MENU
HOME
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2023
XII FÓRUM 2023
ANAIS
V SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
ANAIS - ARTIGO
ANAIS - ARTIGO
ANAIS - ARTIGO
Download:
COBENGE21_00286_00003580.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2021.3580
Título:
20 ANOS DE ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL
Área e Subárea:
12. Relação Universidades/Cursos com Empresas/12.3. Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes
Plavras-chave:
Engenharia Física; Ciência; Carreira; Transdisciplinaridade; Graduados
Resumo:
O presente artigo analisa a consolidação da carreira de Engenharia Física no Brasil ao longo das duas primeiras décadas contabilizadas a partir do ano de criação do curso (1999-2020). Foram revisados os antecedentes e as motivações que fomentaram a sua concepção e o direcionamento para uma formação transdisciplinar, e analisada a evolução desta carreira com base nas informações disponíveis sobre a área e em dois estudos que abordaram a atuação profissional dos egressos no país. No fim, são discutidas as limitações e os estudos futuros que concernem às perspectivas da carreira de Engenharia Física no Brasil, comprovando que a filosofia de "aprender a aprender" e a proposta de formar profissionais multiespecialistas têm sido logradas com êxito.
Autores:
Luis Fernando Magnanini de Almeida (Universidade Federal de Uberlândia-MG), Raphael Fortes Infante Gomes (UNILA-PR), Jefferson Esquina Tsuchida (Universidade Federal de Lavras-MG), Cristiano Krug (UFRGS-RS), Fernando Manuel Araújo Moreira (Universidade Federal de São Carlos-SP), José Marques Póvoa (UFSCar aposentado-SP)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta
×
Confirma
Confirma