INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE20_00140_00003335.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2020.3335
Título:
ANÁLISE DE EQUIPAMENTO "DIY" DE MOLDAGEM POR INJEÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA
Área e Subárea:
05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem/05.1. Estratégias pedagógicas
Plavras-chave:
: Cultura maker. Precious plastic. Sustentabilidade. Moldagem por injeção. Aprendizagem ativa.
Resumo:
Este trabalho trata sobre a implementação do conceito por trás do projeto "Precious Plastic", em ambiente acadêmico do curso de engenharia mecânica da UnB. No âmbito da "cultura maker" de criação colaborativa e multidisciplinaridade de projetos, o projeto "Precious Plastic", criado pelo holandês Dave Hakkens, propõe a construção de quatro máquinas de processamento, e reciclagem de termoplásticos comuns (sendo estas uma trituradora, uma injetora, compressora e extrusora), cada uma com seus respectivos manuais de construção, compartilhados online, de maneira gratuita e interativa através de plataformas virtuais. Diante deste cenário, e praticando os preceitos sobre criação colaborativa, e sustentabilidade, o presente trabalho propõe a análise de uma dessas máquinas (no caso, a injetora), no aproveitamento de resíduos (de polímeros) termoplásticos, e também, opções de aplicação do equipamento em atividades pedagógicas, para promover maior acesso dos alunos à processos de fabricação, abordando-se técnicas de aprendizagem ativa/criativa.
Autores:
Mariana Leite de Araujo (Universidade de Brasília-DF), Dianne Magalhães Viana (UnB-DF)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta