional Engenheiro Civil
-
A Criação de um Jogo Pedagógico para Apoio ao Ensino de Engenharia
-
A Diminuição do Índice de Evasão e do Índice de Reprovação nas “Disciplinas Básicas”...
-
A Educação Continuada como Fator de Competitividade
-
A Engenharia e os Engenheiros ao Longo da História
-
A Engenharia Física na Inovação Tecnológica Regional
-
A Era das Mudanças: A Passagem de Modelos Burocráticos para a Ausência de Modelos Adm...
-
A Experiência da Disciplina Optativa “Reciclagem de Polímeros”
-
A Experiência da Implantação de Projeto Final de Graduação no Curso de Engenharia Elétr...
-
A Experiência do Novo Ambiente de Sala de Aula Auxiliando no Melhor Aproveitamento das ...
-
A Formação de Engenheiros – Cidadãos como Fator de Desenvolvimento Regional
-
A Formação do Profissional de Engenharia Frente às Inovações Tecnológicas Computacionais
-
A Formação em Paralelo de Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
-
A Função do Projeto nos Cursos de Engenharia : Um Discurso ou uma Necessidade
-
A Gestão do Conhecimento no Estágio Curricular:o Caso dos Cursos de Eng. do CEFET-PR
-
A Guerra, A Tecnologia e os Engenheiros: Repensando o Modelo de Desenvolvimento Tecnológico
-
A Importância da Modelagem de Estruturas Reticuladas Tridimensionais no Ensino de Engenharia
-
A Importância da Sólida Formação Básica nos Cursos de Engenharia
-
A Importância do Estágio Supervisionado no Curriculo do Curso de Engenharia Civil
-
A Importância do Estudo do Empreendedorismo nos Cursos de Engenharia
-
A Importância do Trabalho de Carnot para o Ensino da Termodinâmica
-
A Importância do Vínculo nos Cursos de Engenharia
-
A Incorporação das Calculadoras Gráficas nas Disciplinas Básicas dos Cursos de Física...
-
A Influencia da Localização Residencial no Desempenho dos Estudantes Universitários da Unijuí
-
A Influência do Desenho e das Novas Tecnologias Computacionais na Formação do Profissional...
-
A Iniciação Científica como Atividade Obrigatória no Curso de Engenharia
-
A Iniciação Científica nas Escolas Particulares. A Implantação na Facens
-
A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Prática Didática de Engenharia
-
A Integração de Disciplinas na Linha de Hardware no Curso de Engenharia da Computação do UNICEMP
-
A Integração de Sistemas Industriais de Tecnologias Avançadas de Manufatura dm Ambiente ...
-
A Introdução do Ensino Cooperativo de Engenharia no Estado do Amazonas – Cooperação UEA/EPUSP
-
A Luminotécnica como um Recurso Condicionante da Forma e do Espaço nos Cursos de Arquitetura...
-
A Modernização da Construção Civil e os Impactos sobre a Formação do Engenheiro no Contexto...
-
A Mulher Engenheira no Brasil
-
A Multidisciplinaridade como Forma de Motivação para os Novos Alunos de Engenharia
-
A Otimização de Modelos em Realidade Virtual para Engenharia
-
A Participação Discente no Ensino de Engenharia – A Introdução do Relatório de Avaliação...
-
A Percepção do Aluno Ingresso no Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ
-
A Ponte Entre o Simbólico e o Racional no Ensino de Engenharia
-
A Possibilidade Pedagógica da Biblioteca na Formação do Engenheiro Pesquisador
-
A Pratica da Interdiciplinariedade no Ensino de Projetos de Moldes e Matrizes no Curso...
-
A Prática de Ensino na Disciplina de Mecânica dos Sólidos I do Curso de Engenharia Mec...
-
A Produção do Feminino nas Escolas de Engenharia
-
A Reforma do Ensino de Engenharia ao Redor do Mundo
-
A Resolução de Problemas no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática dos Cursos de Eng...
-
A Rua é o Caminho: Extensão no Ensino de Engenharia
-
A Simulação Computacional como Ferramenta de Aquisição de Conhecimento Individual
-
A Strategic Investiment for our Nation: Education on Helicopter Engineering
-
A Universidade como Primeira Experiência Profissional do Aluno de Engenharia
-
A Universidade e a Empresa Parceiras na Formação de Construtores do Futuro
-
A Utilização de Ferramenta Cad e o Desenvolvimento de Softwares no Ensino de Topografia
-
A Visão Diferencial do Mestrado em Tecnologia do CEFET/RJ
-
Abordagem Educacional para Estudo de Redes de Computadores Utilizando o Opnet
-
Abordagens do Desenvolvimento Sustentável em Cursos de Engenharia
-
Ações Inovadoras para Formação Acadêmica Integrada de Mestres e Doutores do Ppg-Eq/UFSCAR
-
Adequação Curricular Face às Diretrizes Curriculares para a Engenharia
-
Administrando Carreiras — Os Desafios do Empreendedor Contra o Fim do Emprego Formal
-
Álgebra Linear na Cozinha
-
Algoritmo Evolutivo para a Otimização da Grade Horária do Curso de Engenharia Elátrica...
-
Algumas Dificuldades para a Implementação de Novas Metodologias de Ensino
-
Alternativas para uma Aprendizagem Significativa: Curso de Matemática Básica
-
Alternativas Tecnológicas para Melhoria do Ensino na Disciplina de Construção Civil I
-
Alternative Forms of Evaluation in Experimental Disciplines for Engineering Courses
-
Ambiente Competitivo e Inovação Tecnológica
-
Ambiente Computacional Interativo para Análise de Processos de Transferência de Calor
-
Ambiente Computacional Interativo para Ensino da Transferência de Calor
-
Ambiente Computacional para Sintonia e Análise de Soluções de Controle PID
-
Ambiente Didático para Ensino, Modelagem e Simulação da Transferência de Calor...
-
Ambiente Eletrônico para Ensino de Cálculo em Engenharia
-
Ambiente Gráfico para o Projeto de Compensadores: um Enfoque Educacional
-
Ambiente Híbrido de Aprendizagem para o Ensino de Desenho Técnico para os Cursos...
-
Ambiente Interativo de Aprendizagem do Programa Matlab
-
An Experimental Approach for the Teaching of Geometrical Optics
-
Análise Comparativa das Web Pages dos Cursos De Graduação em Engenharia de Produção...
-
Análise da Implantação da Modernização Curricular na Escola Politécnica da Universidade...
-
Análise da Metodologia de Avaliação Utilizada nas Disciplinas de Operações Unitárias...
-
Análise das Interfaces dos Simuladores Digitais e suas Aplicações
-
Análise de Erros em Cálculo Diferencial e Integral: Resultados de Investigações em...
-
Análise de Estruturas de Barras Através do Modelamento de Sólidos em Cad
-
Análise do Curso de Engenharia Elétrica na UERJ a partir de Indicadores Construídos...
-
Análise do Exame Nacional de Cursos em Engenharia Química
-
Aplicações do Matlab no Ensino de Disciplinas Básicas nos Cursos de Engenharia
-
Aplicativo Multimídia CBT para Ensino da Disciplina “Planejamento Industrial”
-
Aprendendo a Desaprender,a Dificuldade da Quebra de Paradigmas
-
Aprendizagem Colaborativa: Reflexões no Ensino de Estruturas para a Arquitetura
-
Apresentação de Conceitos de Engenharia para Operadores da Indústria do Petróleo
-
Aquisição de Competência no Estágio Curricular de Engenharia
-
As Atividades Complementares nos Cursos de Engenharia como Agentes Integradores na...
-
As Competências do Engenheiro: Visão do Mercado de Trabalho
-
As Diretrizes Curriculares e a Formação de Professores
-
As Funções dos Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
-
Aspectos Contraditórios Em Propostas de Mudança Para o Ensino de Engenharia
-
Aspectos Metodológicos do Trabalho de Graduação em Engenharia
-
Atividade Extracurricular como Apoio ao Curso de Engenharia Elétrica
-
Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Graduação do Curso de Engenharia de...
-
Atividades Complementares – Aprimorando a Qualidade de Ensino de Engenharia
-
Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores do Ensino Superior
-
Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores: Avaliação Discente
-
Atuação Profissional e Formação dos Engenheiros Eletricistas Graduados pela UFMG
-
Atualização e Revisão Pedagógica de Cálculo e Álgebra: Concepções e Atitudes Inovadoras
-
Autoavaliação e Aprender a Aprender, no Contexto da Aprendizagem de Matemática para...
-
Avaliação de Departamentos com Modelos DEA
-
Avaliação do Ensino na Unijuí
-
Avaliação do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Escola de Engenharia Elétrica da...
-
Avaliação do Ensino: Uma Perspectiva Baseada em Conceitos da Cibernética
-
Avaliação e Auto-Avaliação de Cursos de Graduação– Estudo de Caso
-
Avaliação em um Curso Superior de Tecnologia Estruturado por Competências
-
Avaliação Multidisciplinar
-
Avaliando o Impacto de Investimentos em Capacitação na Eficiência Competitiva das Firmas
-
Barreiras na Área de Engenharia na Condução de Ensino Online
-
Bases da Atual Estrutura Pedagógica do Curso de Engenharia Mecânica da UFMG
-
Cadastro Eletrônico das Istituições de Ensino nos CREAS: O Que é e para que Serve
-
Características, Possibilidades e Limitações de um Software como Ferramenta de Apoio...
-
Caracterização de Espécies de Madeira com Potencialidade para a Tecnologia da MLC...
-
Centros de Pesquisa e Inovação Tecnológica — A Necessária Articulação e Convivência...
-
Ciclo de Projeto de um Sistema Digital
-
Como Avaliar o Cumprimento dos Objetivos Acadêmicos nos Cursos de Engenharia?
-
Competência em Informação como Elemento Qualificador do Engenheiro Politécnico
-
Competitividade no Setor de Educação Superior no Rn: Uma Abordagem Integrada da Gqt...
-
Computação como Ferramenta Auxiliar na Disciplina de Mecânica dos Fluidos
-
Concurso Vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul...
-
Considerações sobre o Ensino de Construção Civil pela Internet
-
Considerações sobre o Treinamento Docente em Ensino a Distância: O Caso do...
-
Construção de um Triciclo Elétrico
-
Construção do Projeto Pedagógico para a Engenharia
-
Construindo Os Conceitos de Velocidade Média, Velocidade Instantânea e Aceleração...
-
Contribuição de Cursos de Graduação em Engenharia de Produção para o Profissional...
-
Contribuição Metodológica para a Avaliação dos Recursos das Competências do Gerente...
-
Conversando sobre Educação Tecnológica
-
Coordenação Acadêmica como Ação Integradora do Ensino, da Pesquisa e da Extensão
-
Credenciamento Internacional: As Limitações Decorrentes dos Diferentes Perfis de Formação
-
CTI & S: Uma Nova Abordagem no Conceito da Inovação Tecnológica
-
Currículo Inovador ou Currículo Copiador?
-
Curso de Educação a Distância EAD:Metodologias e Ferramentas
-
Curso de Engenharia Química – Um Relato Sobre as Aplicações Adotadas
-
Curso de Masp (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) Mediado pela Web para...
-
Curso Preparatório de Matemática para Engenharia: A Experiência da Unijuí
-
Cursos Seqüenciais na Área Tecnológica
-
Desenvolvimento das Competências e Habilidades Do Engenheiro de Alimentos, Conforme...
-
Desenvolvimento de Ambiente Orientado a Objetos Voltado ao Ensino de Engenharia
-
Desenvolvimento de Competências para Geração de Inovações na Engenharia Elétrica
-
Desenvolvimento de Módulos Didáticos para o Ensino de Desenho Técnico
-
Desenvolvimento de Programas Para Apoio ao Ensino e Aprendizagem do Método dos...
-
Desenvolvimento de Projetos Multidisciplinares em Curso de Engenharia de Alimentos
-
Desenvolvimento Empreendedor- Uma Proposta para a Formação de Empreendedores
-
Desenvolvimento Tecnológico do Município de Campo Mourão: Um Desafio entre...
-
Desenvolvimeto De Um Ambiente Computacional Algébrico Voltado Para O Estudo Da...
-
Diagnóstico do Acompanhamento Acadêmico dos Calouros de Engenharia Química da UFPR
-
Diferentes Enfoques para o Ensino de Teoria Eletromagnética nos Cursos de Graduação..
-
Dinâmica de Sistemas: Uma Ferramenta para Visualização de Problemas Complexos
-
Dinâmica do Estágio Supervisionado no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC...
-
Diretrizes Curriculares e Mudança de Foco no Curso de Engenharia
-
Disciplinas de Aplicações de Engenharia: Uma Experiência Positiva
-
Disciplinas práticas e motivacionais nas Engenharias Mecânica e Mecatrônica
-
Do Projeto Pedagógico a um Novo Currículo em Engenharia Química
-
EADMEC – Equipamento de Aquisição de Dados Modular Espacialmente Controlado
-
Educação a Distância Mediada por Computador Aplicada à Engenharia
-
Educação à Distância Monitorada por Computador: Uma Ferramenta Adicional para a Formação...
-
Educação Continuada e à Distância na Área Tecnológica: Aproveitar Competências na Melhoria...
-
Educação Tecnológica Inserida num Contexto Regional: Exemplo do Centro de Educacão Profiss...
-
Educação Tecnológica no Contexto da Inovação Social
-
Educação Tecnológica, Normalização e Sociedade
-
Em Busca de Alternativas Metodológicas para a Disciplina Materiais Elétricos do Curso de ...
-
Empreendedorismo: Uma Experiência de Estudos e Difusão do Tema Desenvolvido pelo Grupo ...
-
Empresa Júnior como um Mecanismo de Interação Empresa-Universidade: Um Estudo de Caso nos ...
-
Energia Armazenada em um Capacitor: Modelagem Matemática no Ensino Tecnológico
-
Enfrentando as Falhas na Formação Básica dos Alunos Ingressantes
-
Engenharia Ambientaluma Grade Curricular Comtemporânea
-
Engenharia Civil/UCPEL: Buscando a Formação de um Profissional Diferenciado
-
Engenharia de Alimentos: A Formulação e o Processamento de Produtos Cárneos como Estratégia...
-
Engenharia Elétrica Ênfase em Telecomunicação:A Experiência Efetiva de um Projeto Inovador
-
Engenharia Física: Ciência ou Tecnologia
-
Engenharia Pedagógica: A Convergência Tecnológica da Engenharia com a Pedagogia
-
Engenheiro das Américas: Solução ou Problema?
-
Ensinando a Modelar Aerogeradores com Autocad
-
Ensinando a Raciocinar Sobre Materiais e Equipamentos Numa Prova com Consulta Livre em...
-
Ensino a Distância: Lecionando Estatística e Probabilidade para Engenharia Química
-
Ensino Cooperativo:Poli Mapcom – Mapeamento de Competências
-
Ensino de Engenharia Química – Inovações Currículares e Comparação a Currículo de...
-
Ensino de Metodologia do Projeto na Habilitação Engenharia Mecânica da Escola ...
-
Ensino de Vibrações Mecãnicas em Meios Contínuos com Auxílio de Recursos Computacionais
-
Ensino Integrado nas Aulas de Cálculo de Várias Variáveis
-
Ensino para a Prática de Projeto de Estruturas
-
E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
-
Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
-
Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia...
-
Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
-
Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais
-
Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
-
Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
-
Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
-
Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
-
Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
-
Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
-
Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições...
-
Exame de Ordem para Engenharia
-
Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical...
-
Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
-
Experimentação como Instrumento Educacional
-
Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do...
-
Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
-
Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
-
E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
-
Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
-
Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia: Uma Discussão sobre a Política Educacional Contemporânea
-
Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
-
Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais
-
Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
-
Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
-
Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
-
Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
-
Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
-
Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
-
Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições e Tendências
-
Exame de Ordem para Engenharia
-
Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical Engineering, ITA – EMBRAER
-
Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
-
Experimentação como Instrumento Educacional
-
Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do Corpo Discente em um Curso de Engenharia Elétrica
-
Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
-
Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
-
Formação Integral de Engenheiros
-
Gene Empreender – Incubadora de Software Implantada no CEFET-PR, Unidade de Pato Branco: Um Estudo de Caso
-
Gestão de Processos em Instituições de Ensino Superior: Caso Universidade Veiga de Almeida
-
Gestão Empreendedora de Carreiras Tecnológicas
-
Graduação e Exercício Profissional - Um Conflito Anunciado
-
Grupos Estruturados de Trabalho: Uma Alternativa Metodológica
-
Hypercalgd II - Um Ambiente de Ensino-Aprendizagem para Geometria Descritiva Básica
-
Identificação de um Pêndulo Invertido e seu Uso Didático
-
Identificação de Elementos Didáticos Relevantes no Ensino da Engenharia Química
-
Implantação de um Laboratório de Fundição na Pucrs
-
Importância do Conhecimento Organizacional no Contexto de Mudanças Constantes e Inovações Tecnológicas
-
Ineficiência do Sistema Brasileiro de Transportes: Discussão Cts e Desenvolvimento Nacional
-
Influência do Webdesigner no Processo Interativo de Ensino-Aprendizagem
-
Infra-Estrutura Acadêmica dos Laboratórios do Curso de Engenharia Civil da UNICAP
-
Inovação Tecnológica ou Inovação Social?
-
Inovações Tecnológicas na Mostra Energia Brasil
-
Inserção da Componente Ambiental em Cursos de Engenharia
-
Instrumentação Microcontrolada para Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica
-
Integração entre Aulas Teóricas e de Laboratório: Uma Abordagem para Ligações Químicas
-
Integração Universidade e Setor Produtivo: Cooperação CEFET/RJ - SEBRAE/RJ - ANICER
-
Interação Teoria e Prática no Ensino da Engenharia: Uma Experiência Pedagógica no Curso de Engenharia Mecatrônica da PUC-Minas
-
Introdução a Engenharia – uma Disciplina Necessária Para a Formação do Engenheiro
-
Introdução à Engenharia Civil e Metodologia Científica: Uma Abordagem Conjunta com Base Epistemológica
-
Introdução à Engenharia Química – Uma Experiência Diferenciada
-
Introducing Optics Concepts to Students Through the Ox Eye Experiment
-
Investigação Sobre os Obstáculos de Aprendizagem do Conceito de Limite
-
Laboratório Aberto de Processos Químicos – Uma Nova Metodologia de Ensino
-
Laboratório Aberto de Processos Químicos: Fermentação Alcoólica e Automação do Processo de Cultivo da Levedura de Panificação
-
Laboratório Didático de Automação a Baixíssimo Custo: Uma Experiência da Engenharia Elétrica da UEL
-
Levantamento de Alguns Aspectos Observados no Exame Nacional de Cursos nas Questões Relacionadas à Área de Físico-Química
-
Material Didático sobre Geração Eólica
-
Melhoria Contínua na Metodologia de Ensino de Engenharia
-
Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica: duas Experiências em Andamento
-
Metodologia da Disciplina Desenho Técnico I do Curso de Engenharia de Produção do Cefet/Rj: Uma Tentativa de Integração com Disciplinas do Ciclo Profissional
-
Metodologia de Ensino e Aprendizagem Suportada em Novas Tecnologias
-
Metodologia de Ensino Utilizando os Métodos dos Momentos na Solução de Problemas na Eletrostática
-
Metodologia de Projeto Assistido por Computador como Suporte ao Ensino de Engenharia
-
Metodologia no Ensino do Círculo de Mohr
-
Metodologia para Motivação Discente em Aulas de Desenho
-
Modelamento Paramétrico de Curvas e Superfícies
-
Modelo de EAD em Engenharia Civil: Livro, Vídeos, Multimídia e Aulas Interativas
-
Modelo de Estágio Curricular do Curso de Engenharia Mecânica da Ufsj
-
Modelo de Gestão das Parcerias Estratégicas do ITA
-
Mudança de Paradigma: Uma Possívelrealidade na Engenharia
-
Nível de Conhecimento Em Informática de Ingressantes em um Curso de Engenharia
-
Novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí
-
O Apoio On-Line em Disciplinas de Matemática de Cursos de Engenharia
-
O Aprendizado Baseado em Problemas como Metodologia de Ensino nos Cursos de Engenharia
-
O Aprendizado da Metrologia e Instrumentação Baseado na Experimentação
-
O Curso de Engenharia e o Aluno com Necessidades Especiais:Uma Nova Visão em Educação Para o Século XXI
-
O Enfoque CTS e a Formação em Engenharia: Convergências Curriculares
-
O Engenheiro Biomédico na UNIVAP: Atuação Profissional
-
O Engenheiro Empreendedor Através do Projeto de Graduação
-
O Ensino da Educação Ambiental na Prática da Engenharia
-
O Ensino da Eletrônica no Curso de Engenharia Elétrica
-
O Ensino de Corrosão com Base na Avaliação Crítica do Mobiliário Urbano de Praças e Logradouros Públicos
-
O Ensino dos Novos Conteúdos de Informática e Computação nas Engenharias
-
O Estágio Profissional como Atividade Formativa nos Cursos de Engenharia
-
O Exame Nacional de Cursos como Indicador de Desenvolvimento Curricular nos Cursos de Engenharia
-
O Labview como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia
-
O Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental na Universidade de Ribeirão Preto
-
O Método dos Elementos Finitos e suas aplicações na Modelagem de Veículos
-
O Novo Perfil do Profissional de Engenharia: Perspectivas Curriculares
-
O Papel Estratégico da Indústria Brasileira de Material de Defesa
-
O Pensar Criativo: Uma Disciplina no Currículo da Engenharia
-
O Perfil do Acadêmico de Engenharia Mecânica Formado pela UFSJ
-
O Problema de Autovalor e suas Aplicações na Engenharia de Pontes
-
O Problema de Autovalor na Avaliação de Modelos Estruturais de Edificações
-
O Programa Visualventos: Determinação de Forças Devidas ao Vento em Edificações de Base Retangular e Cobertura a Duas Águas Segundo a NBR6123
-
O Projeto Pedagógico como Estratégia de Diferenciação para um Curso de Graduação em Engenharia de Produção
-
O Projeto Pedagógico nos Processos de Inovações e de Reformulações Curriculares
-
O Relacionamento entre o Ensino e a Pesquisa na UPM
-
O Seminário no Curso de Graduação – Uma Experiência no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC-MINAS Campus Poços de Caldas
-
O SENAI, sua Competência em Educação Profissional e o Curso de Pós-Graduação em Petróleo: Saberes Integrados
-
O Sistema de Aconselhamento no Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UNIVAP
-
O Treinamento de Docentes para o Ensino Cooperativo de Engenharia - Foco no Aprendizado do Aluno
-
O Trilema do Ensino da Engenharia e o Aprender a Aprender
-
O Uso da Web e de Programas como Parte das Técnicas de Ensino de Graduação em Engenharia
-
O uso de Animações para Introduzir Conceitos Fundamentais da Mecânica das Estruturas: Novo Relato e Avaliação da Experiência
-
O Uso de Técnicas Computadores e Multimídia em Sala de Aula para o Auxilio ao Ensino de Engenharia de Telecomunicações
-
O uso do Ciclo de Kolb na Idenficação do Estilo de Ensino
-
Oficina Virtual de Competências Didáticas
-
Oportunidades bem Sucedidas na Relaçãoaluno-Professor-Escola
-
Os Engenheiros Atuando em seu Foco de Formação
-
Os Modelos Físicos e o Laboratório Didático de Resistência dos Materiais
-
Os Princípios da Construção Enxuta como Facilitadores de uma Abordagem Sistêmica em Construção Civil
-
Os Processos de Engenharia e a Química Verde
-
Os Ventos das Mudanças: Simbiose entre Engenharia e Administração
-
PAPE – Uma Proposta para Suporte à Aprendizagem em Disciplinas Básicas da Engenharia
-
Participação de Alunos de Graduação de Eng. Civil Nas Ativ. de Pesquisa e Extensão
-
Perfil e Expectativas dos Graduandos em Engenharia de Alimentos da Fundação Educacional de Barretos: Subsídios para a Gestão Didático-Pedagógica do Curso
-
Práticas e Representações Sociais Sobre Reprovação: Um Estudo no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia
-
Prensa de Latas: Uma Experiência Didática de Desenvolvimento de Produto
-
Processo Ensino – Aprendizagem Aplicado ao Desenho Técnico
-
Produção do CD "Veículos Elétricos: Benefícios Ambientais e Energéticos” e a sua Interface com a Extensão Acadêmica
-
Produção e Implantação do Modelo de Curso a Distância Via WEB
-
Programa de Capacitação Tecnológica: Uma Evolução na Relação Universidade-Empresa na Área de Tecnologia da Informação e Comunicação
-
Programa de Nivelamento para Curso Noturno de Engenharia
-
Programa Didático de Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos Autônomos
-
Programa Didático para o Cálculo de Colunas de Recheio
-
Programa para Cálculo da Produção de Eletricidade de Geradores Eólicos
-
Projeto de Trocadores de Calor em Disciplinas de Ciências Térmicas – Fase I: Trocadores Multitubulares
-
Projeto de um Jogo de Empresa para o Planejamento e Controle da Produção
-
Projeto e Construção de um Veículo de Consumo Mínimo
-
Projeto e Implementação de Um Braço Robótico de Baixo Custo: Uma Plataforma Multidisciplinar para Motivação do Trabalho em Grupo
-
Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
-
Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
-
Projeto Pedagógico – Tecido Coletivo
-
Projeto Pedagógico dos Cursos de Engenharia da UVA
-
Projetos e Produtos Integrando o Ensino de Engenharia
-
Proposing Evaluation as Interface for World-Wide Academic Assessment and Computer-Based Learning Systems: the Engineering Aspect
-
Proposta de Aplicação do Software Mathematica no Ensino de Operações Unitárias
-
Proposta de Implantação de Projeto Integrado no Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba
-
Proposta e Implantação de um Desafio Tecnológico na Disciplina Introdução à Engenharia Elétrica
-
Proposta Pedagógica: Apenas um Ponto da Avaliação Quantitativa para Qualitativa
-
Qualidade : Como Objetivo e Manutenção nas Pequenas e Média Empresas
-
Qualidade de Ensino: Para Além de um Discurso Metodológico
-
Qualificação Profissional do Engenheiro Civil em Portugal – da Formação Universitária à Competência
-
Questões Pedagógicas num Estágio de Docência
-
Receptor de TV: O Integrador da Eletrônica
-
Reciclagem nos Cursos de Engenharia
-
Reflexões e Questionamentos sobre a Construção do Conhecimento na Universidade Tendo como Foco as Tendências Mundiais
-
Reflexões sobre a Didática de Gestão das Infra-Estruturas
-
Reflexões sobre o Ensino da Matemática nas Engenharias a Partir do “Provão”
-
Reflexões sobre Textos Técnicos e Não Técnicos Elaborados pelos Alunos do Curso de Engenharia Civil da Unesp: Uma Análise Técnica e Subjetiva
-
Reforma Curricular do Curso de Engenharia de Produção na Faculdade de Tecnologia de Resende: Uma Experiência Inovadora
-
Reformulação Curricular – Curso de Engenharia Civil em Quatro Anos da Universidade Guarulhos
-
Relato de uma Tese sobre Educação a Distância no Ensino de Engenharia
-
Resistências e Conflitos Suscitados pela Reengenharia do Ensino de Engenharia
-
Saberes da Prática de Ensino do Engenheiro de Alimentos em Face aos Saberes da Prática Profissional
-
Seminários: Um Estudo Exploratório Utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas para Cursos de Graduação da Área de Engenharia
-
Sifacessimulador de Interfaces para Comunicação de Dados
-
Simulação 3D de Fenômenos Físicos
-
Simulador para Projetos de Estruturas Treliçadas
-
Sistema Audiovisual Baseado Em Intranet/Internet para Auxílio ao Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados em Ciência da Computação
-
Sistema de Informação dos Alunos Egressos de Engenharia de Produção da EESC- USP
-
Sistema Seriado, Experiência da Unesp - Guaratinguetá
-
Sobre as Idéias Centrais do Reenge
-
Software para Disponibilização de Cursos a Distância
-
Space: A Multidiciplinary Hands-On Education Experience
-
Spring como Ferramenta de Apoio para a Formação de Especialistas em Geoprocessamento. Experiências e Resultados do Ngeo/UFSCAR.
-
Técnicas Visuais para Apoiar o Ensino de Programação de Computadores
-
The Experience With the Education on Fundamentals Within the Context of the Aeronautical Engineering
-
Trabalho Científico – Avaliando e Ensinando com Inovação e Criatividade
-
Trabalho de Conclusão de Curso: Relato de Experiência no Curso de Engenharia de Alimentos
-
Trabalhos de Diplomação de Automação em Acionamentos Industriais como Agente Inovador no Setor Produtivo
-
Trabalhos Experimentais (Tex) – Um Desafio na Arte de Educar pela Pesquisa
-
Um Ambiente de Aprendizagem Via WWW Baseado em Interfaces Inteligentes para o Ensino de Engenharia
-
Um Equipamento Didático Constituído de Módulos de Microcontrolador e de PLD
-
Um Estudo Comparativo dos Currículos dos Cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção Civil de Escolas de Engenharia Mineiras
-
Um Livro Eletrônico para o Ensino de Dinâmica Estrutural nos Cursos de Engenharia
-
Um Modelo da Engenharia de Produção para A Melhoria da Qualidade do Ensino
-
Um Novo Paradigma de Estágio no Curso de Engenharia de Computação Cooperativo da EPUSP
-
Um Paradigma de Ensino a Distância Capaz de pôr os Alunos a Pensar
-
Um Programa Computacional Interativo com o Usuário Aplicado ao Estudo da Secagem
-
Um Projeto Pedagógico para o Curso de Engenharia Elétrica
-
Um Protótipo de um Mini Túnel de Vento (MTV) para Ensino de Graduação
-
Um Sistema Hipermídia Adaptativo para o Ensino de Engenharia Baseado em Mapas Conceituais e Redes Bayesianas
-
Uma Abordagem do Ensino de Reengenharia de Processos de Negócio Baseado no Uso das Ferramentas Erp e Isa
-
Uma Alternativa para a Reformulação dos Cursos de Engenharia – O Caso da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro
-
Uma Análise Qualitativa da Avaliaçao da Aprendizagem em Disciplinas Básicas e Específicas nos Cursos de Engenharia
-
Uma Aula Motivadora para os Temas de Qualidade de Energia Elétrica e Interferência Eletromagnética Usando Recurso Tecnológico Modesto
-
Uma Biblioteca em Matlab para o Ensino de Controles Industriais
-
Uma Concepção Construtivista no Desenvolvimento de Projetos de Robôs Móveis Usando Kits Lego
-
Uma Experiência com a PBL no Ensino de Engenharia Sob a Ótica dos Alunos
-
Uma Experiência do LATEC/UFRJ em Formação Continuada a Distância com uso da Web nas Áreas de Meio Ambiente e Segurança Industrial
-
Uma Experiência na Implantação de Projetos Colaborativos
-
Uma Nova Abordagem Para o Ensino de Física no Ciclo Básico do ITA
-
Uma Nova Concepção de Ambiente para o Ensino de Desenho
-
Uma Nova Metologia para o Ensino das Disciplinas de Fenômenos de Transporte
-
Uma Proposta de Plano de Ensino para Disciplina Análise de Sistemas de Potência em Cursos de Graduação
-
Uma Proposta Metodológica e sua Contribuição para a Aprendizagem de Matemática na Formação de Engenheiros
-
Uma Reflexão sobre a “Aprendizagem Organizacional” Aplicada às IES
-
Unidade Multifuncional para o Estudo da transferência de Massa em Secadores
-
Universidade / Empresa – Uma Relação de Parceiro, Cliente e Fornecedor
-
Usando a Internet no Ensino dos Primeiros Conceitos da Mecânica das Estruturas
-
Uso de Plataformas de Gerenciamento de Ensino Online no Ensino a Distância e no Apoio ao Ensino Presencial
-
Uso de Projetos no Ensino do Cálculo
-
Utilização de Regras para Adaptação de Hipermídia
-
Utilização de Sistemas Especialistas como Ferramenta para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem Focalizando a Interdisciplinaridade
-
Utilização de Software Dirigido ao Ensino de Cálculo Numérico
-
Visita Técnica Orientada: Despertando o Estudante para a Formação Profissional
-
Visualizador 3D para Aplicações no Ensino de Ciências Básicas