-
Uma abordagem do ensino de pesquisa operacional no curso de engenharia de produção baseada no método do estudo de caso
Márcia de Fátima Morais
-
MTC - uma metodologia para boas práticas de formação empreendedora
Robert Menezes
-
Perfil da acessibilidade virtual de estudantes de engenharia florestal da Universidade de Brasília no ingresso as disciplinas semi-presenciais
Otacílio Antunes Santana, José Imaña-Encins
-
Algumas experimentações metodológicas no ensino do cálculo aplicado
Júlio Gomes
-
Projeto pedagógico do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande
Juarez Paz Pedroza, Josivanda Palmeira Gomes, João Miguel de Moraes Neto, Hamilton Medeiros de Azevedo, Mário Eduardo R. M. Cavalcanti Mata, Luíza Eugênia da M. Rocha Cirne
-
Reflexões sobre o ensino de projeto, sob o ponto de vista da prática arquitetônica
Mariza Barcellos Góes
-
Estágio supervisionado com vistas a uma nova relação entre universidade-aluno-empresa
Adriana M. Tonini, Maria de Lourdes Rocha Lima
-
Ensino orientado ao projeto desafio: uma experiência para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica
Pedro F. Donoso-Garcia, Leonardo A. Borges Tôrres
-
Critérios para avaliação de sites utilizados em trabalhos de conclusão de um curso de engenharia
Raquel Cymrot, Melanie Lerner Grinkraut
-
As atividades interdisciplinares na graduação como instrumentos para a formação do engenheiro
Gilbert Cardoso Bouyer, Laerte Idal Sznelwar, Giovanni Costa Santos, Gustavo Ferreira Mello
-
Construção e validação de objetos educacionais para o ensino e aprendizagem de matemática nas engenharias
Carmem Lúcia Graboski da Gama, Sergio Scheer
-
Proposta do uso de confiabilidade por meio da Lógica Fuzzy no processo de avaliação dos alunos do Curso de Engenharia de Produção do CEFET-RJ
Waldo V. Costa, José L. Fernandes, Marina R. Brochado
-
Projeto de drenagem pluvial urbana: relato de uma nova experiência de ensino
Carlos Mello Garcias, Miguel Mansur Aisse, Roberto Fendrich
-
Evaluation questionnaries: what information can we really get from them?
José Carlos Mirando Grizendi, Francisco José Gomes
-
Avaliando a excelência acadêmica: os equívocos de um procedimento correto
Francisco José Gomes
-
Universidades e órgãos de classe: conflito ou cooperação?
Alexandra Luiza Lorgus, Clarisse Odebrecht
-
Introdução ao tema “energia livre” nos cursos de engenharia
Maria Cristina Quesnel, Erick da Silva Delvizio
-
Modelo de sistema de auto-avaliação para cursos de graduação em engenharia
Leon T. S. Ferreira, Katri I. I. Ferreira
-
Modelo de gerenciamento de projetos para aplicação nos cursos de engenharia
Carlos Roberto Jóia Hozumi, Carlos Alberto Pereira Soares
-
Sintentizar idéias e atribuir sentido às fórmulas para aprender cálculo
Maria Clara Rezende Frota
-
Aplicação de seminário no ensino de espaços vetoriais
Patrícia Lizi de Oliveira Maggi, Cláudio Marchand Krüger
-
Gincana de criatividade & engenharia do UnicenP
Adriana Tozzi, Marcos Tozzi, Neil F. Carvalho, Marcos R. Rodacoski
-
Abordagem sobre o abandono escolar em um curso de engenharia elétrica
José Francisco Rodrigues, Renato Crivellari Creppe, Ricardo Martini Rodrigues, Marcelo Nicoletti Franchin
-
Re-significar o erro: em busca da melhoria da qualidade no ensino
Rogério Bartolomei
-
Desenvolvimento de uma abordagem transdisciplinar no grupo Paramec da UFMG
Marcos V. Bortolus, Christiano N. S. Maia, Marcelo A. B. Madureira, Hayla L. Silva
-
Avaliação da eficácia de um curso de geometria gráfica para engenharia no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial
Rodrigo Duarte Seabra, Eduardo Toledo Santos
-
A sustentabilidade da consciência social na engenharia
Pedro José da Silva, Conceição Aparecida Viude
-
Avaliação de programas de disciplinas: o caso de um curso de pós-graduação em engenharia de produção
José F. D. Souza, Fernando J. B. Laurindo, Osvaldo S. Nakao, José A. B. Grimoni
-
Integração de disciplinas introdutórias no ciclo básico de um curso de engenharia
Leila Maria Castro Vilela, Maria Matos, Reinaldo Calixto de Campos
-
Curso de férias: uma tentativa de minimizar o problema da reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Severino Sombra
Monique Sequeira Lehmann, Roberto Brunow Lehmann
-
Pesquisa em educação em engenharia
Marcos Azevedo da Silveira, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, José Alberto dos Reis Parise, Reinaldo Calixto de Campos
-
Weblab - um ambiente computacional de aprendizagem interligada com experimentos reais de física – experimento 1 – oscilador massa-mola
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida, Milton Cimatti Junior
-
Escola Politécnica da Bahia: 110 anos de atuação na formação de profissionais e no desenvolvimento regional
José A. F. de A. Santos, Luis E. de P. Campos, Bruno M. A. Araújo, Partic A. Piton
-
O desenvolvimento de processadores usando lógica programável como ferramenta didática
Valfredo Pilla Jr, Edson Pedro Ferlin
-
O desenvolvimento do ensino superior em engenharia no Brasil e a relação público x privado
Monique Sequeira Lehmann, Roberto Brunow Lehmann
-
Software educacional para visualização e animação de simulações computacionais utilizando a realidade virtual (VRML)
José Luís Farinatti Aymone
-
Trazendo a responsabilidade social para dentro da sala de aula através da realização de trabalhos multidisciplinares
Adriana Cursino Thomé, Alessandro Zimmer, Marcelo Mikosz Gonçalves
-
Caos em sistemas não-lineares: metodologia numa disciplina introdutória para pós-graduação
Mário Sérgio Teixeira de Freitas
-
Experiências em informatização do ensino de matemática em cursos de engenharia
Dimas Felipe de Miranda, Eliane Scheid Gazire, João Bosco Laudares, José Renato F. Rodrigues, Marcelo Souza Mota
-
Iniciação à modelagem com equações diferenciais em cursos de engenharia
João Bosco Laudares, Dimas Felipe de Miranda, Eliane Scheid Gazire, Murilo Barros Alves, Fernanda Aparecida Ferreira
-
Integração dos ensinos de graduação e de pós-graduação na FEEC – UNICAMP: programa integrado de formação e certificados de estudos
José A. Pomilio, Akebo Yamakami, Anésio dos Santos Jr., Michel D. Yacoub
-
Formação contínua de docentes dos cursos de engenharia: um estudo diagnóstico
Ricardo Martini Rodrigues, Naasson Pereira de Alcântara Junior, José Francisco Rodrigues, Ivo Reis Fontes
-
Ensino à distância: condições de oferta baseada no uso das TICs nas instituições federais de ensino superior
Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza, Antonio Artur de Souza
-
Avaliação quali-quantitativa de cursos de graduação: engenharia mecânica e engenharia eletrônica e de telecomunicações
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, José Leão Falcão Filho
-
A integração entre a graduação e a pós-graduação na engenharia de computação da Escola Politécnica da USP
Jorge Rady de Almeida Junior, João Batista Camargo Junior, Paulo Sérgio Cugnasca
-
Estímulo competitivo e aprendizagem baseada em problemas (PBL) – estudo no ensino de estruturas de concreto armado
Claudio Alcides Jacoski
-
Teoria da atividade: possibilidades para a educação nos cursos de engenharia e arquitetura
Viviane Cota Silva, Mariza Barcellos Góes, Márcia Maria Fusaro Pinto
-
Redes colaborativas – a experiência no CEFET/RJ
Antonio José Caulliraux Pithon, Marina Rodrigues Brochado
-
Grupo de engenharia econômica: um instrumento de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Ceará
Abraão Freires Saraiva Junior, Breno Barros Telles do Carmo, Maxweel Veras Rodrigues
-
O uso didático de ensaios na disciplina de estruturas metálicas
Carlos Eduardo Javaroni
-
O concurso de projetos e protótipos como atividade educacional e seleção para o mercado de trabalho
Marcius F. Giorgetti, Carlos Eduardo G. Petroni, Richard Streck Neto, Fernando Luiz Windlin
-
A experiência do ensino e aprendizado à distância no curso de engenharia de segurança do trabalho
Bianca Foggiatto, Sérgio Médici de Eston
-
A iniciação científica e a pós-graduação contribuindo na formação do engenheiro químico
Luciana Rezende Alves de Oliveira, Raquel Bortolin da Silva, Márcio Resende Trimailovas, Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Reinaldo Pisani Júnior, Carmen Sílvia Gonçalves Lopes
-
O uso de programas de simulação em cursos de engenharia: possibilidades e necessidades
Liane Ludwig Loder, Fernando Augusto Bender
-
Aula prática sobre trocadores de calor: bancada e guia de aula
Paulo Cesar da Costa Pinheiro
-
Proposta pedagógica para o ensino de técnicas de construção civil: aplicação numa disciplina de graduação da FEC-UNICAMP
Autimio Batista Guimarães Filho, André Munhoz de Argollo Ferrão, Tânia Regina Dias Silva Pereira
-
Uma proposta de recuperação da avaliação para estudantes de engenharia em disciplinas de física e química
Ana M. C. Grisa, Valquíria Villas-Boas, Maria A. R. Pacheco, Juliana Brunetto
-
A nova concepção do estágio supervisionado no Curso de Engenharia Civil da Universidade Gama Filho
Maria Smith Borges de Alencastro Graça, Sergio Gavazza
-
Simulação de empresa: a metodologia de projetos como estratégia de combate à apatia em sala de aula no ensino de construção civil
João Hermem Fagundes Tozatto, Mauro Barros da Silva
-
Atividades em ambiente virtual de aprendizagem colaborativo como apoio à disciplina de construção civil: o enfoque de contextualização
Sergio Scheer, Márcia Nikkel, Maria de Fátima R. Parchen
-
Desenvolvimento do laboratório móvel de pavimentação pelo laboratório de geotecnia da Universidade Federal da Bahia
Ramon Sá Novaes, Luis Edmundo Prado de Campos, Carlos Augusto Costa David, Aníbal Coelho da Costa, Lia Madeira Nóbrega
-
Análise de diferentes modelos de atribuição de notas da avaliação integradora (AVIN) do Curso de Engenharia Civil do UnicenP
Flavia Viviani Tormena, Júlio Gomes, Marcos Arndt
-
Análise do desempenho dos alunos de Engenharia Civil do UnicenP na avaliação integradora (AVIN)
Marcos Arndt, Flavia Viviani Tormena, Júlio Gomes
-
Avaliação de cursos e as novas políticas de gestão
Ana M. P. Castanheira, Terezinha J. Masson, Leila F. Miranda
-
Perfil dos engenheiros eletricistas egressos da PUC-RIO e da UERJ
Marcos Azevedo da Silveira, Evandro Mendes da Silva
-
Ensino superior: mapeamento de competências da graduação às organizações
Leticia Baggio, Isaura A. de Lima, Maria S. Waltrick, Ana Carolina M. Pilatti de Paula
-
Utilizando a implantação do curso de extensão “básico de manutenção de aparelhos de eletroterapia para fisioterapeutas” para o desenvolvimento de habilidades e competências no curso de engenharia elétrica da UGF
Marcelo de Almeida Duarte, Nelson Gomes Teixeira, Renata Martins Teixeira
-
Tecnologia de cereais e panificação: uma disciplina interdisciplinar, interativa e muito ativa onde cozinha-se utilizando os sentidos
Odoaldo I. Rochefort Neto, Helena Libardi, Valquíria Villas-Boas
-
Produção de material de divulgação científica por aluno de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá: roteiro de vídeo
Antonio L. F. Marques, Igor Chaves
-
A engenharia biomédica e sua inter-relação com a engenharia da computação
José Carlos da Cunha, Valfredo Pilla Júnior, Edson Pedro Ferlin
-
Ferramenta interativa para aprendizado em controle: projeto de compensadores utilizando lugar das raízes
Isaac Moreira e Silva, Francisco José Gomes
-
As inteligências múltiplas e o ensino de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná
Carlos F. A. Parchen, Marcos A. Marino
-
Gestão educacional
Terezinha Jocelen Masson, Leila Figueiredo de Miranda, Ana Maria Porto Castanheira
-
Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
Tatiana C. Menestrina, Walter Antônio Bazzo
-
O uso do software Winplot nas aulas de cálculo diferencial para a discussão do conceito de coeficiente angular da reta tangente
Gisela Hernandes Gomes, Silmara Alexandra Silva Vicente
-
Desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação nas empresas: desafios para a educação em engenharia
Marta Lucia Azevedo Ferreira, Cristina Gomes de Souza, Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer
-
O desenvolvimento da responsabilidade social na formação profissional
Sílvia M. S. G. Velázquez, Marcel Mendes, Maressa C. Geres
-
Uma estratégia construtivista e interdisciplinar de ensino simulando a dinâmica de uma fila
Fábio Almeida Có, José Rodrigues de Farias Filho, Márcio Almeida Có
-
A técnica DELPHI levando a engenharia simultânea à sala de aula: uma dinâmica interdisciplinar de ensino para elevar a percepção sobre as construções sustentáveis
Fábio Almeida Có, José Rodrigues de Farias Filho, Márcio Almeida Có
-
Avaliação da interação e colaboração no curso à distância de introdução ao conforto ambiental – estudo de caso
Autimio Batista Guimarães Filho, Ana Regina Mizrahy Cuperschmid, Regina Coeli Ruschel
-
Uma experiência integrada entre os programas de aprendizagem: cálculo diferencial e integral e eletricidade
Lilia Maria Marques Siqueira, Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
-
Aplicação de uma abordagem “hands-on” na disciplina introdução à engenharia
Carlos Almir Monteiro de Holanda, Carlos André Dias Bezerra
-
Projeto didático de um motor monocilíndrico
Lucas Bottino Vizzotto Stéfani, Robson Jorge das Neves Gomes, Suelen Cristina dos Santos
-
Um estudo comparativo entre dois sistemas de aquisição e controle de dados utilizando a interface labview
José S. da R. Neto, Walber M. Lima
-
Análise dos índices de reprovações nas disciplinas cálculo I e geometria analítica nos cursos de engenharia da UNIVASF
Fabiana Gomes dos Passos, Francisco Ricardo Duarte, Ângelo Antonio Macedo Leite, Paulo José Pereira, Télio Nobre Leite, Vanessa Polon Donzeli
-
Indicadores de ciência, tecnologia & inovação e a engenharia no Brasil
Márcia França Ribeiro, Cristina Gomes de Souza, Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer
-
A prática docente e novos recursos de ensino para estabilidade de sistemas de energia elétrica
Niltom Vieira Junior, Laurence Duarte Colvara
-
Educação tecnológica: qual o seu papel?
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Walter Antonio Bazzo
-
A predominância das competências de gestão frente às novas demandas profissionais do engenheiro civil: o caso das empresas de construção civil do Ceará
José Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Márcia L. Souto
-
Desenvolvimento de experimentos laboratoriais para o ensino de automação da medição no curso de engenharia mecânica
Gilva Altair Rossi, José Maria Galvez
-
Uma análise das produções nos COBENGEs - debate na área de matemática
Cátia M. Nehring, Claudia Piva, Nivia Kinalski
-
Ajustes curriculares para cursos de engenharia na área de sistemas de comunicações e telecomunicações
Carlos Marcelo Pedroso
-
A gestão participativa e sua inter-relação com a Engenharia da Computação do UnicenP
Edson Pedro Ferlin, José Carlos da Cunha, Valfredo Pilla Júnior, Marcelo Mikosz Gonçalves, Alessandro Zimmer
-
Weblab – experimento 3 – corrente elétrica em soluções líquidas
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida, Milton Cimatti Junior
-
Weblab – a utilização de tutores inteligentes para o ensino da física
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, Tiago Pezani, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida
-
Física 1: disciplina fundamental de um curso de engenharia
Marcos Antonio Florczak
-
Jogos de empresa – uma ferramenta eficaz no ensino/aprendizagem organizacional
Elisabeth Mendes Vieira, Rui Francisco Martins Marçal, Luciano Scandelari, Ivonei Afonso Vieira
-
Diretrizes para a formação de um modelo em três dimensões na construção do conhecimento em ensino e aprendizagem nas escolas de engenharia
José Remigio Soto Quevedo, Sergio Scheer, Eduardo Dell’Avanzi
-
Propriedade industrial e projetos de graduação da engenharia industrial ênfase eletrônica e telecomunicações da UTFPR
Dario E. A. Dergint, Vívian Amaro
-
Observatório tecnológico: espaço para ensino e pesquisa
Breno Barros Telles do Carmo, Marcos Ronaldo Albertin, Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, Natacha Gadelha Rocha
-
Avaliação do desempenho da responsabilidade social de uma instituição pública de ensino superior através da aplicação dos indicadores Ethos
Breno Barros Telles do Carmo, Marcos Ronaldo Albertin, José Almir de Souza Júnior, José Ribamar Oliveira Cavalcante Júnior, Elisson Amaro de Oliveira, Mário Eduardo Rocha Lima
-
A simulação de eventos “indiscretos” na formação ética dos engenheiros
David Bianchini, Francisco de Salles C. Gomes
-
Implicações das dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina cálculo diferencial e integral I da FEG/UNESP para as práticas pedagógicas
Tânia Maria V. S. Lacaz, Maria Tereza L. Carvalho, José António S. Fernandes
-
Eixos norteadores e ferramentas motivacionais para alunos ingressantes em cursos de engenharia na PUCRS
Nilson V. Fernandes, Luiz F. M. Guedes
-
Desenvolvimento de um software baseado no conceito de objetos de aprendizagem aplicado a modelos matemáticos
Rosely Maria Velloso Campos, Daniel Augusto de Melo Santos
-
Patrimônio cultural: uma experiência metodológica de aprendizado vivencial
Michele M. Prado, Viviane L. Pimentel
-
O uso da metodologia de projetos de trabalho nos cursos iniciais de engenharia do CEFET-MG
Paulo Cezar Santos Ventura, Dácio Guimarães de Moura, Adelson Fernandes Moreira
-
Uma reflexão sobre laboratórios didáticos nos cursos de engenharia
Augusto Carlos Pavão, Denise Marques Pinheiro, Octavio Mattasoglio Neto
-
Proposta de integração entre as disciplinas de desenho, materiais de construção e sistemas estruturais
Elaine Nunes Jordan, Patrícia Lizi de Oliveira Maggi, Flavia Viviani Tormena, Marcos Arndt
-
Ensino do manuseio de vetores e matrizes por meio de funções
Edson Almeida Rego Barros, Lincoln Cesar Zamboni, Melanie Lerner Grinkraut, Osvaldo Ramos Tsan Hu, Sergio Vicente Denser Pamboukian
-
Avaliação da disciplina introdução à engenharia química na UFPR
Alberto Tadeu M. Cardoso
-
O programa internacional de dupla diplomação: a experiência pioneira da UFC
João José Hiluy Filho, João Cesar Moura Mota
-
Um modelo para avaliação de pré-requisitos entre disciplinas do curso de engenharia de produção
Julio C. B. Silva, Catiane M. de Carvalho, Carolina L. B. Cajazeira, Rafael L. B. Cajazeira
-
Um sistema de avaliação no ensino de engenharia: a visão dos alunos em uma experiência com o PBL
Luis Roberto C. Ribeiro, Edmundo Escrivão Filho
-
Simulação de sistemas elétricos de potência via programas interativos
Jane Madri de Melo, Paulo Eduardo Abreu, Ricardo Augusto do Nascimento, Luiz Antônio da Fonseca Manso
-
Tendências pedagógicas da modernidade à pós-modernidade e os novos desafios do ensino de engenharia
Lúcio Flávio da Silveira Matos, Décio Zendron, Édimo Celso Rudolf
-
A responsabilidade no espaço de formação dos engenheiros: uma perspectiva de experiência social
Leydervan de Souza Xavier, José Antonio Assunção Peixoto, Lilian Martins da Motta Dias
-
O papel das empresas juniores: um estudo de caso no oferecimento de um novo curso
João M. O. Arantes, Thiago V. Gomes, Alípio M. Barbosa, Nivaldo U. Agostinho, Erivelton G. Nepomuceno, Lucas D. R. Neves
-
Mudanças dos procedimentos de ensino de geotecnia visando a ampliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos de graduação
Gladis Cristina Furlan, Eduardo Dell’Avanzi, Ney Augusto Nascimento
-
Atividades didáticas planejadas e estudantes mais experientes orientando seus colegas na Escola Politécnica da USP
Osvaldo Shigueru Nakao, José Aquiles Grimoni
-
Determinação do carregamento dinâmico dos eixos usando um sistema de medição de inclinação
José M. R. de S. Neto, Walber M. Lima, Luiz G. M. Vale, José S. da R. Neto
-
Desenvolvimento de competências numa disciplina da Escola Politécnica da USP
Reinaldo Koei Yonamine, Osvaldo Shigueru Nakao, Eduardo Pinheiro de Souza
-
Projeto político pedagógico do curso de engenharia de computação: um desafio para a nova universidade tecnológica
Myriam Regattieri Delgado, Vicente Machado Neto, Keiko V. O. Fonseca
-
Uso de recursos computacionais para o ensino e aprendizagem de equações diferenciais
Maria Madalena Dullius, Eliane A. Veit, Ives S. Araujo
-
Visão espacial, criatividade e inteligência espacial no ensino de engenharia em Santa Catarina
Clóvis Neumann
-
Implementação do programa 5S em um hospital: um estudo de caso gerador de novas habilidades no engenheiro de produção
Abraão Freires Saraiva Júnior, Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, Cristiane de Mesquita Tabosa
-
Utilização de kits pedagógicos como subsídios para ensino da gestão de resíduos na construção civil
Alceu G. de Andrade Filho, Giovana K. Wiecheteck, Maria Aparecida de O. Hisching
-
Avaliação da implantação do sistema de barreiras de pré-requisitos no currículo da Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná
Alexandre Knesebeck, Carlos Alberto Ubirajara Gontarski
-
A abordagem de tópicos em acessibilidade ao meio físico no curso de graduação em engenharia civil
Sérgio Marcelino da Motta Lopes
-
O desenvolvimento da metodologia de pesquisa em engenharia de produção: o caso SETREM
Mário Luiz Santos Evangelista, Valmir Heckler
-
Implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma coordenação de curso de gradução em engenharia
Abraão Freires Saraiva Júnior, Marcos Ronaldo Albertin, Breno Barros Telles do Carmo
-
Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana
David Moises Barreto dos Santos, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Claudia Pinto Pereira Sena, Fabiana Cristina Bertoni, Roberto Almeida Bittencourt
-
Proposta de uma plataforma didática para ensino de engenharia biomédica em cursos de graduação de engenharia elétrica. II. O módulo didático de EEG
Robson Adur, Eduardo Andrighetto, Juliano E. Rathke, Paulo R. Possa, Felipe C. Santos, Fernanda I. M. Argout, Fernando M. de Azevedo, José Marino-Neto
-
Engenheiro e professor, dois papéis em uma profissão: desafios e perspectivas na conciliação de identidades
Liane Ludwig Loder
-
Projeto de uma planta química didática para desenvolvimento de diferentes estratégias de controle de processos e automação industrial
Wagner Freitas Campos, Thiago Gomes Pineli, Flávio Vasconcelos da Silva, Roger Josef Zemp, Ana Maria Frattini Fileti
-
O processo de avaliação integrando o processo de ensino/aprendizagem por competências na educação em engenharia
Eliana M. S. Soares, Isolda G. Lima, Laurete Z. Sauer
-
Proposta de desenvolvimento da disciplina “estágio curricular em engenharia civil” na UFSCAR
Suely da Penha Sanches, Sheyla Mara Baptista Serra
-
Ação docente dos profissionais da área tecnológica: a realidade da FURB
Griseldes F. Boos, Clara M. Furtado, Sávio L. Bertoli, Felipe B. S. Rosa
-
Perfil profissional demandado para o engenheiro de produção: uma análise de mercado de trabalho regional
Débora Grassetti Martins da Costa, Miguel Angel Aires Borrás
-
Elaboração e implantação do projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas: uma proposta de formação generalista
André Arthur Perleberg Lerm, Adão Antônio de Souza Júnior, Eduardo Costa da Motta, Claudio Enrique Fernández Rodríguez
-
Implementação do programa de tutoria nos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Universidade Federal de Goiás
Rosângela N. A. de Castro, Cacilda de J. Ribeiro, Reinaldo G. Nogueira, Enes G. Marra, Maria Assima B. Gonçalves, Marco A. A. de Oliveira, Lourenço Matias
-
Engenharia de defesa - inovação, interdisciplinaridade e sinergia para a pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia
Paulo César Pellanda, Itamar Borges Jr., Armando Morado Ferreira, Ernesto Ribeiro Ronzani, Emílio Carlos Acocella
-
Utilização de ferramenta computacional para o ensino da dinâmica em engenharia mecânica
Paulo de Tarso Salviano Filho, Mario Olavo Magno de Carvalho, Cristiano Viana Serra Villa
-
Estratégia de ensino e aprendizagem para componentes curriculares de formação humanística oferecidos para cursos de engenharia de computação
Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Hernane Borges de Barros Pereira, Teresinha Fróes Burnham, José Luiz Michinel
-
Metodologia de ensino sob a ótica da qualidade total empregando o ciclo PDCA
Amanda S. O. Pimentel, Rafael M. Le Boudec, André B. Leal
-
O desempenho no exame nacional de cursos como feedback ao projeto pedagógico – estudo de caso de um curso de engenharia de computação
Raimundo Celeste Ghizoni Teive
-
Aplicação de jogos de empresas em cursos de engenharia
Robson Rodrigues Sanchez, Osvaldo Ramos Tsan Hu
-
Uma análise sobre a utilização da prancheta versus a informatização que vem ocorrendo nas faculdades de arquitetura do noroeste do Paraná
Rodolfo Tsutomu Miyamoto, Dante Alves Medeiros Filho
-
Análise da situação acadêmica dos estudantes de engenharia mecânica do convênio UNIJUÍ-UERGS
Antonio Carlos Valdiero, Genaro M. M. Gilapa, Luís Antonio Bortolaia, Antonia Carvalho Bussmann
-
Desenvolvimento sustentável: como os cursos brasileiros de engenharia estão se enquadrando a esse novo paradigma?
Egidio Luiz Furlanetto, Henri Geraldo Malzac Neto, Paulo Gustavo Coutinho de Araújo, Ivanildo Fernandes Araújo
-
O tema da sustentabilidade como fator fundamental no ensino de engenharia de produção
Maria Eugênia de Assis Torrubia, Miguel Angel Aires Borrás
-
Repensando as dicotomias entre tecnologia e sociedade na educação tecnológica
Edson Jacinski, Roberto M. Susin, Walter A. Bazzo
-
A gestão do desempenho nos ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro: uma contribuição para a análise organizacional
Mirian M. M. Magalhães, José Antonio A. Peixoto, Leydervan S. Xavier
-
Propriedade intelectual no ensino técnico e nas escolas de engenharia
Marcelo L. Soares Pereira, Ruth Epsztejn, Maria da G. Leal
-
Atuação profissional e responsabilidade social e ambiental: o engenheiro do século XXI
Ana Lúcia da Fonseca Bragança Pinheiro, Gisele Castro Fontanella Pileggi, João Virgílio Merighi, Rita Moura Fortes
-
Desafio de robôs: a robótica educacional fomentando a interdisciplinaridade, os jogos e as situações de aprendizagem
Márcio Almeida Có, Fábio Almeida Có, Klaus Fabian Côco
-
Reforma curricular e opção única no vestibular para os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da UFPE
Bernard B. P.Genevois, Paulo R. M. Lyra, Edmilson S. de Lima
-
Convivência do revolucionário professor com o aluno clássico ou vice-versa: experiências
Paulo A. L. Silva
-
A necessidade e as implicações acadêmicas de uma nova estrutura: criação dos núcleos de ensino das disciplinas básicas e formação da mentalidade científica
Marcel Mendes, Gilberto Teixeira da Silva, Ana Júlia Ferreira Rocha, Lincoln Cesar Zamboni, Solange dos Santos Nieto
-
Gestão de controle acadêmico: mapeamento do conhecimento e modelagem através de redes de Petri
Marcos Cezar Kujiv Müller, Marco Busetti, Eduardo Portela, Eduardo Rocha Loures
-
A importância do ramo estudantil do IEEE UFBA na formação do engenheiro e desenvolvimento da universidade
Cezar Carvalho Pereira, Marco Antonio Rocha Galo, Bruno Magalhães Santiago
-
Responsabilidade social na construção civil: proposta de inovação tecnológica através da interação escola-governo-empresa
Marco Antônio Tavares Góes, Antonio Carlos de Francisco, João Luiz Kovaleski
-
A importância da disciplina metodologia científica e tecnológica da produção no Curso de Engenharia de Produção Civil na UNEB – estudo de caso
Tânia Regina Dias Silva Pereira, Telma Dias Silva dos Anjos, Autimio Batista Guimarães Filho, Alex Oliveira Santos
-
Proposta de integração entre as disciplinas de materiais de construção e cálculo aplicado
Yuri Ivan Maggi, Patrícia Lizi de Oliveira Maggi
-
O laboratório didático de metrologia na engenharia mecânica
Aparecida Celina Jarletti, Pablo Deivid Valle, Ricardo Artigas Langer, Wilson Radi El Maftoum
-
Critérios de design e ergonomia aplicados na avaliação dos conteúdos informacionais de materiais didáticos para curso de especialização em engenharia e arquitetura
Viviane Helena Kuntz, Maria do Carmo D. Freitas, Ricardo Mendes Junior
-
Reflexões sobre o ensino de cálculo
Maria Helena Campos Soares de Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello
-
Avaliação da disciplina introdução à engenharia civil no Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa — Paraná
Oscar Herberto Fürstenberger
-
O uso de técnicas colaborativas com o envolvimento do cliente no processo de certificação – um modelo de experimento
Antonio José Caulliraux Pithon, Marina Rodrigues Brochado, Renato Samuel Barbosa de Araújo
-
Sistema de custos como ferramenta de mudança no processo de tomada de decisões: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior do sudoeste paulista
Márcia C. M. Kaspczak, Luciano Scandelari, Dálcio R. Reis
-
A indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão no currículo por competências
Mário Lucio Roloff, Silvana Rosa Lisboa de Sá
-
Auto-organização na dinâmica de sistemas granulares: um enfoque experimental para sistemas complexos no ensino de engenharia
André A. B. Stavrakas, Jefferson Z. Moro, Moisés R. N. Ribeiro
-
Estilos e estratégias de aprendizagem: contribuições no ensino de gestão da tecnologia e da informação em engenharia de produção
Stella Jacyszyn Bachega, Juliana Sayuri Kurumoto, Selma Regina Martins Oliveira, Adriana Casale Kalatizis, Edson Walmir Cazarini
-
Adaptação estratégica universitária sob a ótica da gestão do conhecimento
Carlos Henrique Orssatto, Mara Taisa Carvalho Orssatto
-
Um laboratório virtual para aplicações em ensino de automação e controle
Italo Seschini, José Maria Galvez
-
Proposta de uma metodologia para avaliação de objetos de aprendizagem em curso de graduação em engenharia
Elenise Maria de Araújo, Elaine Maria dos Santos, Elby Vaz Nascimento, Iolanda Cláudia Sanches Catarino, José Dutra de Oliveira Filho, Edson Walmir Cazarini
-
Uma proposta de educação continuada numa parceria universidade e governo: residência técnica
Ricardo Mendes Junior, Mauro Lacerda Santos Filho, Sérgio Scheer, Maria do Carmo Duarte Freitas,
-
Proposta metodológica para aperfeiçoamento de planejamento em EAD: uma contribuição à luz da engenharia de produção
Selma Regina Martins Oliveira, Adriana Casale Kalatzis, Juliana Sayuri Kurumoto, Stella Jacyszyn Bachega, Edson Walmir Cazarini, Elaine Maria dos Santos
-
Projeto ITUETA: uma proposta de introdução de aspectos humanos no ensino de engenharia
Hader A. D. Azzini, Moisés R. N. Ribeiro, Lorena P. Pedroti
-
Acessibilidade e inclusão social no campus da Universidade Estadual de Maringá/PR
Layane Alves Nunes, Diana Carla Rodrigues Lima, Igor José Botelho Valques, Paulo Fernando Soares
-
Análise de ciclo de vida: uma experiência de ensino com modelagem de processo na perspectiva da sustentabilidade
Leydervan de Souza Xavier, José Antonio Assunção Peixoto, Lilian Martins da Motta Dias
-
Procedimento para definição do perfil de formação dos egressos a partir da percepção do corpo docente e discente
Maria de Fátima Souza e Silva, Dianne Magalhães Viana, Alexandre R. S. Romariz, Cláudio Del Menezzi, Marylia Barbosa
-
Dificuldades encontradas por iniciantes nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
Francisco J. C. Araújo, Giselle C. da Silva, Renato V. C. Silva, Paulo J. Adissil, Henio N. de S. Melo, Marcus A. V. Araújo
-
Uma experiência de educação continuada em automação industrial – bancada didática com CLP
Miguel Angel Chincaro Bernuy, Josiane de Souza
-
Integração graduação e pós-graduação engenharia urbana - UFSCAR
Sergio Antonio Röhm, Sônia Moreira Guimarães, Archimedes Azevedo Raia Jr., Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira
-
Geração e uso da energia e responsabilidade ambiental no ensino de graduação: projeto “usina ecoelétrica”
Dionízio Paschoareli Júnior, Diego N. Gewerh, Julio C. Ferreira, Ricardo B. Vargas, André Morita, Renata V. Oliveira, Thiago B. Santos, Thiengo A. de Paula, Carolina Buso Dornfeld, Danitielle C. Simonato
-
Relações entre o desempenho no vestibular e o rendimento acadêmico dos estudantes no curso de graduação em engenharia de materiais da UFSCAR
Walter Libardi, Pedro Ferreira Filho, Vitor Luiz Sordi
-
Ensino superior noturno: uma leitura do Curso de Engenharia Elétrica no Centro Universitário Positivo
Salmo Pustilnick, Arileide C. Alves
-
Proposta de estrutura para curso de especialização nas áreas da tecnologia da informação e comunicação (TIC) com ênfase ao empreendedorismo
Fernando Felice, Anselmo Rodrigues
-
Diretrizes curriculares para os cursos de engenharia da UTFPR: discussão e implantação
Carlos Alberto Dallabona, Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho
-
Revisão curricular do Curso de Engenharia Industrial Elétrica Eletrotécnica na UTFPR – atualização e ampliação
Carlos Alberto Dallabona, Paulo Sergio Walenia
-
Como lidar com a evasão na educação à distância: identificação dos fatores e proposta de redução
Nelson Pereira Castanheira, Robson Seleme, Edson Pacheco Paladini
-
Técnicas de ensino a serviço do professor engenheiro
Luiz Capraro
-
Oficinas de desenvolvimento docente: uma proposta bem sucedida na semana de planejamento pedagógico
Paulo Roberto Janissek, Maurício Dziedzic, Marcos José Tozzi
-
Concepção de um mini-refrigerador Peltier para uso como ferramenta no ensino de engenharia
Carlos A. Teixeira, André B. Leal, Bruna P. da S. Zanicoski
-
A experiência da mobilidade acadêmica com projetos CAPES-BRAFITEC da PUCPR/UFPR/UTFPR
Luís Mauro Moura, Cláudio Martin, Carlos José de Mesquita Siqueira, Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez
-
O desafio de elaborar a avaliação da confiabilidade de conceitos matemáticos nos cursos de análise vetorial
Heitor Achilles Dutra da Rosa, José Luiz Fernandes, Marcos Oliveira de Pinho
-
A utilização de modelos de simulação para estimular a dinamização do processo de ensino em engenharia de produção
Ricardo Hiroyuki Hattori, Miguel Angel Aires Borrás, Isaías Torres
-
O uso da notação de Levi-Civita em eletromagnetismo para engenheiros
Hamilton Viana da Silveira
-
Proposta de uma metodologia de avaliação formativa para a educação em engenharia
Cesar Ramos Rodrigues
-
O novo projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria
Cesar Ramos Rodrigues, Leandro Michels, Somchai Ansuj
-
Engenheiro-professor: a construção da docência
Cláudia Angélica do Carmo Reis, João Bosco Laudares
-
Weblab em engenharia química: uma experiência entre Brasil e França
Antonio José Gonçalves Cruz, Charles Dayan Farias de Jesus, Roberto de Campos Giordano, Galo Carril Le Roux, Marion Alliet-Gaubert, Xavier Joulia, David Rouzineau, Joël Albet, Carole Coufort
-
A integração de objetos de aprendizagem à abordagem cognitivista no ensino de engenharia
Régio Pierre da Silva, Tânia Luisa Koltermann da Silva, Fábio Gonçalves Teixeira
-
Visão do aluno de engenharia da PUCRS sobre suas habilidades mais importantes
Luiz F.M. Guedes, Nilson V. Fernandes, Marcelo Rodrigues Schmitz
-
As contribuições da escola de engenharia elétrica e de computação no uso de videoconferência na Universidade Federal de Goiás
André L. G. Campos, Getúlio A. Deus Júnior, Carlos G. P. Júnior
-
A capacitação dos trabalhadores da construção civil em gestão de obras: o caso do PROGEST-CEFET/MG
Antônio P. N. Tomasi, Maise S. Góis, Cynthia R. B. Gontijo
-
Trabalho voluntário social dos alunos de engenharia na geração artesanal de energia com turbinas de cerâmica
Mario Kawano, Roberto Koji Onmori, Lourenço Matakas Jr
-
Uso do Google Earth® no aprendizado de engenharia–aplicação na identificação de questões ambientais
Bruno Victor Veiga
-
Microcontroladores e microprocessadores: um enfoque prático
Mauro Conti Pereira, Edson Antonio Batista, Wanderlei Mendes Ferreira, Hemerson Pistori, Alexandre César Rodrigues da Silva
-
Weblab - um ambiente computacional de aprendizagem interligada com experimentos reais de física – experimento 2 – eletricidade
Fretz Sievers Junior, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo, Felipe de Almeida, Milton Cimatti Junior
-
Um ambiente para apoio ao aprendizado de automação e controle e sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades
Carlos R. E. Lima, Heitor S. Lopes, Luciano Rocha
-
Considerações sobre o uso de recursos tecnológicos e estratégias construtivistas em disciplinas do curso de engenharia
Humberto A. P. Silva, José Aquiles B. Grimoni
-
Aplicando Project-Based Learning no estudo integrado de engenharia de software, análise e projeto de sistemas e banco de dados
David Moises B. Santos, Hugo Saba, João Rocha Junior, Victor Sarinho
-
Desarrollo académico y transferencia de soluciones informáticas: la experiencia de la facultad de ingeniería de la Universidad Fasta de Argentina
Roberto Giordano Lerena
-
Vir a conhecer: formação de professores de engenharia
Protásio Dutra Martins Filho, Maria Helena Silveira
-
Atividades integradoras no laboratório de fontes alternativas de energia – LAFAE: a participação no UFRJmar
Jorge Luiz do Nascimento
-
Estágio supervisionado: uma proposta de estruturação didático-profissional
Jorge Luiz do Nascimento, Ismael da Silva Soares
-
Aprendizagem baseada em problemas: estudo exploratório com alunos de graduação em cursos de engenharia civil
Renato Martins das Neves, Carlos Torres Formoso
-
Análise conceitual de disciplinas de projetos de cursos de graduação de engenharias química e ambiental
Juliano Rodrigues Gimenez, Ana Rosa Costa Muniz
-
Sistemas digitais e comunicação de dados aplicados a um procedimento laboratorial para o ensino de proteção de sistemas elétricos de potência
Juliano Coelho Miranda, Ulisses Chemin Neto, Denis Vinicius Coury, Mário Oleskovicz
-
Ferramentas interativas para o ensino da matemática
Fretz Sievers Junior, Adilson Gonçalves, José Onésimo Bruno, Ana Maria Correia Bakos, José Silvério Edmundo Germano, Milton Cimatti Junior
-
Educação corporativa: uma nova tendência de ensino? (estudo de caso: curso de design automotivo na SAE Brasil)
Ari Antonio da Rocha, Fábio Ferrero, Carlos Armando Castilho
-
Aprendizagem de estruturas auxiliado por desenho e geometria
Maria B. Barison, César Ballarotti, Marie C. R. Pola
-
Calculadoras programáveis: uma ferramenta computacional para o ensino de engenharia
Paulo Cesar da Costa Pinheiro
-
Atribuições e proposições da engenharia civil dentro do projeto “praça da engenharia: uma proposta de interação com o ensino médio”
Hosana Emília A. S. Leite, Cássia M. dos Anjos, Franklin F. Nóbrega, Veruschka E. D. Monteiro, Raimundo Nonato C. Duarte
-
A percepção e o interesse do estudante do ensino médio pela engenharia civil – estudo piloto em Curitiba
Andréa Dyminski, Lucas Pelissari, Marlon Kroetz, Márcio Dias, Beatriz Sakamoto, Celine Vasco, André Barchik, Saul Colle Netto, Marcus Araujo Filho, Gabriela Camilotti, Guilherme Pasqua, Gabriela Rodrigues, Demis Ferreira, Larissa de Oliveira, Allan Machad
-
El rol del diseño electrónico en la enseñanza de la ingeniería electrónica
Sergio Alberto Garassino, Ricardo Andrés Korpys
-
Ensino de programação linear no Curso de Engenharia de Produção civil da UTFPR
Moacyr Molinari
-
O profissional de engenharia como professor-orientador: a questão dos trabalhos de conclusão de curso
Alexandra L. Lorgus, Clarisse Odebrecht
-
Elaboração de uma planilha de avaliação em uma disciplina de representação gráfica
Luis Alberto Gómez, Antônio Carlos de Souza, Arnoldo Debatin Neto
-
A percepção do aluno e do professor sobre uma disciplina de engenharia elétrica
John Paul Hempel Lima, Adnei Melges de Andrade, Fernando Josepetti Fonseca
-
Uma proposta de projeto e análise experimental de mancais de filme de fluido aerostáticos aplicados na disciplina construção de máquinas
Carlos Oscar Correa de Almeida Filho, Luiz Antonio Pinheiro Balestrero
-
Simulação no processo de ensino e aprendizagem utilizando técnicas de caminho crítico (redes PERT) e o software MS-PROJECT em engenharia
Giancarlo de França Aguiar, Elinton Luiz Leguenza, Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar
-
Educação a distância em geometria analítica usando o software GEOGEBRA no MOODLE
Odete Baes, Paulo Antonio Silvani Caetano
-
Uso de FPGAs para o ensino de arquitetura de microcontroladores
Paulo Alexandre Martin
-
A inclusão digital: estudo de caso oficina esperança
Flávio José de Almeida Ferreira, Franco dos Santos Sandonato, Ilda Maria de Paiva Spritzer
-
Tensões: uma aplicação de álgebra linear para alunos de engenharia
Solange dos Santos Nieto, Célia Mendes Carvalho Lopes, Alcides Ferreira da Silva
-
Sobre um método de traçado de linhas de influência de vigas sem o uso de linguagem matricial
Antonio Carlos Rigitano, Aldo Theodoro Gaiotto Jr, Fernando Hideki Hirose
-
Desenvolvimento de material multimídia para dimensionamento de vigas à flexão simples, ao esforço cortante e à torção
Lidiane Faccio, Paulo Sérgio dos Santos Bastos
-
Desenvolvimento de material multimídia para dimensionamento de pilares de concreto armado
Fabrício Gustavo Tardivo, Paulo Sérgio dos Santos Bastos
-
Relação entre notas e registros de acesso no ambiente virtual de aprendizagem em uma disciplina semi-presencial do curso de engenharia florestal
Otacílio Antunes Santana, José Imaña-Encins
-
Avaliações em engenharia: como prepará-las? Recomendações e sugestões aos professores
Maria Angélica Simões Dornellas de Barros, Sérgio Henrique Bernardo de Faria, Oswaldo Curty da Motta Lima
-
Avaliações em engenharia: como se preparar para enfrentá-las? Recomendações (dicas) aos alunos
Oswaldo Curty da Motta Lima, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros, Sérgio Henrique Bernardo de Faria
-
Projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG
Marco Aurélio de Oliveira Schroeder, Flávio Macedo Cunha
-
Simulações de arranjos físicos por produto e balanceamento de linha de produção: o estudo de um caso real no ensino para estudantes de engenharia
Giancarlo F. Aguiar, Jurandir Peinado, Alexandre R. Graeml
-
Inovação tecnológica e empreendedorismo em um trabalho de conclusão de curso
Arlindo Garcia Filho, Cesar Augusto Conservani, Thales Prini Franchi, Joel Rocha Pinto
-
O método dos elementos finitos como ferramenta coadjuvante no ensino da disciplina resistência dos materiais
Daniel Benítez Barrios, Edvaldo Angelo
-
Cooperação da instituição/empresa para a inovação tecnológica nas empresas: um estudo de caso
Fabio F. Kobs, Dálcio R. Reis
-
Responsabilidade social numa instituição de ensino superior privada mediante projetos sociais em gestão ambiental: um estudo de caso
Fabio F. Kobs, Dálcio R. Reis
-
Workflow como instrumento tecnológico de apoio à gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
Fabio F. Kobs, Dálcio R. Reis
-
Comportamento térmico de junção p-n – uma aula interdisciplinar de química tecnológica
Elinton Luiz Leguenza, Giancarlo de França Aguiar
-
Integrando escola e empresa através do TCC: medidor eletrônico de energia de baixo custo compatível com a norma NBR 14522
Rafael L. da Silva, Roberto A. Dias, Clóvis A. Petry, Marco A. Gianesini, Luiz F. V. Teixeira
-
Engenharia, origens e evolução
Ana Júlia Ferreira Rocha, Gilberto Teixeira da Silva, Ana Maria C. Babbini Marmo, Magda Aparecida Salgueiro Duro, Leila Figueiredo de Miranda, Yara Maria Botti Mendes de Oliveira
-
Integrando escola e empresa através do TCC: tele supervisão remota do sistema de distribuição de energia empregando web services e tecnologia GPRS
Reginaldo Steinbach, Roberto Alexandre Dias, Luiz Fernando Teixeira, Renato Borba Rolim, Igor Thiago Marques Mendonça
-
A política da ação afirmativa sob a visão dos acadêmicos de engenharia
Adalberto Matoski, Janine Nicolosi Correa, Victor René Mazepas de Oliveira
-
Agregando valores humanísticos à formação tecnológica
Lílian Marques Silva, Eik Tenório, Tiago Aparecido Vicentin, Jaqueline Turbiani
-
Utilização de planilhas eletrônicas para a solução de problemas na disciplina de mecânica vetorial para engenheiros na UTFPR
Antônio Canova, Charlie Antoni Miquelin, Jorge Alberto Lenz, Rodrigo Ricetti
-
Proposta para melhoria do processo de avaliação de treinamento em uma empresa de ensino em tecnologia da informação
Rogerio de Castro Melo, Maurício Castanheira das Neves
-
Desenvolvimento de programa computacional didático de estudo de mancais de deslizamento para uso em disciplina de elementos de máquinas
Eduardo Feldmann, Felipe Lansoni da Silva, Carlos Henrique da Silva, Fernando Fonseca Kaminski
-
Proposta de plataforma didática para ensino de engenharia biomédica em cursos de engenharia elétrica: IV. Tutorial sobre eletrocardiografia
Paulo R. C. Possa, Juliano E. Rathke, Eduardo Andrighetto, Robson Adur, José Marino-Neto, Fernanda I. M. Argoud, Fernando M. de Azevedo, Felipe C. Santos
-
Exame de desempenho dos estudantes: uma proposta de avaliação na educação em engenharia
Patrícia Guimarães Abramof, Ana Clara da Mota
-
Projeto integrador: a transversalidade no ensino de engenharia
Ana Clara da Mota, Patrícia Guimarães Abramof
-
Plataforma didática para a aprendizagem de engenharia biomédica em cursos de engenharia elétrica. III. Proposta para comunicação wireless
Eduardo Andrighetto, Robson Adur, Juliano E. Rathke, Paulo R. Possa, Felipe C. Santos, José Marino-Neto, Fernando M. de Azevedo, Fernanda I. M. Argout
-
Uma proposta de metodologia para o ensino de estatística nos cursos de engenharia
Teresa Cristina M. Dias, Pedro Ferreira Filho
-
Distribuição geográfica dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil no Brasil
Maria Cecília Bonato Brandalize
-
Diagnóstico sobre a reprovação nas disciplinas básicas dos cursos de engenharia da UNIVASF
Fabiana Gomes dos Passos, Cristian Vichi, Francisco Ricardo Duarte, Vivianni Marques Leite dos Santos, Renato de Sá Teles, Geida Maria Cavalcanti de Sousa
-
Experiência de ensino no laboratório de eletrônica II
Daniel Orquiza de Carvalho, João Antônio Martino, Marco Isaías Alayo Chávez, Gustavo Pamplona Rehder
-
O número complexo e seu uso na engenharia estrutural
Walnório G. Ferreira, Webe J. Mansur, Antonio M. Frasson, Rodrigo S. Camargo
-
Proposta de uma plataforma didática para ensino de engenharia biomédica em cursos de engenharia elétrica: I. Módulos para aquisição de sinais eletrográficos
Juliano E. Rathke, Paulo R. C. Possa, Felipe C. Santos, Eduardo Andrighetto, Robson Adur, Fernanda I. M. Argoud, Fernando M. de Azevedo, José Marino-Neto
-
Proposta de plataforma didática para o ensino de engenharia biomédica em cursos de engenharia elétrica: V. Ambiente em RV de eletrocardiografia
Felipe C. Santos, Juliano E. Rathke, Paulo R. C. Possa, Eduardo Andrighetto, Robson Adur, Fernanda I. M. Argoud, Fernando M. de Azevedo, José Marino-Neto
-
Um exemplo de integração entre as disciplinas de saneamento ambiental, topografia e sistemas estruturais, voltada a solução de problemas de engenharia ambiental
Selma Aparecida Cubas, Elaine Nunes Jordan, Bruno Victor Veiga, Flavia Viviani Tormena
-
Mundo, mídia e profissão – a influência da mídia no processo de atualização pessoal e profissional de alunos do curso de engenharia química da PUCRS
Claudio L. C. Frankenberg, Helena S. Côrtes
-
Técnicas da gestão da qualidade na avaliação de projetos de ensino em cursos de engenharia: um estudo de caso
Marnei Luis Mandler, Ligia Liani Barz, Elisa Henning
-
Aprendizado de rede de pacotes através de laboratório com analisador de protocolos
Fabiano Zaruch Chinasso
-
UCS-PROMOVE: atividades interativas e interdisciplinares: integração ensino médio-universidade-empresa na formação do engenheiro do futuro
Valquíria Villas-Boas, Francisco Catelli, Helena Libardi, Ivete A. S. Booth, Rolando V. Vallejos, Laurete Z. Sauer, Isolda G. de Lima
-
Estruturação do Curso de Engenharia de Materias da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Adriana S. A. Chinelatto, Osvaldo M. Cintho, Adilson Luiz Chinelatto, Filomena M. C. N. Nadal
-
O trabalho de conclusão de curso de graduação utilizado como facilitador de soluções para a sociedade
Carlos E. F. Pissaldo, Fábio Raia
-
Inovações tecnológicas, mudanças na legislação e o papel das instituições de ensino na mensuração
Adriane Brill Thum, Maurício Roberto Veronez
-
Método de planejamento de disciplinas por competências aplicado a uma disciplina de telecomunicações
Luciano Baracho Rocha, Vicente Machado Neto
-
A simulação como ferramenta didática no ensino de engenharia
David Bianchini, Francisco de Salles C. Gomes
-
A atuação do grupo PET – engenharia civil UFRGS na discussão curricular
Luiz G. F. Dutra, Ruy C. R. de Menezes, Raquel H. Reck, Vanessa L. P. Dreher, Marcos A. Kepler, Jonatan G. Jung
-
Experiência interdisciplinar no ensino de engenharia mecatrônica
Maria Cléa Soares de Albuquerque, Eduardo F. de Simas Filho
-
Visitando alguns conceitos básicos de eletricidade e magnetismo no curso de física básica para a engenharia
Cristóvão R. M. Rincoski
-
Ecologia humana – uma abordagem necessária nos cursos de engenharia e arquitetura
Tharsila Maynardes Dallabona, Carlos Alberto Dallabona
-
Elaboração de um tutorial do SAP 2000 para o estudo de vibrações livres em pórticos espaciais
Adriana Alencar Santos, Rogério Coelho Lopes, Li Chong Lee Bacelar de Castro, Arlindo Pires Lopes
-
Desenvolvimento de um micro núcleo de tempo real para o micro controlador 89C8252 para o ensino de programação para tempo-real
André Luiz Duarte Cavalcante, Vicente Ferreira de Lucena Junior, José Antônio de Oliveira Filho
-
Um estudo sobre os cursos de engenharia de Minas Gerais
Vanderlí Fava de Oliveira, Inessa Sin Singer Brugiolo, Laura Ribeiro Abreu Muchinelli
-
Desenvolvimento de um software didático para análise do cálculo de fluxo de potência – PF Analyst
Vinícius José Lindolpho Antunes, Odilon Luis Tortelli, Fábio Alessandro Guerra
-
O estudo prévio de disciplinas experimentais, usando técnicas de ensino à distância, através da plataforma MOODLE
Gilberto Teixeira da Silva, Paulo Alves Garcia, Marcos Stefanelli Vieira, Marta M. Cassiano
-
Rendimento dos alunos da engenharia nas disciplinas do núcleo de conteúdos básicos da UFJF
Vanderlí Fava de Oliveira, Paloma de Oliveira Abrahão Cury, Thaísa Marques Benicá, Diogo Campos Paschoalin
-
Miniestruturas para remoção de partículas usadas no ensino de engenharia
Lílian Marques Silva, Leonardo Frois Hernandez, Maria Lúcia P. da Silva, Eliphas Wagner Simões
-
O método dos elementos finitos em treliças planas na disciplina de mecânica computacional
Gustavo Cunha da Silva Neto, Rogério Coelho Lopes, Arlindo Pires Lopes
-
Metodologia experimental para avaliar os efeitos de gases poluentes sobre fotobionte liquênico
Maria Pilar Rojals Piqué, Mariana Aparecida Borguetti Beneventi, Juliana Barbosa Palhares, Lívia Fernanda Mendonça Silva, Tiago Nora Machado, Hádia Christiny Amorim Araújo Feitosa
-
Desafios da pesquisa científica na produção do conhecimento dentro do programa PRH4 desenvolvido no IEE/USP com recursos disponibilizados pela ANP
Murilo Tadeu Werneck Fagá, Patrícia Helena Lara dos Santos Matai, José Aquiles Baesso Grimoni, Miguel Edgar Morales Udaeta
-
Desenvolvimento de cromatógrafo miniaturizado para ensino de fenômenos relevantes na área de análises
Alexsander Tressino de Carvalho, Roberto da Rocha Lima, Eliphas Wagner Simões, Maria Lúcia Pereira da Silva
-
A importância da fala dos alunos em sala de aula
Henrique Innecco Longo
-
Instrumentação de uma coluna de destilação didática
Claiton Moro Franchi, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, José Roberto Dias Pereira, Oswaldo Curty da Motta Lima
-
Introdução do sistema de qualidade no laboratório de geotecnia da UFBA
Joilce de Moraes Rego Galvão, Luis Edmundo Prado de Campos, Ramon Sá Novaes, Carlos Augusto Costa David, Lia Madeira Nóbrega
-
Estudo teórico-experimental de treliça eletrossoldada para aplicação como terça em coberturas
Carlos Eduardo Javaroni, Paulo Sérgio dos Santos Bastos
-
E-learning a partir de redes corporativas de educação profissional
Maria do Carmo D. Freitas, João Ernesto E. Castro, Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
-
Projeto universitário de educação continuada. Parceria universidade e conselho federal de engenharia, arquitetura e agronomia
Maria do Carmo D. Freitas, João Ernesto E. Castro, Denise Fukumi Tsunoda, Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva
-
JOVEM: jornadas para valorização das engenharias no ensino médio
Vagner Bernal Barbeta, Aldo A. Belardi, Custódio T. K. Martins, Flávia G. Motta, Flávio Tonindadel, Luis A. M. N. Lopes, Luis Carlos Bertevello, Ricardo H. R. Castro, Ricardo B. Torres, Rosângela B. B. Gin, Sonia Schuetze
-
Praça da engenharia: uma proposta de interação com o ensino médio
Raimundo Nonato Calazans Duarte, Joseana Macêdo Fechine, José Ewerton Pombo de Farias