INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE20_00140_00003294.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2020.3294
Título:
TUTORIA E MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM OFICINA DE MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D
Área e Subárea:
05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem/05.1. Estratégias pedagógicas
Plavras-chave:
Oficina pedagógica, STEM, Metodologias ativas
Resumo:
O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.
Autores:
Arthur Reichert Costa (Universidade de Brasilia-DF), Emilly Meireles Braga Cornelio (Universidade de Brasília-DF), Larissa Pereira da Costa Santos (Universidade de Brasília-DF), Carla Maria Chagas e Cavalcante Koike (Universidade de Brasília-DF), Dianne Magalhães Viana (Universidade de Brasília-DF), Fernanda Rose Silva (Universidade de Brasília-DF), Filipe Aziz Batista (Universidade de Brasília-DF), Marcus Jessé Alves de Oliveira (Universidade de Brasília-DF), Jones Yudi Mori Alves da Silva (Universidade de Brasília-DF)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta