INÍCIO
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
FÓRUM
2017
EDIÇÕES ANTERIORES
COBENGE
INSCRIÇÃO NO EVENTO
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
EDITAIS
GTs
GT REGIMENTO INTERNO GRUPO DE TRABALHO
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
ENTRAR
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
FORMULÁRIO DE PESQUISA
Filtro:
Filtrar
Utilize o campo acima para pesquisar por: Título, Palavra-Chave, Resumo, Código ou Nome do Autor.
E selecione abaixo os filtros por Evento, Área ou Sub-área caso desejar.
Evento:'
-- selecione o evento --
52 COBENGE (2024)
51 COBENGE (2023)
50 COBENGE (2022)
XLIX COBENGE (2021)
XLVIII COBENGE (2020)
XLVII COBENGE (2019)
XLVI COBENGE (2018)
XLV COBENGE (2017)
Área:'
-- selecione a área --
01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã
01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
01. Projeto pedagógico e gestão de cursos
01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia
01. Teste
01. Transição Energética na Educação em Engenharia
01. Transição Energética na Educação em Engenharia
02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia
02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
02. Perfil do egresso e formação por competências
02. Projeto e Gestão de Cursos
02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos
02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia
02. Teste
03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
03. Metodologias de ensino/aprendizagem
03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
03. Perfil do Egresso e Formação por Competências
03. Retenção e Evasão
03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
04. Avaliação de ensino/aprendizagem
04. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
04. Formação Pedagógica dos Professores
04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
04. Projeto e Gestão de Cursos
05. Educação Mediada por Tecnologia
05. Educação Mediada por Tecnologia
05. Educação Mediada por Tecnologia
05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
05. Formação Cidadã
05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão
05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão
05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos
06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
06. Formação Cidadã
06. Formação Cidadã na Engenharia e Tecnologia
07. Curricularização da Extensão
07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia
07. Extensão na Educação em engenharia
07. Extensão na Educação em Engenharia
07. Extensão na Educação em Engenharia
07. Formação
07. Formação Pedagógica dos Professores
08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos
08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio
08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio
08. Programas Especiais
08. Programas Especiais
08. Programas Especiais
08. Programas especiais
09. Formação cidadã
09. Formação dos Professores
09. Formação sem fronteiras: intercâmbio, mobilidade acadêmica e dupla diplomação
09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
09. Intercâmbio, Mobilidade Acadêmica e Dupla Diplomação
09. Programas Especiais
10. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
10. Formação e capacitação docente
10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
10. Intercâmbio, Mobilidade Acadêmica e Dupla Diplomação
10. Temas Transversais
10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
11. Avaliação institucional e de cursos de Engenharia
11. Integração com Empresas
11. Integração com Empresas
11. Integração com Empresas
11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
11. Programas Especiais
12. Interação com a Educação Básica
12. Interação com a Educação Básica
12. Interação com a Educação Básica
12. Intercâmbio, Mobilidade Acadêmica e Dupla Diplomação
12. Relação Universidades/Cursos com Empresas
12. Relação Universidades/Cursos com Empresas
13. Interação com o ensino fundamental e médio
13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
14. Relação Universidades/Cursos com Empresas
14. Temas transversais à Educação em Engenharia
15. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Sub-área:'
-- selecione a área --
01. Transição Energética na Educação em Engenharia
01. Transição Energética na Educação em Engenharia
01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia
01.1. A implementação das novas DCNs (Resolução CNE/CES 02/2019) nos cursos de engenharia
01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências
01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos
01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso
01.2. Diretrizes curriculares e legislação
01.2. Estratégias pedagógicas
01.2. Estratégias Pedagógicas
01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem
01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
01.3. Como assegurar a formação do Engenheiro Inovador
01.3. Projeto pedagógico de curso
01.4. Engenheiro Empreendedor
01.4. Gestão de cursos
01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade
01.5. Engenheiro Professor
01.5. Outros
02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
02.1. Diretrizes curriculares e legislação
02.1. Diretrizes curriculares e legislação
02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos
02.1. Projeto Pedagógico de Curso
02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso
02.2. Estudos de caso
02.2. Gestão de Cursos
02.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs
02.2. Projeto pedagógico de cursos
02.3. Como assegurar a formação do engenheiro inovador e/ou do engenheiro empreendedor e/ou do engenheiro professor
02.3. ENADE e Avaliação de Cursos
02.3. Gestão de cursos
02.3. Inovações nos cursos decorrentes das novas DCNs
02.3. Projeto Pedagógico de curso
02.4. ENADE e avaliação de cursos
02.4. Gestão de cursos
02.4. Resoluções CONFEA/CREA
02.5. Outros
02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
03.1. Causas da evasão
03.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências
03.1. Estratégias pedagógicas
03.1. Estratégias pedagógicas
03.1. Políticas para redução da evasão e retenção
03.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso
03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
03.2. Políticas afirmativas
03.2. Políticas para redução da evasão e retenção
03.3. Acolhimento e nivelamento
03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
03.3. Como assegurar a formação do Engenheiro Inovador
03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
03.3. Acolhimento e nivelamento
03.4. Engenheiro Empreendedor
03.4. Estratégias para a sala de aula híbrida
03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
03.4. Orientação acadêmica
03.4. Prática tutorial
03.5. Engenheiro Professor
03.5. Outros
03.Formação por Competências e Perfil do Egresso
03.Formação por Competências e Perfil do Egresso
04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo
04.1. Diretrizes curriculares e legislação
04.1. Formação mediada por tecnologia
04.1. Iniciativas inovadoras de formação
04.1. Iniciativas de formação
04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências
04.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs
04.2. Iniciativas de internacionalização
04.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
04.2. Educação continuada
04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem
04.3. Capacitação docente
04.3. Educação continuada
04.3. Estratégias de avaliação
04.3. Projeto Pedagógico de curso
04.4. Avaliação docente
04.4. Capacitação docente
04.4. Gestão de cursos
04.5. Avaliação docente
04.5. Outros
04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
05. Educação Mediada por Tecnologia
05.1. Educação à distância (EAD)
05.1. Estratégias pedagógicas
05.1. Experiência dos grupos PET e afins
05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados
05.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade
05.2. Educação digital
05.2. Formatos de gestão
05.2. Formatos de gestão
05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
05.2. Sustentabilidade
05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
05.3. Educação online
05.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade
05.3. Projetos que foquem em Inovação no Ensino/Aprendizagem
05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem
05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão
05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão
05.4. Ensino híbrido
05.4. Mobilidade e acessibilidade
05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)
05.5. Outros
05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
05.7. Uso da realidade aumentada na educação
05.Educação Mediada por Tecnologia
05.Educação Mediada por Tecnologia
06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
06.1. Formação mediada por tecnologia
06.1. Perfil do ingressante
06.1. Perfil do ingressante
06.1. Responsabilidade Social
06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade
06.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social
06.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social
06.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
06.2. Sustentabilidade
06.2. Sustentabilidade e Ecossistemas
06.3. Estratégias de avaliação
06.3. Pluralidade e diversidade
06.3. Retenção e Evasão
06.3. Retenção e evasão
06.3. Pluralidade e Diversidade
06.4. Acompanhamento dos estudantes e tutoria
06.4. Mobilidade e acessibilidade
06.4. Reorientação profissional, Programa de Vivências Acadêmicas, Programa para Identificação do destino dos egressos
06.4. Outros
06.5. Educação Continuada para egressos
06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos
06.6. Educação continuada para egressos
06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
07. Extensão na Educação em engenharia
07.1. Formação mediada por tecnologia
07.1. Iniciativas inovadoras de formação
07.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade
07.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade
07.1. Formação mediada por tecnologia
07.2. Iniciativas de internacionalização
07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
07.2. Programas e projetos de extensão
07.2. Sustentabilidade
07.3. Avaliação
07.3. Estratégias de avaliação
07.3. Formação docente continuada
07.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade
07.4. Capacitação docente
07.4. Mobilidade e acessibilidade
07.4. Outros
07.5. Avaliação docente
07.Extensão na Educação em engenharia
07.Extensão na Educação em engenharia
08. Programas Especiais
08.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
08.1. Instrumentos e processos de avaliação
08.1. Perfil do ingressante
08.1. Relato de experiências
08.1. Relato de experiências
08.2. Empresas juniores
08.2. ENADE
08.2. Formas de despertar vocações
08.2. Formas de despertar vocações
08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social
08.3. Acreditação de cursos
08.3. Iniciação científica
08.3. Retenção e Evasão
08.3. Outros
08.4. Monitorias
08.4. Reorientação profissional, Programa de Vivências Acadêmicas, Programa para Identificação do destino dos egressos
08.5. Educação Continuada para egressos
08.5. Intercâmbio
08.6. Programas de internacionalização e dupla diplomação
08.7. Outras atividades acadêmicas complementares
08.Programas especiais
08.Programas especiais
09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade
09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
09.1. Iniciativas inovadoras de formação
09.1. Mobilidade interna e externa
09.1. Mobilidade interna e externa
09.2. Dupla diplomação e reconhecimento de títulos
09.2. Empresas Júniores
09.2. Iniciativas de internacionalização
09.2. Mobilidade e acessibilidade
09.2. Dupla diplomação e reconhecimento de títulos
09.3. Formação docente continuada
09.3. Iniciação Científica. Extensão
09.3. Intercâmbios
09.3. Sustentabilidade
09.3. Intercâmbios
09.4. Capacitação docente
09.4. Monitorias
09.4. Outros
09.5. Assemelhados
09.5. Avaliação docente
09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
1.1. Teste
1.2. Teste
1.3. Teste
10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente
10.1 Mobilidade interna e externa
10.1 Temas Transversais
10.1. Instrumentos e processos de avaliação
10.1. Políticas de formação e capacitação docente
10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
10.2 Dupla diplomação e reconhecimento de títulos
10.2. ENADE
10.2. Programa de acolhimento docente
10.3 Intercâmbios
10.3. Acreditação de cursos
10.3. Iniciativas inovadoras de formação
10.4. Formação docente continuada
10.5. Mobilidade para a capacitação docente
10.6. Iniciativas de internacionalização
10.7. Avaliação docente
10.Formação, Capacitação e Avaliação Docente
10.Formação, Capacitação e Avaliação Docente
11. Integração com Empresas
11.1 Relato de experiências
11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
11.1. Reformulação da legislação atual sobre avaliação (Lei do SINAES)
11.2 Formas de despertar vocações
11.2. Empresas Júniores
11.2. Instrumentos e processos de avaliação
11.3. ENADE
11.3. Iniciação Científica. Extensão
11.4. Acreditação de cursos
11.4. Monitorias
11.5. Assemelhados
11.Integração com Empresas
11.Integração com Empresas
12. Interação com a Educação Básica
12.1 Atividades de ensino e aprendizagem nas organizações empresariais
12.1 Mobilidade interna e externa
12.1. Programas de estágio
12.2 Dupla diplomação e reconhecimento de títulos
12.2 Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes
12.2. Atividades de ensino e aprendizagem nas organizações empresariais
12.3 Curricularização da Extensão
12.3 Intercâmbios
12.3. Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes
12.Interação com a Educação Básica
12.Interação com a Educação Básica
13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
13.1 Relato de experiências
13.1. Relato de experiências
13.2 Formas de despertar vocações
13.2. Formas de despertar vocações
13.Temas transversais à Educação em Engenharia
13.Temas transversais à Educação em Engenharia
14.1 Atividades de ensino e aprendizagem nas organizações empresariais
14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
14.2 Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes
14.3 Curricularização da Extensão
15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
2.1. Teste
ISSN 2175 - 957X
Os Anais dos COBENGEs anteriores ao ano de 2017 estão disponíveis no menu “PUBLICAÇÕES”