Lucilene Inês Gargioni de Souza
O Redesign da Representação Gráfica Espacial no Ensino de Engenharia
João Carlos Sedraz Silva, Marcelo Linder, Marcos A. da S. Irmão, Ricardo Perrone da Silva
Modelagem Cinemática de um Robô Manipulador
Éden Ribeiro Rocha Filho, Elza Cristina Giostri de Andrade, Julio César Ataíde, Edson Ruthes
Interdisciplinaridade – Metodologia para Elaboração de Projetos Integradores na Ftt-Sbs
Edvaldo Angelo, Daniel Benítez Barrios
Utilização da Dinâmica dos Fluidos Computacional na Complementação do Ensino da Disciplina Fenômenos de Transporte
Arlindo Garcia Filho, Joel Rocha Pinto, Marcos Fabio Jardini
Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para o Curso de Eletromagnetismo
Arlindo Garcia Filho, Joel Rocha Pinto, Alexandre Cunha Machado, José Eduardo de Carvalho Mellho Junior
Desenvolvimento e Utilização de Ferramenta Computacional em Operações com Vetores
Marcelo de Almeida Duarte, Nelson Gomes Teixeira
Introdução à Engenharia Biomédica: Uma Disciplina Interdisciplinar para o Ensino de Graduação nas Áreas das Ciências Exatas e das Ciências da Saúde
Vicente Ferreira de Lucena Junior, Alysson Brito, Nasser Jazdi
Uma Metodologia Germano-Brasileira para o ensino de Engenharia de Software para Alunos de Engenharia Elétrica
Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro, Elaine Rinaldi Vieira Burini
Curso de Engenharia por Competências - Uma Proposta Pedagógica para Ambientes Globalizados
Simone Leal Schwertl
Pesquisa Realizada com Acadêmicos dos Cursos de Engenharia da FURB para Avaliar as Contribuições da Atividade 'Módulos de Matemática Básica'
Patricia Helena Lara dos Santos Matai, Shigueharu Matai
Ensino Cooperativo: Espaço Físico
Patricia Helena Lara dos Santos Matai, Shigueharu Matai
Ensino Cooperativo: O Desafio do Futuro
Fábio Almeida Có
A Incorporação da “Gestão dos Riscos” Nos Projetos de Investimento para Promover a Interdisciplinaridade como Estratégia de Ensino
José Carlos Corrêa de Andrades, Carlos Henrique Figueiredo Alves, Maria da Glória de Faria Leal
O Uso da Abordagem “Top Down” como Metodologia Integradora no Curso de Engenharia Eletrônica
Dirceu Antonio de Oliveira, Zacarias Martin Chamberlain Pravia
Procedimento Metodológico para o Lançamento de Estruturas de Concreto Armado Convencional
Cláudio Marchand Krüger, Maurício Dziedzic, Bruno Victor Veiga, Selma Cubas, Alexandre André de Oliveira Pires
Projeto Integrado – Uma Experiência Multidisciplinar em Engenharia Civil
Maria Pilar Rojals Piqué, Juliana Barbosa Palhares, André Tacioli, Hádia Christiny Amorim Araújo Feitosa, Vanessa Trevisan
Monitoramento Automático (Direto) Versus Biológico (Indireto) na Avaliação da Qualidade do Ar
Rejane de Barros Araújo, Patrícia L. S. V. Melo
Protótipo de Software para Aprendizagem de Redes Neurais Artificiais
Roberto Brunow Lehmann, Monique Sequeira Lehmann
O uso de Recursos Computacionais Como Apoio para a Disciplina de Circuitos Elétricos
Edson Pedro Ferlin, Nestor Saavedra Filho, Luís Fernando Cordeiro, José Carlos da Cunha, Maurício Perretto, Maurício Cúnico
Estudo do Movimento Acelerado em Tempo Real Através de um Sistema de Aquisição de Dados Assistido por Computador
Niltom Vieira Junior, Laurence Duarte Colvara
A Importância do Professor Conforme Estilos de Aprendizagem e Modelos Mentais
João Bosco Laudares, Eliane Scheid Gazire, Murilo Barros Alves
Resolução de Problemas com Equações Diferenciais em Cursos de Engenharia
Raquel Normandia Moreira Brumatti
Monitoria VIRTUAL: Um Experimento On-line para Potencializar um Ambiente de Apoio à Aprendizagem
Gilberto T. da Silva, Luiz A. Pinheiro Balestrero
Mancais Aerostáticos e Mancais Convencionais - Um Estudo Comparativo com Fins Didáticos
José Dinis A. Carvalho, Rui M. Lima
Organização de um Processo de Aprendizagem Baseado em Projectos Interdisciplinares em Engenharia
Oswaldo Curty da Motta Lima, Vinicius Oliveira Uemura, Daniel Tait Vareschini, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros
Excel como Ferramenta Didática de Apoio na Análise de Processos de Flash e Destilação Binários
Oswaldo Curty da Motta Lima, Daniel Tait Vareschini, Vinicius Oliveira Uemura, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros
Excel como Ferramenta Didática de Apoio na Análise de Processos de Flash & Destilação Multicomponentes
Filippo Valiante Filho, Sérgio Miranda Paz
A Utilização de um Computador Fictício como Estratégia para o Ensino de Arquitetura de Computadores
Dimas Felipe de Miranda
Modelos Matemáticos Expressam Aspectos Dinâmicos de Modelos de uso do Solo e de Transportes
Raquel Cymrot, Iara Jorge Manin, Leonardo Sgarbi Lara
Metodologia para Implantação de um Laboratório de MINITAB, por Meio da Utilização de Dados Reais Obtidos em Leitura de Artigos Científicos
Marcos A. da S. Irmão, Antonio Almeida Silva, João Carlos Sedraz Silva
Modelagem e Simulação Computacional de Mecanismos para o Ensino de Engenharia
Tapan Kumar Sem, Maris Stela do Carmo Silveira, Eduardo K K Navarro, Lucas B. Alves
Metodologia no Ensino de Fenômenos de Transporte Voltada aos Alunos de Engenharia de Produção
Oswaldo Curty da Motta Lima, Vinicius Oliveira Uemura, Daniel Tait Vareschini, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros
Excel como Ferramenta Didática de Apoio na Implantação de Metodologias de Cálculo e Análise de Sistemas de Evaporação
Paulo Sérgio Corrêa Molina, Matheus Antônio Corrêa Ribeiro
Bancada de Teste e Instrumento Virtual Genérico
Helena Noronha Cury, Eleni Bisognin
Calculando o Volume de um Sólido: Como a Análise de Erros Pode Auxiliar Professores a Elaborar Atividades de Ensino para Calouros de Engenharia
André Luiz de Lima Reda, Everton L. S. Rincon
Planilha Eletrônica para Agilizar o Dimensionamento de Bancada Didática de Orifícios e Bocais - Resultado de Estágio Interno na Escola de Engenharia Mauá
André Luiz de Lima Reda
Uso Criterioso de Planilha Eletrônica no Ensino de Hidráulica: Dimensionamento de Redes de Abastecimento de Água pelo Método de Hardy-Cross
Rubem Mário Figueiró Vargas, Gerti Weber Brun, José Nicoletti Filho
Trabalho de Integração: Uma Dinâmica em Implementação
Sissi Kawai Marcos, Caren Elisabeth Studer, Maria Teresa Ribeiro Silva Diamantino, Romildo Martins Sampaio
Estratégia para Formação Humanística dos Alunos em um Curso de Engenharia de Alimentos
Pedro José da Silva, Sidney Isidro da Silva Junior, Conceição Aparecida Viude, Wilson Aroma, Josevaldo Alves Nascimento
A Engenharia nas Tradicionais Instituições de Ensino e Aprendizagem e a Engenharia nas Instituições de Ensino e nas Instituições de Aprendizagem
Cid M. G. Andrade, Paulo E. Polon, Paulo R. Paraíso, Luiz M. de M. Jorge
Softwares Científicos e de Engenharia: Livres Versus Proprietários
Cid M. G. Andrade, Paulo E. Polon, Paulo R. Paraíso, Luiz M. de M. Jorge
Utilização de Planilha Eletrônica na Resolução de Problemas de Planejamento e Programação da Produção
David Bianchini, Adriana Franceschinelli, Carlos Eduardo Guees, Eberson Fernandes Muniz
Mapas Conceituais como Método de Pesquisa para Estudo da Resolução de Problemas em Engenharia: Um Estudo de Iniciação Científica
Fábio Almeida Có
A Produção Puxada como Estratégia Pedagógica para o Aperfeiçoamento do 'Pensamento Sustentável' na Construção Civil
Vanderli Fava de Oliveira, Paloma de O A Cury, Aline Efísio
Laboratório de Integração Curricular e Contextualização de Conhecimentos
Fábio Gonçalves Teixeira, Régio Pierre da Silva, Tânia Luísa Koltermann da Silva, Anelise Todeschini Hoffmann
Geometria Descritiva: Aprendizagem Baseada em Projetos
Samuel D. M. Lazarin, Lucas B. Martinho, Otávio L. de Oliveira, José A. B. Grimoni, José R. Cardoso, Sílvio I. Nabeta
Uma Experiência bem Sucedida com o Moodle no Gerenciamento das Home Pages das Disciplinas, uma Iniciativa dos Alunos
Felipe E. Barros, Daniel M. dos Santos, Edgar S. Lisboa, Lucas B. Martinho, Otávio L. de Oliveira, Samuel D. M. Lazarin, Stephen D. G. Killing, José A. B. Grimoni, José R. Cardoso, Luiz C. R. Galvão
Uma Experiência no Desenvolvimento de uma Sala de Informática Disponível 24 Horas por Dia, uma Iniciativa dos Alunos
Sergio Scheer, Carmem Lúcia Graboski da Gama, Marcelo Corrêa Santos
Desenvolvimento de Objetos Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Métodos Numéricos em Engenharia
David Bianchini, Francisco de Salles Cintra Gomes
O Ensino de Engenharia por Meio de Laboratórios Virtuais de Eletrônica: Uma Reflexão entre a Montagem no Protoboard e a Simulação
Ednei R. do Amaral, Francisco Augusto da C. Garcia, Juliana Fernandes Camapum
Desenvolvimento de uma Ferramenta Computacional em Ambiente Matlab para Auxílio ao Ensino de Processamento Digital de Imagens
Carmen Sílvia Gonçalves Lopes, Márcio Resende Trimailovas, Luciana Rezende Alves de Oliveira, Neide Aparecida de Souza Lehfeld
O Estágio Curricular no Curso de Engenharia Química da Universidade de Ribeirão Preto
Marco Antônio Rahal Sacoman, Vanilda Miziara Mello Chueiri, Eliete Maria Gonçalves
Ciclos de Rankine – Uma Ferramenta Computacional
Paulo Cezar Santos Ventura, Dacio Guimarães de Moura, Cacilda Lajes de Oliveira, Leandra Martins de Oliveira
A Metodologia de Projetos como Ferramenta de Pesquisa em um Laboratório de Física, Visto como Ambiente não Formal de Aprendizagem
Paulo Sérgio Corrêa Molina, Carlos Allan Caballero Petersen
Competição de Projetos no Ensino de Engenharia
Danilo Nobre Oliveira, Henrique Cunha Jr., Vanessa Siqueira de Castro Teixeira
Modelagem Bond Graph e o Ensino de Engenharia Elétrica - Representação das Máquinas Elétricas.
Hércules Nunes de Araújo
Ensino com Pesquisa na Disciplina de Introdução à Engenharia Civil
Antonio José Caulliraux Pithon, Marina Rodrigues Brochado, Beatriz Martins Teixeira
Análise da Percepção no Trabalho Colaborativo
Flavia Maria Guerra de Sousa Aranha Oliveira, João Miguel Ferreira Cunha, Geovany Araújo Borges
Um Curso de Laboratório para o Ensino de Controle Fuzzy
Tânia Luisa Koltermann da Silva, Régio Pierre da Silva, Fábio Gonçalves Teixeira
Hypercalgd On Line – Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Geometria Descritiva
Marcos Martins Borges
Experiências Práticas no Processo de Ensino/Aprendizagem do Projeto de Produto
Cláudio Cesar Zimmermann, André Ricardo Hadlich, Ezekiel Mangoni Bigolin, Luana Siewert
Importância do Ensino de Ferramentas de Cad no Desempenho dos Acadêmicos Perante as Disciplinas do Curso de Graduação de Engenharia Civil da UFSC
Renata Nicoliello Moreira, Roque Luiz Pitangueira
Aplicação Gráfica Interativa para Ensino do Método dos Elementos Finitos
Alberto Bastos do Canto Filho, Altamiro Amadeu Susin
Liderança Situacional Aplicada ao Ensino
Maria Aparecida Gozzi Siqueira Costa, Walnório Graça Ferreira, Rodrigo Camargo
Ambiente Pedagógico Interativo sobre o Comportamento e o Dimensionamento de Vigas Mistas Aço Concreto
Walnório Graça Ferreira, Luiz Herkenhoff Coelho, Elicarlos Vionet Scaramussa Correia, Victor Carlos Teixeira da Costa
Ambiente Pedagógico para a Engenharia Estrutural com o uso do Software Mathcad
Mauricio Gariba Junior, Caroline de Medeiros
Projeto Integrador: Uma Alternativa para o Processo de Avaliação Discente dos Cursos Superiores de Tecnologia
Alexandre Moraes Kopke
Monitoria: Um Aprendizado Sobre a Docência
Antonio Carlos Valdiero, Genaro M. M. Gilapa, Luís A. Bortolaia
Ensino de Engenharia Mecânica Orientado aos Desafios da Sociedade
Karla Fernanda Bortolo, João Carlos Linhares
Dispositivos Didáticos para Ensino de Graduação em Engenharia Mecânica
Eloiza Gomes Boscaino, Daniel Felice dos Santos, Augusto Carlos Pavão
Avaliação da Contribuição da Monitoria para o Desempenho do Aluno de Engenharia – Um Estudo de Caso na Escola de Engenharia Mauá
Evandro Bittencourt, Jurema Iara Reis Belli
Portfólios: Instrumento de Ensino
Rodolfo Miranda de Barros, Luis Geraldo Pedroso Meloni
O Processo de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral por Meio de Metáforas e Recursos Multimídia
Tomás Víctor Gonçalves Pereira Araújo, Isaac Barreto Queiroz, José Mauricio Ramos de S. Neto, Luiz Gustavo Martins, Antonio Marcus Nogueira Lima, Juscelino de Farias Maribondo
Projeto Mini Baja como Estudo de Caso para Instrumentação Eletrônica
Laurete Zanol Sauer, Eliana Maria do Sacramento Soares, Isolda Giani de Lima
Resolução de Problemas: Estratégia de Aprendizagem de Matemática para Engenharia
Luís Edson Saraiva, Rubens Stuginski Jr.
“Projeto e Construção de Bombas D’água” – Trabalho Semestral no Âmbito de uma Disciplina Prática de Meio de Curso Voltada a Projeto de Engenharia
Luiz Gustavo Martins Vale, José Mauricio Ramos de S. Neto, Isaac Barreto Queiroz, Tomás Victor Gonçalves Pereira Araújo, Antonio Marcus Nogueira Lima, Juscelino de Farias Maribondo
Desenvolvimento de uma Plataforma de Medição de Inclinação e Sensoreamento de Temperatura para Implementação no Projeto Paraibaja 2006
Lílian Marques Silva, Roberto da Rocha Lima, Alexsander Tressino de Carvalho, Marco Fakri, Maria Lúcia Pereira da Silva
Desenvolvimento de um Protótipo para Ensino em Engenharia pela Detecção de Gás e Estudo de Sensores
André Macário Barros, Heitor Silvério Lopes, Álvaro Luiz Stelle
A Fir Filter Design Tool Using Genetic Algorithms
José Renato Castro Pompéia Fraga, Marcelo Ciamponi de Castro, Alceu Ferreira Alves, Marcelo Nicolletti Franchin
Using Simulation Programs to Enhance Learning In Electrical Circuits Classes
Thiago Correa César, Jonathan Aguiar Esperidon, Francisco José Gomes
Fontes de Tensão Lineares: Procedimentos Integrados de Cálculo, Análise e Otimização
Mauro Conti Pereira, Wanderlei Mendes Ferreira, Edson Antonio Batista, Janina Ruben Falco, Elvezio Scampini Jr
Evitando Evasão em Cursos de Engenharia: Um Estudo de Caso
Helio Pekelman
Gestão de Projetos Extra Curriculares
Yuri de Carvalho Gomes, Tomás Victor Gonçalves Pereira Araújo, Antônio Marcus Nogueira Lima
Abordagem Didática com Controle Adaptativo
Jeferson L. Curzel, André B. Leal, Fabiano T. da Silva, Silas do Amaral
Concepção de uma Célula Flexível de Manufatura Didática para o Ensino de Engenharia
Miguel Angel Chincaro Bernuy, José Antonio dos Santos Júnior, Josiane de Souza, João Carlos Moratto
Proposta de Ensino de Controle Lógico Programável em Turmas de Graduação de Nivel de Engenharia e Tecnologico
Jair Nascimento Filho, Bruno Roberto Iori
Uma Metodologia para Cálculo e Desenho de Rotor Francis Lento: Estudo de Caso
Daniela R. Almeida, Antônio M. B. Silva
Intervenção Pedagógica e Formação do Professor
Tânia Regina Dias Silva Pereira, Débora Alcina Rego Chaves, Autimio Batista Guimarães Filho
Introdução à Engenharia: Motivação do Estudante para sua Formação Profissional
Octavio Mattasoglio Neto, Augusto Carlos Pavão
Estudo da Implementação de uma Proposta Contextualizadora e Ativa nas Aulas do Ciclo Básico de um Curso de Engenharia – A Construção do Projeto Pedagógico
Maria das Graças Contin Garcia Pelisson, Carla Cristina Amódio Estorilio
Estudo Comparativo das Estratégias de Ensino Utilizadas em Desenho Técnico Mecânico
Otacílio Antunes Santana, Antônio Felipe Couto Júnior, José Imaña Encinas
Ensino Presencial E Virtual na Disciplina de Metodologia de Pesquisa Florestal
Carlos Alberto Göebel Pegollo, Alberto Akio Shiga
A Importância das Parcerias Universidade - Empresa nos Trabalhos de Conclusão de Curso
Solange dos Santos Nieto, Célia Mendes Carvalho Lopes, Ana Maria C. Babbini Marmo
Desafios à Formação do Engenheiro do Curso Noturno
Leonardo Leal Arienti, Amaury Bordallo Cruz, Silvia Regina Romano Arienti
Um Processo Plural na Avaliação de Alunos em Disciplina Técnicas
Paulo Sérgio Cugnasca, João Batista Camargo Jr., Jorge Rady de Almeida Jr.
A Avaliação no Ensino de Engenharia – Experiências na Graduação e na Pós-Graduação
Evandro Bittencourt, Jurema Iara Reis Belli
A Reprovação da Titulação Docente no Ensino de Engenharia
Alcides Ferreira da Silva, Maria Lucia Boero
A Evasão Escolar em uma Universidade Privada
Leila Figueiredo de Miranda, Terezinha Jocelen Masson, Marcel Mendes, Antonio Hortêncio Munhoz Jr., Ana Maria Porto Castanheira
Acompanhamento de Aluno Egressos de Engenharia de Materiais da Upm
Sérgio Pereira Goulart, Joselice Ferreira Lima, Joao da Rocha Medrado Neto
Proposta de uma Ferramenta para Auxiliar no Processo de Ação-Reflexão-Ação do Professor
Jurema Iara Reis Belli, Evandro Bittencourt
Avaliação do Ensino: Questões Metodológicas
José Celso Freire Junior, Edson Luiz França Senne, Galeno José de Sena
Evolução do Desenvolvimento de um Sistema Web de Avaliação e Acompanhamento Acadêmico
Lazaro E. B. Silva, Jorge Bispo, Vitor Cruz, Rosangela Leite, Tiago Abreu, Ubirajara Santos
Utilização do Estudo de Robos Seguidores de Linha como Estrategia de Avaliação na Disciplina Controle de Processos no Curso de Engenharia de Computação
Angélica dos Anjos
Planejamento, Retroalimentação e Replanejamento de uma Disciplina
Thais Kojima Miranda, Alex Alves Bandeira
Uma Abordagem Acadêmica Sobre a Aplicação da Otimização no Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado
Osvaldo Shigueru Nakao, José Aquiles Baesso Grimoni
Formação De Um Grupo De Estudo Em Educação Em Engenharia Na Escola Politécnica Da Usp
Oswaldo Ortiz Fernandes Junior, Gilson Torres Dias
Usando Mapas Conceituais no Auxílio a Avaliação de Disciplinas – Um Estudo de Caso
Jés de Jesus Fiais Cerqueira
Reconstrução Curricular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia
Nivaldo Ulisses Agostinho, Lucas Dal-Rios Neves, Alípio Monteiro Barbosa, Erivelton Geraldo Nepomuceno
Softwares Livres no Ensino de Engenharia: Uma Atitude Socialmente Justa, Economicamente Viável e Tecnologicamente Sustentável
Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Marcio Zamboti Fortes
Engenheiro com Formação Qualificada para Atuação em Automação/Manutenção: Uma Análise Regional e Bases para Formulação de Curriculo Atualizado
Jorge Luiz do Nascimento
A Base de Informações Sobre Energia: Um Projeto de Atividades Integradoras do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia – Lafae
Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Marcio Zamboti Fortes, Helio de Paiva Amorim Junior
Um Estudo sobre Necessidades de Atualização Curricular na Formação do Engenheiro de Sistemas Elétricos de Potência
Antônio Cláudio Gómez de Sousa
Os Avanços e Retrocessos na Discussão das Diretrizes Curriculares e os Desafios Atuais
Osvaldo Gogliano Sobrinho, Carlos Eduardo Cugnasca, Paulo Sérgio Cugnasca
Uma Nova Abordagem para as Disciplinas Microprocessadores e Projeto de Formatura na Engenharia de Computação da Escola Politécnica - Usp
Antonio Cesar Germano Martins
O Tópico Informática em um Curso de Engenharia
Gilberto Augusto de Morais
Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
Sergio Gavazza, Maria S. B. A. Graça, Dulcinéa L. V. Ferreira
As Graduações em Engenharia e em Tecnologia nos Departamentos de Engenharia da Universidade Gama Filho
Luiz Fernando Molz Guedes, Nilson Valega Fernandes
Situações Provenientes da Re-Estruturação Curricular nas Engenharias e Mecânica e de Controle e Automação- PUC-RS ( Vantagens Versus Dificuldades)
Nilson Valega Fernandes, Luiz Fernando Molz Guedes
Implantação de uma Nova Estrutura Curricular nos Cursos de Engenharia Mecânica E Mecatrônica da PUCRS
Oswaldo Curty da Motta Lima, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros
Inclusão da Disciplina ?Introdução a Engenharia Química? na Primeira Série do Curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá.
Maria Smith Borges de Alencastro Graça, Sergio Gavazza, Dulcinéa de Lourdes Varella Ferreira
Um Histórico das Grades Curriculares do Curso de Engenharia Civil da Universidade Gama Filho
Alessandro Trindade Vieira, Maria da Glória Faria Leal, Carlos Henrique Figueiredo Alves
Proposta de um Projeto Pedagógico para um Curso de Engenharia de Multimídia no CEFET/RJ
Ilda Almeida Spritzer, Leydervan de Souza Xavier, Rogerio de Castro Melo
A Infra-Estrutura de Tecnologia da Informação como Facilitadora da Modernização do Ensino aas Instituições de Educação Superior Públicas do Brasil
Olga Moraes Toledo
A Estrutura Curricular do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Cefet-Mg Concebida por Eixos de Conteúdos e Atividades
Otávio de Avelar Esteves, Maria Inês Lage de Paula
Trabalhos Acadêmicos Integradores: Uma Proposta de Transdisciplinaridade para o curso de Engenharia de Energia da Puc Minas
Avelino Manuel da Silva Dias, Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira, Cláudio de Castro Pellegrini, Luiz Antônio Scola
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica
Raimundo C. Ghizoni Teive
Formação e Empregabilidade do Engenheiro de Computação Graduado em Santa Catarina
Loder, Liane Ludwig
Sobre a constituição e a construçlão do bom professor de engenharia: o Difícil Caminho da Teoria à Prática
Tânia Mara Cruz, Veruska Pires
Assistência Pedagógica nos Cursos de Engenharia: a Experiência Da UNISUL
Monika Fritz, Cristina Gomes de Souza
Inovação na Indústria de Cosméticos-Casos de Empresas no Setor
Antônio Carlos de Souza, Arnoldo Debatin Neto, Henderson José Speck, Luis Alberto Gómez
Ensaios para Determinar Potencialidades e Dificuldades de Uso, de um Modelador CAD 3d
Arlindo Garcia Filho, Arthur Vieira Neto, Joel Rocha Pinto, Ricardo Antunes Camargo, Sidney José Montebeller, Thales Prini Franchi
Projeto Multidisciplinar no Curso de Engenharia Elétrica e Mecânica - Prótese de uma Mão Eletromecânica com Controle Mioelétrico.
Edson Pedro Ferlin, Valfredo Pilla Jr
O Ensino da Computação Reconfigurável no Curso de Engenharia da Computação
Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro, Elaine Rinaldi Vieira Burini
A Criatividade como Competência Básica para a Inovação Tecnológica na Transformação do Conhecimento em Riqueza
Petronio Vieira Junior, Aruana Araguaia Campos Neves, Bruno Kato de Almeida
Modernização de Máquina de Laboratório de Engenharia para Atender as Atuais Práticas Metodológicas de Experimentações
Adalberto Matoski, Jaqueline Motta de França
Proposta para Parcerias Entre Empresa Júnior e Hotel Tecnológico
Fretz Sievers Junior, José Silvério Edmundo Germano, Felipe Afonso de Almeida
LBM-Uma Proposta de Linguagem Básica Estruturada para Programação de Microcontroladores nos Cursos de Engenharia.
João C. P. Beck, Isaac N. L. da Silva, Karion Guerra, Daniel E. Messias
Automação e Controle de Tanque para Piscicultura
Paulo Alves Garcia, José Sidnei C. Martini
Técnicas de Aprendizado Integral e Ensino à Distância Aplicados às Aulas de Laboratório em Cursos de Engenharia Elétrica ou de Computação.
Ivomar B. Soares, Wilton P. da Silva, Cleide M. D. P. S. E Silva, Diogo D. P. S. E Silva, Cleiton D. P. S. e Silva
Um Tutorial para Programação em Visual Fortran
Letícia Baggio, Isaura Alberton de Lima, Luciano Scandelari, Márcia De Andrade Pereira
A Utilização do E-Learning na Pós Graduação – Aspectos Positivos e Negativos da Ferramenta
José Luís Farinatti Aymone
Ensino a Distância de Computação Gráfica para Engenharia - Curso de Autocad 3d
Julio Cesar Valente Ferreira, Márcio Vinícius Lima Lázaro
The State of Art of Solid Mechanics Web Pages
Fretz Sievers Junior, José Silvério Edmundo Germano, Felipe de Almeida
ACED – Um Ambiente Computacional de EnsinoaA Distância Utilizada nas Matérias de Física do Ita, Parte Integrante do Projeto Weblab
Carlos Eduardo Corrêa Molina, José Arnaldo Barra Montevechi, Mabel Maria Silva de Resende Chaves Coutinho
A Percepção de Alunos da Pós-Graduação em Relação ao Ensino Semi-Presencial da Pesquisa Operacional
Sergio Scheer, Ney Augusto Nascimento
Uma Experiência de Mestrado Internacional a Distância com Uso de Blended-Learning
Antonio José Gonçalves da Cruz, Athos Américo Biselli de Lourenço, Charles Dayan Farias de Jesus, Daniel Seino Ferreira, Denise Sturlini, Roberto de Campos Giordano
Weblabs em Engenharia Química: Desenvolvimento, Implementação e Operação Remota de Experimentos de Transferência de Massa Via Internet
Ubirajara Rocha Ferreira, Cely Langhi
Integrando Sistêmicamente Ferramentas de ?Instruction Design?
José Silvério Edmundo Germano, Leandro Resende de Pádua
Simulação de Sistemas Caóticos no Macromedia Flash®
José Antonio Salvador, Jean Piton Gonçalves
O Moodle como Ferramenta de Apoio a uma Disciplina Presencial de Ciências Exatas
José Celso Freire Junior, Wilson Roberto Munuera Junior
Evolução de um Sistema Multimídia de Ensino e Aprendizagem Sobre Sistemas Microcomputadorizados
Fretz Sievers Junior, Marcos Vogler, José Silvério Edmundo Germano, Milton Cimatti Junior
Um Repositório de Objetos de Aprendizagem em Java para o Ensino a Física com Código Aberto, Subsidiando Futuras Implementações
Luciano Andreatta Carvalho da Costa
A Engenharia e a Educação a Distância: Uma Possível e Necessária Mediação
Fretz Sievers Junior, Milton Cimatti Junior, José Silvério Edmundo Germano, Felipe de Almeida
A Utilização da Linguagem Visual Basic e Microcontrolador Pic nos Cursos De Engenharia da Computação nas Materias de Microcontroladores
Tabajara Lucas de Almeida, Suzi Samá Pinto, Cleuza Ivety Ribes de Almeida
Medida de Satisfação dos Estudantes do Curso de Engenharia Civil da Furg: O curso sob a ótica dos estudantes em 2001e em 2005
Ismael da Silva Soares
Evasão, Retenção e Orientação Acadêmica: UFRJ – Engenharia de Produção – Estudo de Caso
Sandra Regina Monteiro Masalskiene Roveda, Antonio Cesar Germano Martins
Implantação de Indicadores Quantitativos para Avaliação do Curso de Engenharia Ambiental na Unesp-Sorocaba
Mauricio Gariba Junior, Anderson Antônio Mattos Martins
Um Modelo de Avaliação de Cursos Superiores de Tecnologia Baseado na Ferramenta Benchmarking
Lilian Marques Silva, Eik Tenório, Marco Fakri
Tecnologia de Ensino para Nível Superior de Conceitos ?PBL? para Ecologia Industrial
Claudio Luis Crescente Frankenberg, Helena Sporleder Côrtes
O Impacto do Prouni Sobre a Universidade – Levantamento e Diagnóstico Preliminar do Rendimento de Alunos da Primeira Turma AaIngressar sob essa Modalidade de Seleção, nos Cursos de Engenharia da PUCRS
Terezinha Jocelen Masson, Leila Figueiredo de Miranda, Ana Maria Porto Castanheira, Marcel Mendes
Eficiência e Eficácia no Ensino de Engenharia
Marcelo Giroto Rebelato, Isabel Cristina Rodrigues, Andréia Marize Rodrigues
As Limitações da Racionalidade no Exercício da Engenharia
David Custódio de Sena, José Almir de Souza Júnior, Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho
Desenvolvendo Habilidades e Competências Através da Consultoria Junior
Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho, Daniel Thomazini, Maria Daniela S. Cavalcante, Maria Virgínia Gelfuso, Juan Carlos A. Alcocer
Aprendendo na Prática Como Executar um Projeto
Rosana Maria Luvezute Kripka, Neuza Terezinha Oro, Nilson Luiz Maziero
Planificação de Superfícies: Aplicação de um Modelo Matemático no Ensino de Engenharia
Henrique Innecco Longo
A Importância da Verificação dos Resultados do Computador
Alex Alves Bandeira, Maurício Roberto de Pinho Chivante
A Interdisciplinaridade do Ensino de Elementos Finitos no Curso de Engenharia Civil: Aprendizagem e Aspectos Pedagógicos Utilizando a Ferramenta Computacional Ansys
Maria Cecília Bonato Brandalize, Romualdo Wandresen, Renata de Paula Xavier Moro
As Geotecnologias na Formação do Engenheiro Civil, do Engenheiro Ambiental e do Arquiteto e Urbanista nas Universidades Brasileiras
Walter Antonio Bazzo, Gabriel Iwamoto, Luiz Teixeira do Vale Pereira
Desapropriando o Conhecimento
Maurício César Delamaro, Andreia Mingroni, Debora Cicone
Sobre Hábitos de Leitura de Estudantes de Engenharia: Um Diagnóstico Preliminar
Lúcio F. da S. Matos, Édimo C. Rudolf
Formas de Ensinar da Idade Média à Contemporaneidade e Razões Para o Ensino de Engenharia Ser Como É
Lúcio F. da S. Matos, Édimo C. Rudolf
A Ldb e a Formação do Engenheiro-Professor
Ana Julia Ferreira Rocha, Celina Marques Souza
Os Impactos Ambientais de Bertioga, São Sebastião e da Rodovia SP-55 Entre os Núcleos Citados
Sheyla Moreira, Carmelita Alves, Luiza Cantuária
A Evolução da Disciplina Ciência do Ambiente no Cefet-Rj
Ana Lúcia da Fonseca Bragança Pinheiro, Gisele Castro Fontanella Pileggi, Ivanise Gaubeur, Rita Moura Fortes
Educação Para o Trânsito e Responsabilidade Social
Heitor Achilles Dutra da Rosa, José Luiz Fernandes, Marcos Oliveira de Pinho
Epistemologia, Didática e Ensino de Probabilidade
Heitor Achilles Dutra da Rosa, José Luis Fernandes, Marcos Oliveira de Pinho
Modelação Matemática e o Ensino de Probabilidade com Modelos Característicos da Teoria da Confiabilidade
Joselice Ferreira Lima, Joao da Rocha Medrado Neto, Victor Emanuel de O. Martins, Sérgio Pereira Goulart, Carlos Augusto A.P.S Martins
LVCE: Laboratório Virtual de Circuitos Elétricos
Edgardo A. Prado, Vânia Denise Schwade, Renato André Zan, Deisy Camila Golfetto
Biodiesel: Um Tema Para Uma Aprendizagem Efetiva
Joaquim Jorge Martins Galo, Maria das Neves Queiroz de Macedo
Projeto Final de Semestre dos Cursos de Engenharia
Edmilson Leite Paixão, João Bosco Laudares, Adalci Rigghi Viggiano
O Ensino de Engenharia e a Formação do Engenheiro: Contribuição do Programa de Mestrado em Tecnologia do Cefet-Mg - Educação Tecnológica
Carlos A. Pereira, Alexandro Uliana, Júnia M. Sales
Crianças no Ofício da Cantaria: Um Estímulo a um Melhor Desenvolvimento Humano e Profissional
Ivana Cristina Spolidorio Mc Knight, Tais Helena Martins Lacerda, Valmir Eduardo Alcarde
Experiência de Projeto de Extensão dm Curso de Engenharia de Alimentos: Qualidade de Alimentos e Segurança Alimentar
Paula Bamberg
Um Programa Social de Extensão Como Espaço de Formação de Alunos de Engenharia
Ciliana Regina Colombo, Marcos Jorge Almeida Santana
Trabalhos de Conclusão de Curso: Um Meio de Fomentar um Processo de Ensino de Engenharia Baseado em Pesquisa
Luciana Rezende Alves de Oliveira, Márcio Resende Trimailovas, Carmen Sílvia Gonçalves Lopes, Reinaldo Pisani Júnior, Neide Aparecida de Souza Lehfeld
As Atividades de Pesquisa e Extensão Relacionados a Formação do Engenheiro Químico
Yara Maria Botti Mendes de Oliveira, Sandra Maria Dotto Stump, Raquel Cymrot
Participação de Alunos de Engenharia Elétrica em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética - Grau de Conhecimento Adquirido
Cláudio Cesar Zimmermann, Karin Rodrigues Baran, Diego Luis Dacroce Pretto
Acompanhamento de Movimentação da Fachada do Paiol da Pólvora,na Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirim, Florianópolis/Sc
Cláudio Cesar Zimmermann, Jabber Cardoso Abrão, Michele Patrícia de Lorena, Monique Koerich Simas, Viviane Ciupka
A Extensão no Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina Visando à Formação dos Bolsistas
Claudio Cesar Zimmermann, Diego Luis Dacroce Pretto, André José Campos
Aplicação de Metodologia para Levantamento e Diagnóstico de Manifestações Patológicas em Edificação e Propostas de Solução
Cláudio Cesar Zimmermann, Karin Rodrigues Baran, Carolina Piccoli, Daniele Torquato Alves
A Pesquisa no Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina Cientificando o Bolsista
Rosa Maria Bittencourt, Natalie Mata, Débora Cristiane Lara Garcia
Integração Pesquisa e Comunidade Acadêmica:A Questão da Habitabilidade dos Servidores da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp
Rosemari M. C. F. Silveira, Walter Antonio Bazzo
Inovação Tecnológica: Para Quem e Por Quê?
Ari Antonio da Rocha, Auresnede Pires Stephan, Carlos Armando Castilho, Fábio Ferrero, Sílvio Passarelli
Criação de um Curso de ?Design da Mobilidade? na Faap: Abordagem Transdisciplinar em Design e Engenharia
Fabiana Thomé da Cruz, Walter Antonio Bazzo
Reflexões Sobre o Ensino Superior Tecnológico à Luz da Ruptura do Paradigma Positivista
Aline Pâmela Perfoll, Mikael Frank Rezende Junior
A Física Moderna e Contemporânea e o Ensino de Engenharia: Contexto e Perspectivas
Edson Pedro Ferlin, Marcos José Tozzi, Laerte Davi Cleto, Cláudio Marchand Krüger, Marcos Roberto Rodacoski
A Responsabilidade Social nos Cursos de Engenharia do Unicenp
Elaine Rinaldi Vieira Burini, Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro, Jane Luchtenberg Vieira
Gestão com Pessoas Como Instrumento de Aprimoramento Profissional
Walter Antonio Bazzo, Marcelo Danilo Benvenuti Muller, Michel Bauer Pereira, Luiz Teixeira do Vale Pereira
O Paradigma Vigente na Educação Tecnológica Brasileira
Walter Antonio Bazzo, Felipe Kaue Isoppo, Paulo Valdez Ribeiro, Luiz Teixeira do Vale Pereira
O Outro Lado da Tecnologia
Maria Estela Rocha Ramos, Henrique Cunha Jr.
Taipa Como Processo Construtivo: O Ensino Cooperativo Entre Comunidades, Arquitetos e Engenheiros.
Elaine Maria Dos Santos, José Dutra de Oliveira Neto, Kelly Rech, Hilario Lewandowski
Responsabilidade Social das Empresas: A Visão Evolutiva dos Acadêmicos de Engenharia
Fernando Araújo Garcia, Arthur Franco Portilho
Crea-Júnior: Uma Entidade Estudantil Interlocutora dos Estudantes Com a Formação e Exercício Profissional e a Responsabilidade Social
Carlos Roberto Joia Hozumi, Carlos Alberto Pereira Soares
Pmbok Como Ferramenta de Trabalho do Professor na Disciplina Gerenciamento de Projetos nos Cursos de Engenharia
José Alexandre F. de A. Santos, Milena Alburquerque Moreira, Luciana Martinez, Ana Isabela Araújo Cunha, Victor Ariel Leal Sobral, Rebeca Tourinho Lima
Responsabilidade Social: A Experiência da UFBA no Incentivo à Ciência e Tecnologia Por Meio do Projeto Onda Elétrica.
Francisco J. C. Araújo, Marcus A. V. Araújo, Aurino C. de B. Nunes, Yara M. B. M. De Oliveira, Henio N. de S. Melo, Paulo J. Adissi
Quebrando Paradígmas no Ensino ne Engenharia Com a Inserção dos Conceitos e Principais Ferramentas de Mensuração do Desenvolvimento Sócio-Ambiental Sustentável.
Marcos Azevedo da Silveira, Carlos F. B. Palmeira, José A. dos Reis Parise, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, Reinaldo Calixto de Campos
Rumo ao Engenheiro Internacional
Vanilse da Silva Araujo Manini, Helio Dias
Iniciativas na Construção de Um Novo Modelo Para o Ensino de Física em Engenharia na Escola Politécnica da Usp e na Faculdade de Engenharia da FSA
Vanderli Fava de Oliveira, Danilo Pereira Pinto
Educação em Engenharia Como Área do Conhecimento
Hélvia Hortência Barcelos Carvalho, Francisco José Gomes
Educação em Controle e Automação em Ambiente Adverso: Estudo de Caso de Uma Experiência Tutorial
Ana Sophia Cavalcanti Alves, Ana L. S. Ferreira, Carlos H. N. Martins, Cristiane A. Muniz, Pedro V. A. Faria, Francisco J. Gomes, Thiago C. César
O Problema da Defasagem Entre a Teoria e Pratica: Proposta de Uma Solução de Compromisso Para Um Problema Clássico de Controle
Póvoa, J. M, Cordeiro, J. S
A Mobilidade Acadêmica e a Educação em Engenharia
Christiane Brisolara de Freitas, Léo Kaminski Fonseca
Uma Reflexão Sobre a Resolução 1010
Ezio Lúcio Zerbone Gonçalves, Maria da Glória Leal
Inovação no Processo Produtivo no Segmento Metal-Mecânico com uso de Tecnologia CNC ( Pesquisa do Perfil Profissional )
José Margarida da Silva, Hernani Mota de Lima
A Mulher na Área Tecnológica - Formação e Atuação no Mercado de Trabalho da Engenharia de Minas
Sheyla Mara Baptista Serra, João Sérgio Cordeiro
Uma Análise do Curso de Engenharia Civil da Ufscar e sua Relação Com as DCN 11/2002 do MEC e com a Resolução 1010/2005 do Sistema CONFEA/CREA
Mariana Rodrigues de Almeida, Enzo B. Mariano, Jesus Salazar, Daisy A. N. Rebelatto
A Importância da Disciplina Projetos de Investimento: Um Estudo Teórico Com Uma Aplicação Prática
Marcio Zamboti Fortes, Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Fabio Zamboti Fortes
Especializao em Gesto e Tcnicas de Manuteno - Uma Proposta Curricular Para Atender o Mercado Sul Fluminense
Sergio Antonio Rhm, Teresinha de Jesus Bonuccelli, Archimedes Azevedo Raia Jr., Joo Sergio Cordeiro
Engenharia Urbana da Universidade Federal de So Carlos
Archimedes Azevedo Raia Junior, Heloni Maura Martorano Martinez, Srgio Antonio Rhm
Contribuioda Ps-Graduao no Ensino de Engenharia de Trfego do Curso de Engenharia Civil da Ufscar
Thais Aya Hassan Inatomi, Arlindo Tribess
Experincia Diferenciada em Ensino-Aprendizagem de Disciplina de Ps-Graduao em Engenharia
Jos Lus Farinatti Aymone, Fbio Gonalves Teixeira, Rgio Pierre da Silva, Tnia Luisa Koltermann da Silva, Jocelise Jacques de Jacques, Branca Freitas de Oliveira
Ps-Graduao em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto
Enzo B. Mariano, Mariana R. Almeida, Daisy A. N. Rebelatto
Princpios Bsicos Para Uma Proposta de Ensino Sobre Anlise Por Envoltria de Dados
Mariana R. Almeida, Ana Elisa Perico, Enzo B. Mariano, Daisy A. N. Rebelatto
Perfil da Produo Cientfica Sobre Estudo da Tcnica Anlise por Envoltria de Dados: Uma Pesquisa na Literatura Nacional e Internacional
Mariana R. Almeida, Enzo B. Mariano, Daisy A. N. Rebelatto
Ferramenta Para Calcular a Eficincia: Um Procedimento Para Engenheiros de Produo