Terça-feira, 08 de setembro de 2015 |
ST01 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S201 (14h30 - 16h10) Moderador: Claudio Rodrigo Torres |
Framework didático para o ensino de programação embarcada: uma abordagem baseada em técnicas de aprendizagem cooperativa e competitiva |
Wollace Souza Picanço, Vicente Lucena |
Aprendizagem ativa e suas implicações nas práticas de linguagem características do mundo do trabalho em engenharia |
Thais De Souza Schlichting, Otilia Lizete O.M. Heinig |
Experimento didático para controle eletrônico da temperatura da água em um chuveiro |
Alexandre Rodrigues Vaz, Fernando Lessa Tofoli |
Fórum de discussões sobre problemas químicos na indústria como instrumento de aprendizagem ativa |
Carla Eliana Todero Ritter |
Equipamento didático de laboratório para engenharia: aeropêndulo |
Rodrigo Yoshio Sano, Wellington Batista Longa, Julio Carlos Teixeira, Magno Enrique Mendoza Meza |
ST02 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (14h30 - 16h10) Moderador: Alexandre Atanes de Jesus |
Análise da implantação do projeto integrador no curso de engenharia da computação |
Edson Pedro Ferlin, Douglas Oliani |
Ensino de física na engenharia: uma proposta pedagógica |
Claudio Fernando Rios, Gabriel Abreu Mussato |
Protótipo para estudo de controle de nível utilizando a plataforma Arduino |
Accacio Ferreira dos Santos Neto |
Desenvolvimento de um protótipo didático para ensino de controle automático: motor taco-gerador |
Accacio Ferreira dos Santos Neto, Daniel Henrique Calado SIlva, Sâmia Melo Rogel |
ST03 - Interação entre cursos de Engenharia e o ensino médio Sala A1-S203 (14h30 - 16h10) Moderador: Marcelo Modesto da Silva |
Interação entre os cursos de engenharia e o ensino médio: a busca pela desfragmentação do conhecimento |
Ana Regina de Aguiar Dutra, Anelise Cubas, Elisa Helena Moecke, Ivete Rossato, Rachel Faverzani Magnago |
Despertando o interesse pela engenharia: o ensino do desenho geométrico no ensino médio, com a utilização de softwares |
Armando Pereira Loreto Junior |
ASTROEM II contribuições para a formação interdisciplinar na engenharia aeroespacial da UFABC e iniciativas para despertar o interesse de alunos do ensino médio para os cursos de engenharia |
Igor de Almeida Lemos, Nícolas Wiegerinck Fekete, Wesley Góis, Cláudia Celeste Celestino |
ST04 - Temas transversais na educação em Engenharia Sala A1-S204 (14h30 - 16h10) Moderador: Cristina Autuori Tomazeti |
Educação em engenharia: uma breve análise a partir do diretório dos grupos de pesquisa no Brasil |
Ligia Cristina Bitencourt, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri |
Experiência interdisciplinar através de temas transversais na graduação de engenharia química |
Marcus Vinícius Lisboa Motta, Lucas Antônio Silva Silveira, André Luiz Perazzo Amaral |
Desenvolvimento de práticas laboratoriais para integração dos conhecimentos transversais |
Petrônio Júnior, Caroline Rayane Saldanha de Siqueira, Gabriel Danilo Silva Matos, Henrique Luan Gome Pereira Braga, Jéssica Newar Vaz Santos, Nancy Tainara Lima Silva, Valdely Lopes de Melo Junior |
Desenvolvimento de um viscosímetro Saybolt Furol em temperaturas variadas, utilizando o conceito da ABP na disciplina de instrumentação eletrônica |
Alex Ferreira Moreira, Nicolas Demetrius da Silva, Deivison Lima da Silva, Auriclécio Patrezzi Limeira da Silva, Victor Ramon França Bezerra Souza, Francisco Emanoel Ferreira de Almeida, Ademar Gonçalves da Costa Junior |
Presença de linearidade em estudos de engenharia mecânica |
André Luis Pinto, Hélio de Souza Queiroz, Pablo A. Tavares, Ricardo Wobeto |
ST05 - Retenção, evasão e o impacto das ações afirmativas nos cursos de Engenharia Sala A1-S205 (14h30 - 16h10) Moderador: Regis Reis |
Estatística: uma disciplina em serviço na engenharia elétrica |
Maria Inez Rodrigues Miguel |
Diferenças de gênero na carreira profissional: um levantamento com estudantes de engenharia e do ensino médio em Uberaba/MG |
Lauro Osiro, Isabela Rodrigues Nardi |
Introduzindo programação de computadores e PBL com Python e App Inventor |
João Pedro Pereira de Cerqueira Cardoso, Lucas Conceição Morais, Carlos Alberto Rodrigues, Roberto Almeida Bittencourt |
Uma proposta de utilização do simulador V-REP como um laboratório virtual em disciplinas do ciclo básico dos cursos de engenharia |
Ricardo Teixeira da Silva, Sergio Campello Oliveira |
Colaboração do curso de química elementar, no programa de nivelamento da Universidade Federal do Pará, para o desempenho dos discentes nos estudos |
Raimundo de Oliveira Costa Jr, Marcos Eduardo Castro Cordeiro, Eneas Pinheiro Neto |
ST06 - Temas diversos Sala A1-S206 (14h30 - 16h10) Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti |
Projeto linus bot: a metodologia PjBL na inserção dos novos alunos no curso de engenharia elétrica |
Isabelle Miranda Guimarães, Mariane Ferreira Martins, Thiago Sampaio, Francisco José Gomes |
Tradições construídas com o congresso de engenharia ciência e tecnologia e os resultados de nove anos de uma jornada científica desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas |
Jessika da Rocha Silva, Luiza Rodrigues Meira de Miranda, Davisson Costa Galindo, Felipe Pedrosa de Lima, Renata de Queiroz Barbosa, Zabele Lais Lyra Mendonça, Walnia Daysiane Silva Medeiros |
Desenvolvimento de software para HP 50G, como ferramenta de ensino na área de estruturas do curso de engenharia civil |
Luiz Antonio dos Reis, Luiz Sérgio Teixeira Franco Junior, Simone Siqueira dos Reis |
Empreendedorismo, inovação e educação: estratégias do IFRJ para pólo tecnológico em engenheiro Paulo de Frontin |
Ursula Maruyama, Rodney C. Albuquerque, André Brazil, Paloma Martínez Sánchez |
Participação em cursos de pós-graduação: comportamento dos engenheiros civis formados pela UFRGS entre 2006 e 2012 |
Carin Maria Schmitt, Ana Luiza Raabe Abitante |
ST07 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S201 (16h30 - 18h10) Moderador: Claudio Rodrigo Torres |
Aplicação de conceitos físicos e matemáticos em dinâmica de rotores: estudo de um rotor de Laval |
Aline de Almeida Soares, Gilberto Machado da Silva |
Ferramenta de ensino baseada em game engine para o estudo e simulação de reações e propriedades físicas de estruturas |
Gustavo Magalhães Tercete, Rodrigo Paes Pereira Corte Real, Rodrigo Filev Maia |
Utilização da plataforma ESO para o ensino de física i em cursos de engenharia |
André Oakes de Oliveira Gonçalves, Ramon Teodoro do Prado |
Avaliação do desempenho no curso "cálculo zero" dos recém-ingressos no curso de engenharia civil na Universidade Federal do Pará |
Israel Gonçalves Batista, Diego Cardoso Coelho, Felipe Ramos Oliveira |
Laboratório de ondas eletromagnéticas com a utilização de realidade aumentada |
Sérgio Luiz Schubert Severo, Nathan Jandt Amaral, Braian Kaiser Zanini |
ST08 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (16h30 - 18h10) Moderador: Alexandre Atanes de Jesus |
Modelamento e análise de sistema de vazão de fluido aplicado a uma planta didática de baixo custo |
Paulo Roberto Brero de Campos, Miguel Antonio Sovierzoski |
Project-based learning como metodologia ativa de ensino na engenharia biomédica |
John Paul Hempel Lima |
Métodos de ensino da disciplina PCC3100 representação gráfica para projeto: flipped classroom e project based learning |
Karina Gonzaga Kubo, Brenda Chaves Coelho Leite |
Criação de um programa de mentoring para melhoria da formação de engenheiros de produção em uma região industrial |
Maria da Glória Diniz de Almeida |
ST09 - Interação entre cursos de Engenharia e o ensino médio Sala A1-S203 (16h30 - 18h10) Moderador: Denise Consonni |
Inclusão da disciplina gestão ambiental no currículo do curso técnico de edificações e sua interação com a graduação de engenharia civil |
Haroldo Pereira Gomes, Antonio Carlos Miranda, Pedro Miguel F.M. Arezes, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, Salvador Carlos Pires Ribeiro, Mauro Barros da Silva |
Sistema solar fotovoltaico didático para bombeamento de água |
Gabriela de Oliveira Bandeira, Fabiana Karla de O. M. Varella Guerra |
Disseminando a ciência e a tecnologia na sala de aula com o projeto "citec" |
Simone Hack da Silva Koch, Ronaldo do Espirito Santo Rodrigues, Fernanda Vargas e Silva |
Caracterização química dos sedimentos de uma área alagada natural na região fluvial da Represa Billings - (São Paulo/SP) |
Ana Carolina Ricardo da Costa, Tatiane Araújo de Jesus |
ST10 - Temas transversais na educação em Engenharia Sala A1-S204 (16h30 - 18h10) Moderador: Ricardo Gaspar |
Curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2006 e 2012: perfil dos formados |
Carin Maria Schmitt, Ana Luiza Raabe Abitante |
Elaborando pistas para o aprimoramento da formação em engenharia de manufatura oferecida pela UNICAMP |
Paula Garcia Magalhães Melo, Rafael de Brito Dias, Peter Alexander Bleinroth Schulz, Daniel Rodrigo Leiva |
Processos colaborativos na aprendizagem da geometria descritiva para o curso de engenharia civil |
Ana Cláudia Rocha Cavalcanti, Flávio Antonio Miranda de Souza |
Diagnóstico da visão de alunos ingressantes no curso de engenharia civil da Universidade Nove de Julho a respeito de questões ambientais |
Lana Cristina dos Santos, Alex Ribas Cezar, Paulo Roberto Lima Bezerra, João Alexandre Paschoalin Filho, Eliane da Silva Sobral, Giselle Waldtraut Mathes Orciolli Pires |
O ensino e a aprendizagem do sistema de posicionamento global (GPS) no curso de engenharia civil |
Pedro José da Silva, Ebert Vinicius Terrado Mecate, Bruna Loro Ferraz |
ST11 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S205 (16h30 - 18h10) Moderador: Regis Reis |
Experimentos para o ensino de arquitetura de software na escola politécnica da USP |
Renato Manzan de Andrade, Paulo Sérgio Cugnasca, Reginaldo Arakaki |
Reduzindo dificuldades em introdução à programação em um curso de engenharia de computação através de ambiente lúdico Scratch |
João Paulo Santos Sena, Mirela dos Santos Rios, Washington Pagotto Batista, David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt |
Aprendendo programação orientada a objetos com uma abordagem lúdica baseada em Greenfoot e Robocode |
Clêison Simões dos Santos, Allen Hichard Marques dos Santos, Suenny Mascarenhas Souza, David Moises Barreto dos Santos, Roberto Almeida Bittencourt |
Utilização do Arduino como ferramenta para auxiliar o aprendizado de comunicação de dados nos cursos de engenharia |
Caio Raveli Freitas Barbosa, Maria Karine Santana Ferreira, Stéphanie Alencar Braga, Kilvia Maria Viana Avila, Fábio Alencar Mendonça |
Crianças brincando: uma ferramenta para o auxílio na aprendizagem de programação concorrente |
Stéphanie Alencar Braga, Hugaleno da Costa Bezerra, Fernando P. Garcia |
ST12 - Temas diversos Sala A1-S206 (16h30 - 18h10) Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti |
Desempenho acadêmico de estudantes cotistas: cursos de graduação do Campus Curitiba da UTFPR |
Carlos Alberto Dallabona |
Desempenho do aluno de engenharia em disciplinas do ciclo básico: PROUNI é fator de proteção, mas turno noturno e ensino médio em escola pública são fatores de risco para reprovação |
Alisson Arcano Passos, Daniela Santiago Dias Araújo, Felipe Coelho Vieira, Gabriel Bandeira Tofani, Renata Maria de Jesus, Sandy Luiza Martins de Oliveira, Lucas Felipe Silva, Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto |
Os cursos de engenharia na modalidade EaD e presencial: proposta de cursos na área de computação, produção e elétrica |
Edson Pedro Ferlin, Neil Franco de Carvalho |
A formação de professores de engenharia para atuação no ensino superior |
Jhonnes Alberto Vaz, Irene Jeanete Lemos Gilberto |
Quarta-feira, 09 de setembro de 2015 |
MPA01 - Temas diversos Térreo do Bloco Alfa 1 (12h30 - 18h10) Moderador: Douglas Lauria |
Sweappers for Readers (IFCE-Fortaleza) |
Professor orientador: Cassandra Ribeiro Joye |
Alunos: Alessandra Lino Cavalcante, Francisca Joamila Brito do Nascimento, Francisco José Araújo Chaves Souza, Gracyane Ferreira de Oliveira |
Veículo elétrico protótipo para competições de eficiência energética (CEUN-IMT) |
Professores orientadores: Éd Cláudio Bordinassi, Sérgio Ribeiro Augusto |
Alunos: Felipe Rodrigues Simões, Leone José Angeli Júnior, Rodrigo de Marca França |
Ferramenta de ensino baseada em game engine para o estudo e simulações de reações e propriedades físicas de estruturas (FEI) |
Professor orientador: Rodrigo Filev Maia |
Alunos: Gustavo Magalhães Tercete, Rodrigo Paes Ferreira Corte Real |
Medidor de consumo de energia - projeto sustentável (FUTO) |
Professor orientador: Keytiane Iolanda Moura |
Alunos: Aglene Xavier, Darana Abreu , Isaque Alcântara, Thais Gonçalves, Whesley Keller |
Unidade auxiliar de propulsão subaquática (CEUN-IMT) |
Professor orientador: Joseph Y. Saab Jr. |
Alunos: Fábio Aguera, Lucas Rebelo , Renato Fusco, Rogério Pires |
Drone Quadrirotor (FASB) |
Professor orientador: Waldri dos Santos Oliveira |
Aluno: Fábio Zandona Anacleto |
SC01 - Temas diversos Térreo do Bloco Alfa 1 (14h30 - 18h10) Moderador: Andre Luiz Perin |
Avaliação das estratégias de ação experimental na disciplina de química por estudantes de engenharia |
Carla Eliana Todero Ritter |
As qualidades da engenharia, e dos engenheiros atuantes no cenário de desenvolvimento e construção do Brasil |
Pedro José da Silva |
Aulas invertidas e fóruns de discussão aplicados no aprimoramento do aprendizado de sistemas eletrônicos avançados |
Valtemar Fernandes Cardoso, Antonio Carlos Seabra |
O design thinking na educação em engenharia da UNIVESP: possibilidades de aprendizagem ativa |
Edison T. Oliveira, Elizabete B. M. Gara, Nadia R. Pirillo, Monica C. Garbin, Waldomiro P. D. C. Loyolla |
Aspectos do desenvolvimento de redes de sensores para caracterização de uma turbina eólica vertical |
Júlio César Penereiro, Guilherme de Souza Araújo |
Estratégia de desenvolvimento de software interativo com Ginga-NCL para TV digital |
João Vitor Carvalho de Melo, Iann Vicari Mascarenhas, Geiza Caruline Costa, Celso Setsuo Kurashima |
A transição ensino médio-ensino de engenharia na perspectiva do aprendizado de matemática: um diagnóstico sob a ótica do estudante |
Elenilton Vieira Godoy, Fábio Gerab |
Linguagens web e sua importância para alunos de engenharia |
Thais de Alencar Aquino, Breno da Silva Lemos |
Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula |
Breno da Silva Lemos, Nivaldo Teixeira Filho, Thais de Alencar Aquino, Mauro Oliveira, José Eduardo Souza Bastos, Sebastião Elvis Gomes |
Projeto de um gerador de sinais, utilizando o conceito de instrumentação virtual, baseado em LabVIEW |
Brunna Santana de Vasconcellos, Ademar Gonçalves da Costa Junior |
Chamada CNPq/Vale S.A. Nº 05/2012 - um projeto: contribuição da matemática no ensino médio para despertar o interesse pela graduação em engenharia |
Custódio Thomaz Kerry Martins |
Aplicação de servidor web embarcado em controlador lógico programável para monitoração e diagnóstico em redes industriais - Profinet e Profibus DP |
Vitor Alexandre Santos |
Sistema web para monitoramento de projetos baseado na utilização do gráfico de Burndown |
Thais de Alencar Aquino, José Alexandre Castro Bezerra Filho, Breno da Silva Lemos |
Biorremediação vegetal com fossa verde como alternativa para o tratamento do esgoto domiciliar em comunidades rurais de municípios do alto sertão alagoano |
Luciana da Rocha Melo Guerra, Antônio Pedro de Oliveira Netto, Mário Rodrigues Pereira da Silva, Rosivania Ferreira da Silva |
Laboratório de desenvolvimento de ideais: possibilitando a colaboração das engenharias e arquitetura para a criação de novos projetos |
Adam Hugo Reis Sousa, Daniel Breno Guiomarino Menezes, Joel Alison Ribeiro Carvalho, Gervasio P. S. Cavalcante, Maria Emilia de Lima Tostes, Marlice C. Martelli, Yan S. Silva |
A robótica educacional e sua contribuição para as escolas públicas |
José Torres Coura Neto, Euler Cássio Tavares de Macêdo, Nady Rocha |
CNC aberto baseado em PC: uma aplicação no ensino de engenharia por meio de projetos integradores |
Lucas D. P. Feliciano, Aurélio da Costa Sabino Netto, Felício J. Gesser |
Uma análise dos elementos de resumos de artigos científicos sobre engenharia química |
Amanda Karen de A. Oliveira, Giovanni Bruno F. Ferraresso, Guilherme M. Bortoletto, Lorena L. D. Lara, Rachel L. de M. Furtado, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Avaliação: da aprendizagem ou do ensino? Um método quebrando paradigmas |
Jose Antonio Colvara de Oliveira, Maria Luiza Menna de Oliveira |
O componente curricular denominado projeto integrador: uma inovação para o ensino do curso de engenharia de produção do Centro Universitário de Patos de Minas |
Felipe Frederico Oliveira Silva, Fabio de Brito Gontijo, Kassiana Luiza Pedralli Dallariva, Renato Bernardes Dias, Wender Daniel Silva |
Proposta experimental para estudo de transformadores elétricos na engenharia pela comparação entre bobinas com núcleo de ar e ferro |
Fabiana da Silva Podeleski, Lorenzo Campos Coiado, Luiza Higino Silva Santos, Alexandre de Assis Mota, Lia Toledo Moreira Mota |
Sistema de irrigação autônomo e auto-suficiente utilizando energia solar |
Cesar Renno Goncalves, Leandro Filiagi Machado, Alexandre de Assis Mota, Lia Toledo Moreira Mota |
O Fluidsim como software educacional em disciplinas de hidráulica e pneumática |
Waleska Feitoza de Oliveira, Saulo M. Maia, Daniel N. S. Cavalcante, Augusto M. D. Matias, Maria Karine Santana Ferreira, Renata Rodrigues Barboza, Jamilly Cristina Sousa, Glendo F. Guimarães |
Atividades complementares enquanto planejamento e autogestão de carreira |
Joseuda Borges Castro Lopes |
Avaliação e proposta de adequação ao PROCEL das instalações elétricas de central de aulas |
Everton de Oliveira Sarmento, Camila Pires Gouveia Guedes, Jonas Agápito Rodrigues de Medeiros e Oliveira |
Análise da eficiência do simulador EMSO para o ensino de engenharia das reações químicas |
Wildson Ursulino Leite, Thalyne de Almeida Ferreira Rocha, Bruna Lima Véras, Alice Maria Almeida Félix, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel |
Uma aula prática de química desenvolvida pelos próprios alunos de graduação |
Francine Valenga, Eliane Siqueira Razzoto, Angela Crisitina Raiomindi, Fulvy Antonella Venturi Pereira, Maria Inês Bogish, Carlos Alves de Oliveira |
Controle automático de luminosidade de ambientes e alarme com trava eletrônica, aplicados a sistemas residenciais, utilizando rede Zigbee e Arduino |
Afonso José de Sousa Júnior, Douglas Fernandes Barbosa, Ademar Gonçalves da Costa Junior |
Desenvolvimento de ferramentas didáticas avançadas utilizando técnicas de monitoração estrutural e instrumentação virtual |
Andrey Palmeira Oliveira, Heitor Barros Pereira Palmeira, Marcelo Anthony Leahy Santos, Pedro Henrique Rios Silveira, Wayne Santos de Assis |
Análise das atividades de monitoria da disciplina introdução à programação do DSC/UFCG |
Diego da Silva Barbosa, Giuseppe di Giuseppe Deininger, João Lucas Peixoto Medeiros, Juliana Amorim Dias de Oliveira, Marcus Salerno de Aquino, Monaliza Correa Sobreira da Silva, Yuri Loia de Medeiros |
Protótipo de um motor eletrostático, utilizando materiais reciclados do cotidiano como fonte de alta tensão em corrente contínua |
Arle Costa Vieira, Marcus Vinícius Miranda de Oliveira, Vicente Ferrer Pureza Aleixo |
Estratégias de aprendizagem: o uso de metodologias ativas em aulas de geometria analítica |
Waléria Adriana Gonçalez Cecílio |
Por que se estudar robótica: uma experiência do Campus São Mateus |
Pedro Paulo Piccoli Filho, Tiago Zanotelli, Cleidson Oliveira da Silva, Thiago Rafalski Maduro, André Silva, Gledson Melotti |
Métodos experimentais: interpretando medições, projetando experimentos e elaborando relatórios técnicos em engenharia |
Denise Consonni, Julio Carlos Teixeira |
Projeto de antenas planares e circuitos de microondas usando fita condutora |
Sérgio Antenor de Carvalho, Elvio Cesar Giraudo, Marciel Barros Pereira, Valquíria Lima Bessa |
O "cálculo zero" como diferencial de desempenho dos alunos de engenharia civil na disciplina cálculo I |
Felipe Ricardo Farias de Sousa, Diego Cardoso Coelho |
Engenharia e gênero no cenário de ciência e tecnologia do estado de Santa Catarina: um olhar sob a perspectiva CTS |
Luciana Flôr Correa, Walter Antonio Bazzo |
Engenharia civil x arquitetura - competências semelhantes, didáticas distintas |
Bruno B. F. da Costa, Suellen C. B. da Costa |
Aplicação de abordagem P²BL para ensino de controle processos utilizando comunicação entre ambiente Scilab e plataforma Arduino |
Marlon José do Carmo, Daniel Pinheiro Teixeira, Natana de Almeida Carvalho |
Projeto-piloto para a avaliação continuada da adoção de cotas no ensino médio e técnico integrado do CEFET-RJ |
Ursula Maruyama, Sidney Teylor de Oliveira, José Cláudio Teixeira, Emanuel Sandro de Brito, Beatriz Puga dos Santos, Thiago Abrahão Pietroluongo Esteves |
Projeto de regulador de temperatura com Arduino para aprendizagem ativa em engenharia biomédica |
Flavia de Cássia Martins Ribeiro, Kamilla Paixão Castro, Tiago Gabriel Gomes Santos, Jaqueline Rodrigues de Oliveira, Adonis Ferreira Raiol Leal |
SP01 - Temas diversos Tenda (14h30 - 18h10) Moderador: Wesley Góis |
O uso do software Optisystem na compreensão dos conceitos de atenuação, amplificação e diagrama de olho no ensino de comunicações ópticas |
Luis Paulo de Sousa Costa, Daniel N. S. Cavalcante, Maria Karine Santana Ferreira, Robert Marques Oliveira, Mayrla K. S. Arruda, Tiago M. Pessoa, Renata Rodrigues Barboza, Glendo F. Guimarães |
Proposta de placa didática com múltiplas aplicações utilizando o software Proteus como ferramenta de apoio no ensino de eletrônica |
Guilherme M. Medeiros, Daniel N. S. Cavalcante, Luana Samara Paulino Maia, Robert Marques Oliveira, Luis Paulo de Sousa Costa, Tiago M. Pessoa, João Isaac Silva Miranda, Francisco Roberto O. Silva |
Orientação profissional para alunos de ensino médio em engenharia |
Marcus Vinícius Lisboa Motta, André Luiz Perazzo Amaral |
Investigação de manifestações patológicas em sistemas estruturais de edificações públicas: estudo de caso na Universidad de Sevilla (Espanha) |
Juliana Furtado Arrobas Martins, Tatiane Boisa Garcia, Nathália Campos Rodrigues, Cesar Fabiano Fioriti |
Desenvolvimento de kit de ensino para conceitos de química e engenharia: vantagens para interdisciplinaridade |
Maria Lucia Pereira da Silva, Walter Pichi jr., Daniel Couto Gatti |
Acionamento de conversor CC-CA de 7 níveis utilizando comunicação bluetooth através de sistema Android para ensino laboratorial |
Laio Oriel Seman, Luiz Carlos Gili, Sérgio Vidal Garcia Oliveira |
Ambiente virtual de gestão para aprendizagem orientada por projetos |
Laio Oriel Seman, Giancarlo Gomes |
Utilização da ferramenta Lingo no ensino de pesquisa operacional na engenharia: aplicação no problema de transporte de concreto por caminhões |
Alexandre Massaneiro Luciano, Felipe Soares Tiburcio, Christiane Wenck Nogueira Fernandes, Silvia Lopes de Sena Taglialenha |
Manifestações patológicas em edificações públicas de ensino da cidade de Sevilla (Andalucía - Espanha) e Presidente Prudente (São Paulo - Brasil) |
Tatiane Boisa Garcia, Nathália Campos Rodrigues, Juliana Furtado Arrobas Martins, Cesar Fabiano Fioriti |
Análise do comportamento de estruturas em protótipos de escala reduzida |
Catarine Marie Breda, Ricardo Gaspar, Leandro Mouta Trautwein |
Desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão (POP's) para o uso de equipamentos do laboratório de tratamento de minérios do departamento de engenharia de minas/UFOP |
Pedro Lincoln Oliveira, Marília Ribeiro Santiliano, Érica Linhares Reis |
Análise linear unidimensional via método dos elementos finitos |
Alessandro Teixeira de Faria, Érika Patrícia Dantas de Oliveira Guazzi, Giovani de Madureira Alves Sobrinho |
Aplicação de um protótipo do atuador planar de indução para o ensino de eletromagnetismo em cursos de engenharia |
João Mota Neto, Leandro de Medeiros Sebastião, Giovanna de Lorenzi Canever, Oswaldo Hideo Ando Junior, Lirio Schaeffer |
Desenvolvimento de uma guia linear com controle eletrônico analógico de posicionamento em malha fechada |
Carolini de Souza Pocovi, Matheus Souza dos Santos |
Elaboração de resumo para artigo técnico-científico: orientações gerais |
Caio G. Atencio, Gabriela A. P. Mendes, Isabely Cristina L. dos Santos, Jamylle P. Hilal, Lorena de M. J. Gomes, Maria Elizabete V. Santiago, Renata dos Santos |
Produção de trabalhos acadêmicos: um estudo sobre a elaboração de resumos |
Jayme J. Andretta Neto, Henrique M. de S. Fernandes, Ana Clara V. M. Cruz, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Um relato de experiência na Faculdade de Tecnologia Termomecanica |
Fabio Rubio, Lucas Pinto Gomes, Nilson Y. Tamashiro |
Funções animadas: um projeto de trabalho em pré-cálculo |
Roselice Parmegiani |
A relevância da estruturação do resumo em um artigo técnico-científico |
Caio H. F. Faria, Gabriel A. Viterbo, Leticia P. C. Nasser, Mylena C. R. de Jesus, Sarah M. de Carvalho, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Desenvolvimento de uma plataforma educacional para estudos da radiação solar visando o uso da energia fotovoltaica |
Érika Paula Alves Ferreira, Hudson A. Jesus, Júlio C. Santos, Ronaldo de Oliveira Zanetti Mendes, Saulo V. Silva, Flávio Lima, Gilvandson C. Cavalcante |
Experiências da extensão universitária voltada para a capacitação em construção civil |
Nílberte Muniz de Sousa, Yago Lima Diniz, Walter Ladislau de Barros Ribeiro, Amandio Pereira Dias Araujo |
Kit educacional em robótica para estimular os estudantes de engenharia |
Keila Silva dos Santos, Gustavo Oliveira Cavalcanti |
Utilização de objetos de aprendizagem para análise de circuitos: o que há de novo? |
Thiago Vasconez, Andréa Cantarelli Morales |
Introdução ao Arduino como forma de incentivo às ciências exatas e naturais |
Klayton Marcondes Ferreira, Marcos Renan dos Santos Fialho, Rebeca do Nascimento Pinto Lima, Wellington da Silva Fonseca, Allender Dyllean da Silva Campos |
Análise entre perspectivas de alunos e programa de disciplina de graduação - um estudo de caso |
Vitor Neves Hartmann, André Garnier Coutinho, Tarcisio Antônio Hess-Coelho |
Integração entre discentes ingressantes e formandos do curso de engenharia elétrica da UFPI em torno de um projeto de sustentabilidade |
Rejanne Alves de Melo, Antônio de Pádua Santos Amorim Junior, Matheus Benício de Castro Uchôa, Fábio Rocha Barbosa, Nelber Ximenes Melo, Marcos Antonio Tavares Lira |
Aplicação da metodologia ABP na disciplina de microcontroladores no controle da velocidade de um motor CC, via wi-fi, utilizando plataforma Galileo |
Tulio Italo Oliveira de Medeiros, José Alisson Bezerra Soares, José Rodolfo Mendonça da Costa, Marcos Cavalcante Meira |
Um exemplo do uso da ABP em uma pesquisa científica no IFPB - avaliação de desempenho de femtocélulas em ambientes indoor na rede 4G |
Tulio Italo Oliveira de Medeiros, Dannilo Kelson Matias Juvino, Kesia Santos, Erik Farias da Silva |
Despertando o interesse das meninas do ensino médio pela engenharia de materiais |
Adriana Scoton Antonio Chinelatto, Adilson Luiz Chinellato, Selauco Vurobi Junior, Carolina Teixeira Silveira, Priscila Caillot Schoreder |
Utilização de projeto como forma de avaliação para os cursos específicos de engenharias |
Maria Cecília Zanardi, Cláudia Celeste Celestino, Leandro Baroni |
O uso do software GAMS como ferramenta de ensino em otimização de processos |
Bruna Lima Véras, João Inácio Soletti, Wildson Ursulino Leite, Ezequiel Maia Carneiro Filho |
Introdução à robótica e estímulo à lógica de programação no ensino básico utilizando o kit educativo LEGO® MINDSTORMS |
Braian Konzgen Maciel, Sandro Darcy Gaubert Mattos, Vinicius Menezes de Oliveira, Ygor Quadros de Aguiar, Luciane Baldassari Soares |
Utilização da instrumentação virtual como ferramenta educacional no ensino de engenharia |
Jaidilson Jó da Silva, Diego Roberto Santos de Oliveira, Angelo Perkusich, Jose Sergio da Rocha Neto |
Simulação de redes VoIP utilizando o software Packet Tracer como ferramenta didática auxiliando o ensino de redes de comunicações |
Tiago M. Pessoa, Daniel N. S. Cavalcante, Luis Paulo de Sousa Costa, Hilton A. Pinho, André F. Oliveira, Kelvia A. Fragoso, Kilvia Maria Viana Avila, Matheus F. M. Muniz |
Atividades interdisciplinares para futuras "meninas engenheiras" |
Roselice Parmegiani |
Meninas do ensino médio nas engenharias da UNESP/FEB |
Maximiliano dos Anjos Azambuja |
Meninas estudando ecoeficiência aplicada à engenharia |
Lara Moreira de Souza Farias, Francisco Patrick Araújo Almeida, Marilene Rego dos Santos, Micaelly Steffane Oliveira da Silva, Ana Carla da Silva Ernesto, Leticia Kelly Souza dos Santos |
Aplicação do Arduino para o aprendizado de conversões de medidas |
Saulo Joel Oliveira Leite, Klayton Marcondes Ferreira, Rebeca do Nascimento Pinto Lima, Wellington da Silva Fonseca, Allender Dyllean da Silva Campos |
Proposição de uma metodologia de ensino do método cascata para implementação de circuitos pneumáticos |
Gabriel Augusto G. Zinato, Eduardo José Lima II |
Incorporação da engenharia no currículo do ensino médio por meio de feiras de ciências e tecnologia |
José Ricardo L. de Almeida, Marly M. Campos, Cristiana M. Assumpção, Franco A. L. Ramunno, Paulo E. Barbosa, Cássia Silveira de Assis |
Aplicação da análise discriminante linear na investigação de um instrumento avaliativo: avaliando a gestão acadêmica nos cursos de engenharia segundo a visão dos seus docentes |
Thiago Iachiley Araújo de Souza, Albano Oliveira Nunes, Wagner Bandeira Andriola |
Combatendo a evasão através do protagonismo estudantil - o projeto Matebase para estudantes de engenharia têxtil na UTFPR - Campus Apucarana |
Cauê Pedrosa Udorisse, Ariel Colaço de Oliveira, Felipe Derewlany Gutierrez, Giuseppe Marquezi Luppi, Maurício Nórcia de Souza Filho, Fabricio Kurman Merlin |
ST13 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Anfiteatro B-A002 (14h30 - 16h10) Moderador: Murilo Zanini de Carvalho |
Uso do PowerPoint para a aplicação de provas |
Paulo Cesar da Costa Pinheiro, Rita de Paula Lopes |
Desenvolvimento de uma plataforma computacional integrada para o ensino de controle de processos |
Rafael Rocha da Silva, Pablo F.C. de Marinho, Raony M. Fontes, Marcio Andre Fernandes Martins |
Aplicações didáticas do comissionamento virtual |
Flavio da Cruz, Fabiano Luizon Campos, Danillo Sândalo Rocha, Mauro Sérgio Juarez Caceres |
Implementação de microcontrolador com arquitetura Harvard em FPGA |
Paulo Alexandre Martin |
Integração entre FPGA e microcontrolador como atividade didática |
Paulo Alexandre Martin |
ST14 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (14h30 - 16h10) Moderador: Marcia Aparecida Sartori |
Metodologia ativa de aprendizagem para física básica em cursos de engenharia |
Eliane de Fátima Chinaglia, Roberto Baginski Batista Santos |
Inclinação de painéis solares em Ouro Branco - MG |
Márcio César Sá Albuquerque, Jader Vinicius Barbosa, Marcos Oliveira Dantas, Mariana Garabini Cornelissen Hoyos |
Projeto e construção de um abrasômetro tipo roda de borracha |
Danielly Silva Martins, Hebert Santos Cavalcante, Kamila D. Bernardes, Welliton P. Silva, Douglas N. Garcia |
Reflexos do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino do conceito de curvas de nível |
Éwerton Veríssimo da Silva, Alexandra Chaves Braga, Saulo André dos Santos |
Percepção dos alunos a respeito de uma atividade utilizando o método Jigsaw de aprendizagem cooperativa |
Eloiza Gomes, Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini |
ST15 - Análise de intervenções pedagógicas em cursos de Engenharia Sala A1-S203 (14h30 - 16h10) Moderador: Rodrigo Cutri |
Experiencia en la enseñanza y aprendizaje de la representación gráfica en la ingeniería civil utilizando modelos a escala (maquetas) |
Christian Varhen, Gerardo Chang |
Matemática básica nos espaços sociais da web 2.0 - desafios e possibilidades |
Simone Leal Schwertl, Claudia Renate Ferreira |
Análise do conceito de campo elétrico em um livro utilizado no ensino superior de engenharia |
Graciela Paz Meggiolaro, Antonio Vanderlei dos Santos |
Análise da influência das características idade, ano de ingresso e curso na receptividade de discentes de engenharia quanto à métodos ativos de aprendizagem |
Laura Amâncio Rezende, Morun Bernardino Neto, Humberto Felipe Silva |
ST16 - Desenvolvimento e inovação tecnológica e o impacto na Educação em Engenharia Sala A1-S204 (14h30 - 16h10) Moderador: Fabio Gerab |
A participação dos alunos do curso de engenharia química da Universidade de Ribeirão Preto no programa ciência sem fronteiras |
Carmen Silvia Lopes, Vanessa Bonini Panico, Edson Walmir Cazarini |
O engenheiro e sua contribuição para a competitividade |
Carla dos Santos Macedo Paes, Cristina Gomes de Souza |
Proposta de um equipamento didático para o ensino das tecnologias de acionamento elétrico envolvidas no controle do movimento linear |
Anelise Bevilaqua Klein, Isac de Souza Campos, Irê Thomas Luersen, Frederico Eduardo Reales Laiño, Tatiane Tyemi Tiba, Volnei Resena Junior, Nelso Gauze Bonacorso, Vinicius Vasconcelos Maurente |
Diagnóstico das atuações e expectativas dos egressos do curso de engenharia de controle e automação do CEFET-MG Unidade Leopoldina |
Thiago Chagas Grilli, Katalin Carrara Geocze |
ST17 - Iniciação científica nos curso de Engenharia Sala A1-S205 (14h30 - 16h10) Moderador: Everson Denis |
A derivada em livros didáticos de cálculo diferencial e integral |
Vinícius Aranda, André Luis Trevisan |
Estudo dos resíduos de vidros incorporados em materiais compósitos |
Marcus Vinícius Souza de Jesus |
A simulação computacional como incentivo para o curso de engenharia |
Lilian Kátia de Oliveira, Flávia Cãno dos Santos, Márcia Durante de A. Cavalcante, Camila Louise Peixoto, Caroline Beatriz Molina, Ana Beatriz Raboni Ribeiro |
A participação feminina na engenharia e no mercado de trabalho |
Lilian Kátia de Oliveira, Flávia Cãno dos Santos, Márcia Durante de A. Cavalcante, Camila Louise Peixoto, Caroline Beatriz Molina, Ana Beatriz Raboni Ribeiro |
ST18 - Temas diversos Sala A1-S206 (14h30 - 16h10) Moderador: Edvaldo Luís Rossini |
25 anos de E3 a empresa júnior da engenharia elétrica UNICAMP |
Thaísa Bull Patriani, Rose Landeira, Júlia Martinez Dias |
Gerenciamento dos resíduos químicos gerados nas disciplinas experimentais da área de química do curso de engenharia de materiais do CEFET-MG |
Sidney Nicodemos da Silva, Lúcia Emília Letro Ribeiro, Jeannette de Magalhães Moreira Lopes, Raquel Rodrigues da Silva Machado, Guaísa Soares Dornelas da Silva |
O programa de cursos de nivelamento da aprendizagem (PCNA/UFPA) e a questão quilombola: para além da política de acesso |
Alexandre Guimarães Rodrigues, José Benicio da C. Costa, Shirley Cristina Cabral Nascimento, Ana C. C. Gomes, Drilene N. C. Vieira |
A escrita e a oralidade em cursos de engenharia: percepções dos alunos em duas disciplinas de formação básica |
Andréia Spessatto De Maman, Flávia Zanatta, Eliana Fernandes Borragini |
O irm@o caçula atenua a evasão? |
Witã dos Santos Rocha, João Alberto Castelo Branco Oliveira, Pablo Rodrigo Fica Piras |
ST19 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (16h30 - 18h10) Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo |
Mapeamento de curso de engenharia civil quanto ao desenvolvimento de projetos e atividades ativas |
Veronica Mariti Sesoko, Octavio Mattasoglio Neto |
Planejamento e implantação de um programa de tutoria para dar suporte a um currículo de 1ª série com base em projetos, num curso de engenharia |
Hector Alexandre Chaves Gil, Octavio Mattasoglio Neto |
A construção de um currículo de project-based learning: o currículo ideal e o currículo formal |
Octavio Mattasoglio Neto, Rui M. Lima, Diana Mesquita |
Avaliação do processo de implementação de PBL num curso de engenharia informática em Moçambique: as percepções dos estudantes |
Tatiana Kovalenko, Vali Issufo, Ruben Moises Manhiça, Roxan Cadir, Rui M. Lima |
Ferramenta de auxílio no dimensionamento de redes coletoras de esgoto |
Rafael Brito Durães, Luiz Gabriel Martins Correia, Elias Simão Assayag, Ellem Cristiane Moraes de S. Contente |
ST20 - Análise de intervenções pedagógicas em cursos de Engenharia Sala A1-S203 (16h30 - 18h10) Moderador: Rodrigo Cutri |
O ensino de engenharia e as práticas sociais de referência: estudo de caso sobre os conceitos de capacitância e capacitor |
Miguel Angel Chincaro Bernuy, Alberto Lopo Montalvão Neto, José de Pinho Alves Filho, Ubirajara Franco Moreno |
Metodologia de desenvolvimento de ferramentas educacionais - análise para navegação reativa de robôs móveis |
Miguel Angel Chincaro Bernuy, Daniel Costa Ramos, Ubirajara Franco Moreno |
Situações-problema envolvendo trigonometria para o ensino de matemática na engenharia |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri, Cristiane Antonia Hauschild, Karina Corbelini Britto de Azambuja, Lucas Favaretto |
Análise da ação de monitoria de física fundamental I para uma turma de engenharia química noturno da Universidade Federal do Pará |
Marcos Lopes de Sousa Brito, Alexandre Guimarães Rodrigues |
ST21 - Desenvolvimento e inovação tecnológica e o impacto na Educação em Engenharia Sala A1-S204 (16h30 - 18h10) Moderador: Marcia Aparecida Sartori |
Construção de câmaras reverberantes em escala reduzida para aulas de acústica |
Gustavo da Silva Vieira de Melo, Wagner Santos, Gerardo Alves Nogueira Braga Neto, Ivan Picanço |
Verificação do espaço de manobra de veículos em garagens em ambientes CAD - uma abordagem para o ensino de estruturas de concreto |
Daniel Boy Vasconcellos, João Pedro Lopes Oliveira, Kleos Magalhaes Lenz Cesar Jr |
Desenvolvimento e utilização de um tomógrafo por impedância elétrica no complemento do ensino de disciplinas em cursos de engenharia biomédica |
Rafael J. R. S. Lucena, Emerson Alexandre de Oliveira Lima |
Laboratório virtual didático de eletricidade e magnetismo |
Ana Claúdia Ribeiro Lemos, Kennya Resende Mendonça |
Utilização de um hardware embarcado (Raspberry PI) usando programação em blocos (Scratch) para ensino de física em escolas secundárias e universidades |
João Carlos Lopes Fernandes, Marco Antonio Furlan de Souza, Everson Denis |
ST22 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S205 (16h30 - 18h10) Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia |
Avaliação do método PBL por calouros do curso de engenharia de computação da UEFS |
Carlos Alberto dos Santos Silva, David Moises Barreto dos Santos |
Oficina PBL: uma análise da preparação de calouros de engenharia de computação para uso do método PBL |
Ana Luiza Barbosa de Moura, David Moises Barreto dos Santos |
O ensino da estatística a partir de exemplos contextualizados nas áreas de interesse dos alunos |
Amilton Braio Ara |
Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como suporte ao desenvolvimento da lógica de programação |
Murilo Zanini de Carvalho, Marcelo Marques Gomes, Daniela Caio André Gomes, Roberto Scalco |
Aula prática sobre coletor solar: bancada e roteiro de aula |
Paulo Cesar da Costa Pinheiro |
ST23 - Temas diversos Sala A1-S206 (16h30 - 18h10) Moderador: Fabio Gerab |
Formação de professores para o ensino superior e especificamente para as engenharias |
Luciana Guidon Coelho, José Aquiles Baesso Grimoni |
Referencial teórico educacional: um desafio no ensino da engenharia |
Rubens Alves Dias |
Acreditação acadêmica internacional - conceitos, processos e relevância no contexto dos cursos de engenharia no Brasil |
Claudia Kipka, Luciano Carstens, Alessandro Brawerman |
A agricultura familiar do semiárido baiano como universo extensionista da formação de engenheiros |
Pablo Rodrigo Fica Piras, Diogenes Oliveira Senna |
Uso de aprendizagem significativa, no ensino de física do eletromagnetismo |
Antonio Vanderlei dos Santos, Cláudio Felipe Tomm |
Quinta-feira, 10 de setembro de 2015 |
MPA02 - Temas diversos Térreo do Bloco Alfa 1 (12h30 - 18h10) Moderador: Fabrizio Leonardi |
Desenvolvimento de um Vant do tipo Quadrotor (IFCE-Fortaleza) |
Professor orientador: Rejane Cavalcante Sá |
Aluno: Bárbara Barros Carlos |
Eletro Challenge (UFF) |
Professor orientador: Jacqueline Silva Pereira |
Aluno: Davi da Silva Brilhante |
Projeto de de eficiência e controle em luminárias urbanas (FUTO) |
Professor orientador: Keytiane Iolanda Moura |
Alunos: Darana Abreu , Isaque Alcântara, Lucas Fernandes Almeida, Maurício José Teixeira, Sibely Pereira de Jesus |
Irrigação inteligente (PUC Minas) |
Professor orientador: Thelma Virgínia Rodrigues |
Alunos: Damaris Cristina Ferreira Sena, Bárbara Gontijo e Silva |
Tecnologia Assistiva para inclusão escolar e social de alunos: aplicação em escolas municipais do RJ. (CEFET RJ) |
Professores orientadores: Paulo Lucio Silva de Aquino , Sheyla Maria Rodrigues Moreira, Maristela Conceição Dias Siqueira |
Alunos: Allan Alegretti Maroder, Leonardo Farias de Souza, Diego Oliveira Azeredo Brandão, Priscila Caruso Marins |
Projeto de Estação meteorológica remota com interface acessada pela Internet (CEUN-IMT) |
Professores orientadores: Wânderson de Oliveira Assis, Alessandra Dutra Coelho, Márcio Antônio Mathias |
Alunos: Bruno Veiga Lucas , Eduardo Luiz Bendilatti, Fábio Dias da Silva, Gustavo Belletti, Jonatan Marques dos Santos, Maurízio Guglielmi Fioretti, Rafael Silva Guerreiro, Gustavo Ponso Alves |
Projeto Baja Mauá (CEUN-IMT) |
Professor orientador: Fernando Malvezzi |
Alunos: Eduardo Luis Cubas de Souza, Victor Correa Alves |
SC02 - Temas diversos Térreo do Bloco Alfa 1 (14h30 - 18h10) Moderador: Mario Francisco Guerra Boaratti |
Uma atividade experimental para o entendimento do conceito de viscosidade |
Matheus de Moura Sampaio, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, Sofia Isabel Franco Subtil, Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Eduardo Norberto Codaro, Heloisa Andréa Acciari |
Modelo estrutural qualitativo para análise de viga simplesmente apoiada protendida |
Paulo José Soares da Costa |
Mobilização de conceitos de geometria analítica na engenharia elétrica: um levantamento inicial |
Sonia Pitta Coelho, Ana Maria Velloso Nobre, Gabriel Loureiro de Lima, Lydia Rossana Ziccardi Vieira |
Mobilização de conceitos de Cálculo na Engenharia Elétrica: um levantamento inicial |
Gabriel Loureiro de Lima, Lydia Rossana Ziccardi Vieira, Ana Maria Velloso Nobre, Sonia Pitta Coelho |
Projeto de uma touch screen didática usando sensores infravermelhos |
Suely Cunha Amaro Mantovani, Juliano Tymos Hernani |
Desenvolvimento de um reservatório com chapas de cobre antimicrobiano para prevenção e controle de bactérias presentes na água |
Agnaldo Azzi, Caroline S. Sizenando, Lucas S. da Silva |
Uso proativo da internet por alunos de um curso de engenharia de produção |
Gustavo dos Santos Sousa, Raquel Cymrot |
A interdisciplinaridade em atividades de pesquisa com micro e nanomateriais e dispositivos miniaturizados |
Ana Neilde Rodrigues da Silva, Maria Lucia Pereira da Silva, Rogério Furlan, Esteban Fachini |
Religação dos saberes no ensino de engenharia: primeiro passo |
Gustavo Ferreira Leonhardt |
Utilização da ferramenta Solver no ensino de pesquisa operacional na engenharia: otimização do processo em uma marmoraria |
Ghislaine Testoni, Flavia Haweroth, Christiane Wenck Nogueira Fernandes, Silvia Lopes de Sena Taglialenha |
Uma proposta de ensino de vetores desenvolvida em um ambiente de geometria dinâmica |
Tiago Estrela Oliveira, Monica Karrer |
Projeto de uma bancada didática para ensaios mecânicos com rolamentos |
Antônio Carlos Marangoni, Daniel de Oliveira Bazoni, Felipe Cantisano Bizare, Vanderson César Maschio |
Estratégia de ensino de sistemas de automação com controlador lógico programável (CLP) baseada em projetos |
Edilson Reis Rodrigues Kato, Celso Aparecido de França |
Uma visão discente dos engenheiros professores |
Yuri Arruda Brito da Silva, Esly César Marinho da Silva |
Diagnóstico preliminar de transformadores de potencial instalados em um bairro residencial de Teresina a partir da temperatura de operação |
Marcos Antonio Tavares Lira, Francisco Marcolino Rodrigues Filho, Ana Carolina Gonçalves de Carvalho, Nelber Ximenes Melo, Fábio Rocha Barbosa, Bartolomeu Ferreira dos Santos Júnior, Fabíola Maria Alexandre Linard |
Pré-dimensionamento de pilares em concreto armado utilizando Grasshopper e sua aplicação no ensino de sistemas estruturais para arquitetura |
Vitor Dias Lopes Nunes, Kleos Magalhaes Lenz Cesar Jr, Joyce Carlo |
Aplicação didática de software de simulação em eventos discretos para análise e otimização de eficiência energética em instalações residenciais |
Nelson Wilson Paschoalinoto, Jorge Antonio Giles Ferrer |
Desenvolvimento de um aparato automatizado para obtenção de dados para demonstração didática do movimento retilíneo uniformemente variado |
Carolini de Souza Pocovi, Matheus Souza dos Santos |
O uso da inovação tecnológica com dispositivos móveis para divulgação das informações no curso de engenharia |
Celso Aparecido de França, Robson Barcellos, Edilson Reis Rodrigues Kato, Flávio Yukio Watanabe, Osmar Ogashawara |
As competências e habilidades presentes na Resolução CNE/CES 11/2002 como referência do modelo de competências na formação do engenheiro |
Renata Pellucci de Figueiredo, Adriana Maria Tonini |
Cilindros de pressão abertos e fechados: um estudo do método de dimensionamento analítico |
Jéssica Santos Martins, José Manuel Rivas Mercury, Marcus Antônio Viana Duarte |
O ensino do reuso da água na formação do engenheiro |
Barbara Fendrich, Marcílio A. F. Feitosa |
Influência da escolaridade materna nos indicadores de saúde infantil na região metropolitana de Belo Horizonte - MG |
Fernanda S. Thebit, Marina C. Lobato, Priscila da Costa, Valéria Cristina Palmeira Zago |
Provas do ENEM e o desempenho na disciplina de cálculo 1 nos cursos de engenharia: análise de possíveis relações |
Edinéia Zarpelon, Luis Mauricio Martins de Resende, Ednei Felix Reis, Fabio Edenei Mainginski, Ricardo Schwab Casimiro Carvalho |
O uso da ABP na disciplina equipamentos elétricos - enfoque em disjuntores de alta tensão |
José Rodolfo Mendonça da Costa, Jéssica Pederneiras Moraes Rocha, Ronimack Trajano de Souza, Tulio Italo Oliveira de Medeiros |
Comparação entre o método dos elementos finitos e o método dos elementos de contorno para problemas de calor |
Rodrigo Silveira Camargo, Walnorio Graça Ferreira, Carlos Friedrich Loeffler Neto |
Casa inteligente - domótica como ferramenta de aprendizagem |
Hugo Augusto Marinho Moreira, Leonardo José Cavalcante Vasconcelos, Arquimedes José Araújo Paschoal |
O ensino da ferramenta desdobramento da função qualidade (QFD) |
Ricardo Siebenrok Odorczyk, Maria do Carmo Duarte Freitas, Rosane Malacarne |
Avaliação no ensino superior: crenças e vivências de professores e estudantes de engenharia |
Lenara Meneghel, Isolda Gianni de Lima |
Central telefônica de baixo custo, uma ferramenta auxiliar no ensino prático de telefonia. |
Uriel Govinda, Cecília de Moura Costa, Michel Coura Dias |
A questão da formação matemática dos discentes ingressantes nos cursos de engenharia da UERGS |
Marcos Kan Moori, Luciano Andreatta-da-Costa |
O escritório de apoio ao pesquisador como facilitador para o desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas |
Leandro Rodrigues da Silva, Vagner Bernal Barbeta |
Metodologia não destrutiva, baseada em medidas de tensão hall, para determinação de descontinuidades em um aço |
Rayssa Sousa de Andrade Toscano Lins, Edgard de Macedo Silva |
Introdução à engenharia civil - relato de uma experiência prática |
Mara Cristina Detsch |
Educação híbrida: reflexões para a inovação na educação em engenharia |
Marcos Jolbert Caceres Azambuja, José Aquiles Baesso Grimoni |
Desenvolvimento de protótipos pelos alunos das fases iniciais da graduação como forma de amenizar o problema de evasão |
Giovanna Geremia Sponchiado, Augusto Salfer Devigili, Jardel Régis Teixeira, Bruno Bertoldi, André Bittencourt Leal |
SP02 - Temas diversos Tenda (14h30 - 18h10) Moderador: Roberto Baginski Batista Santos |
Análise do trabalho de conclusão de curso quanto aos seus objetivos e diretrizes |
Marcos Henrique Gomes, Eduardo Christiano Cecone, Fernando Gasi, Douglas Alves Cassiano |
Aparato eletroquímico para solda elétrica: uma abordagem didática dos conceitos física e química |
Ricardo Botelho |
Observação do letramento no ensino superior: um estudo com alunos ingressantes em engenharia |
José Tarcísio Franco de Camargo, Estéfano Vizconde Veraszto, Eliana Anunciato Franco de Camargo, Gilmar Barreto |
Desenvolvimento de braço mecânico com controle digital para apresentação em escolas do ensino médio: a atuação do engenheiro em sistemas controle |
Ewerton Cristhian L. de Oliveira, Allan Douglas Ferreira Corrêa, Alisson Ribeiro, Juliana Segtowick Fonseca e Silva, Orlando Fonseca Silva |
Aferição de medidores de vazão por obstrução de área |
Lucas Rodrigues Ferreira, Katia Simone Teixeira da Silva De La Salles |
A influência da mídia no processo de formação pessoal e profissional de alunos do curso de engenharia química da PUCRS - uma experiência pedagógica |
Claudio Luis Crescente Frankenberg |
Avaliação do grau de evolução das ferramentas Building Information Modeling no contexto brasileiro e sua interface com o ensino de engenharia |
Creusa Fernandes Correia, Samuel Dereste, Miguel León González, Oduvaldo Vendrametto |
Um panorama das pesquisas sobre a avaliação da qualidade dos cursos de engenharia no contexto do SINAES |
Ricardo de Albuquerque Aguiar Filho, Marcelo Embiruçu |
Análise a respeito da construção de resumos e a importância destes para a divulgação da pesquisa |
Amanda C. de Melo, Ana Cecília G. de Paula, Débora D. André, Giuliana C. Vieira, Maria Elizabete V. Santiago, Renata dos Santos |
Resumos acadêmico-científicos: estruturação e importância |
Ádrian N. Pereira, Anna Carolina Dalalana, Álisson G. Carvalho, Deysiane P. Oliveira, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Elaboração de um dicionário de termos técnicos para a engenharia de materiais: esclarecimento quanto aos significados da linguagem científica |
Júlia R. D. Nascimento, Laura R. M. Soares, Marina F. Jamar, Patrícia N. de A. Justino, Roberto P. dos Santos Júnior, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Linguagem acadêmico-científica: o emprego de termos técnicos na engenharia de materiais |
Ana Maria G. da Silva, Arthur Biagiotti, Karina de A. Barcelos, Kerciely M. do Carmo, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
A importância do resumo em um artigo acadêmico-científico |
Ana Carolina de S. Souto, Caio S. O. Barbosa, Gabriela A. de Lima, Samara F. Vantil, Tamires D. dos Santos, Renata dos Santos, Maria Elizabete V. Santiago |
Conjunto didático de geração fotovoltaica de baixo custo |
Jader Filipe Braga de Sousa, Anderson O. Guerra, Eben-Ezer Prates da Silveira |
Experiências e práticas de transformação: engenharia na escola |
Lania Stefanoni Ferreira |
Competição de física de voo com aviões de papel: interação da engenharia com a sociedade |
Viviane Lilian Soethe, André Luiz Alcântara Ostrufka, Bruna Steffen, Gabriella Narcico |
Algoritmos em Matlab para o ensino de métodos numéricos para resolução de equações diferenciais no curso de engenharia elétrica da UFPA |
Juliana Segtowick Fonseca e Silva, Thiago Henrique Ferreira Nascimento, Allan Douglas Ferreira Corrêa, Wesley Barbosa Tavares, Orlando Fonseca Silva |
Ensino de Cálculo nas Engenharias da UFPA: a experiência do Projeto Newton |
Daniella de Gois Ariston Barion, Maria Ataide Malcher |
Estimulando a participação feminina nas engenharias de computação e de software |
Maria Salete Marcon Gomes Vaz, Monica Cristine Scherer Vaz, Rosane Falate |
Fluxogramas de processo: estudo de caso aplicado à indústria de processamento |
Alexandre Denes Arruda, Laiz Cardona Tarouco, Eduardo Teixeira Santos, Maele Costa dos Santos, Sthéfany A. Silva de Vargas, Yago Rodrigues Cruz, Nicoly Oliveira Coral |
Robótica educacional: ferramenta de aprendizagem no ensino médio |
Anderson Vinícius de Souza Silva, Cleyson Luiz Santos Sobral, Alexander P. Chaves de Sena |
Utilização do simulador EMSO no ensino de modelagem e simulação de processos |
Glauton S. Viana Jr, Marina B. de C. e Souza, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel |
Um estudo da evasão no curso de engenharia química na Universidade Federal do Pampa |
Alexandre Denes Arruda, Fernanda Maria Muniz, Valeska Marcolin Scuro, Karine Machry |
Mineração de dados educacionais em curso de engenharia |
Tamiris Cristie Barão Mucci, Francisco Javier Ramirez Fernandez |
Educação tutorial como suporte o ensino de cálculo: eficácia e perspectivas |
Diego da Silva Lima, Roberaldo Carvalho de Souza, Wildson Ursulino Leite, Bruna Lima Véras, Anne Caroline Albuquerque de Oliveira, Cayo Lopes Bezerra Chalegre, Carlla Rafaella Barros de Andrade, Eliezer Cícero Vasconcelos da Silva |
Avaliação do desempenho dos alunos de engenharia química da Universidade Federal de Alagoas nas questões objetivas do ENADE |
Thalyne de Almeida Ferreira Rocha, Edilton Nunes da Silva, Letícia da Silva Santos, Evânio Barros de Lima Júnior, Antônio Carlos Silva dos Santos, Natália Barbosa Barros, Ewerton Amorim de Oliveira |
Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de introdução a engenharia de computação |
Bruna M. de O. Silva, Ana Gabriella Freitas Hoffmann, Adriano C. Santana, Marcelo Stehling de Castro |
Caracterização granulométrica de resíduos gerados por laboratórios de pesquisa e o seu reaproveitamento em laboratório de ensino |
Isabela Silva Melo, Filipe Bezerra dos Santos, Marlice C. Martelli, Shirley Cristina Cabral Nascimento |
Aplicação dos quadrirrotores como objeto de estudo de diversas áreas da engenharia |
Elmer Rolando Llanos Villarreal, Flávio de Abreu Bezerra Filho, Luana Carla de Andrade, Maxwell Cavalcante Jácome |
Construção de um sistema didático para o ensino de lógica aplicada a processos de automação - bancada didática elevadores |
Juliano C. Ferreira, Paulo Victor Pertussatti, Manassés Tibes Silva, Saulo Nestor Bernardes, Rômulo Lira Milhomem, Cristiano O. Ferreira, Carlos F.O.C. Neves, Ronaldo C. Rohloff |
Análise multivariada: comparação dos resultados obtidos em 2014 com os testes realizados em períodos anteriores |
Fabio Simone Souza, Fernando Ramos Corrêa, Marcelo Sampaio Dias Maciel |
Aplicação do conceito "aprender fazendo" na teoria de controle digital do curso de engenharia elétrica da UFOP |
Cássia Caren Coêlho, Gaspar Eugênio Oliveira Ramos, Paulo Estevão Teixeira Martins, Anny Verly, Rodrigo Augsto Ricco |
Aquisição e tratamento de dados dos sensores de dispositivos Android por rede de comunicação VPN |
Willian Ricardo Bispo Murbak Nunes |
Sistemas automáticos didáticos controlados por CLP |
Kennya Resende Mendonça, Tatielly de Souza |
Desenvolver um controlador fuzzy-PID para um veículo aéreo não tripulável - VANT |
Cauê Coelho Alves, Tiago Mateus Pereira Gonçalves, Elmer Rolando Llanos Villareal |
A atuação do técnico em assuntos educacionais nos cursos de engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo |
Francisco J. S. Costa, Fernanda Clea Marquardt, Leessanny Carlesso dos Santos Lirio |
Integração entre o ensino médio e a engenharia usando a chamada pública MCTI/CNPQ/SPM-PR/PETROBRAS Nº 18/201: meninas e jovens nas engenharias |
Geiza Thamirys Correia Gomes, Roberaldo Carvalho de Souza, Christopher Freire Souza |
Montagem experimental para determinação do coeficiente hall no contexto das metodologias ativas |
Gilberto Marcon Ferraz, Guilherme Nechar Hernandes Ferreira |
Desenvolvimento de uma bancada didática para o ensino do método de elevação artificial de petróleo por bombeio mecânico |
Nilmar de Souza, Vitor Otavio Silva Teixeira de Souza, Duilio Almeida Norberto da Silva |
Aprendizado baseado em problemas no ensino de fundamentos de projetos de processos industriais |
Cinthia Bittencourt Spricigo |
Mecânica dos fluidos no ensino em engenharia: instrumentação para aprendizagem ativa na determinação da perda de carga |
Thais Cavalheri dos Santos, Pedro Américo Frugoli, Alexandre Daliberto Frugoli, Lilian Nunes Pereira, Iara Batista de Lima, Tulio Cearamicoli Vivaldini, Pedro José Gabriel Ferreira |
Domótica aplicada ao uso eficiente da água |
Gabriel Veiga, David Bianchini |
Projeto e construção de um túnel de vento didático para divulgação científica |
Viviane Lilian Soethe, Evelyn de Araujo, Guilherme Frasão Bassalobre, Yago Matheus Rex, Anderson Wedderhoff Spengler, Maria Simone Kugeratski Souza |
Engenharia de produção: percepção da qualidade da graduação na modalidade de educação a distância |
Alessandra de Paula, Ivonete Haiduke, Robson Seleme |
ST24 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (14h30 - 16h10) Moderador: Paulo Alexandre Martin |
Propriedades mecânicas: um estudo de caso aplicado à ciência dos materiais |
Camila Fukuda, Priscila Praxedes |
Uso de software baseado no método dos elementos finitos na formação de novos engenheiros eletricistas |
Filipe Lucena M. de Andrade, Jalberth Fernandes de Araújo, Tarso Vilela Ferreira |
Estudo de caso: estratégias de aprendizagem ativa nos cursos de engenharia de produção e computação da FTEC - Faculdades |
Carlos A. Bertotto, Neiva L. Kuyven, Charles Rui, Greice Tomasi, Marilise M. Zafo |
Formação de competências na educação tecnológica: matéria desenvolvida na Faculdade de Tecnologia Termomecanica |
Fabio Rubio, Erika Brassel Orellana, Ana Paula Cardoso, Rodrigo Bonilha Zoadelli |
Experiência no uso de computação desplugada para o ensino de algoritmos: atividade do fluxograma humano |
Fabricio Caixeta Andriani, Claudia Pinto Pereira Sena, Naan Silva Cardoso |
ST25 - Temas diversos Sala A1-S203 (14h30 - 16h10) Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia |
Redefinindo a noção de competência para investigações na educação em engenharia sob a perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget |
Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira |
Em busca da operacionalização de competências para educação em engenharia: compreendendo a arquitetura da competência |
Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira |
Aplicação do método de alinhamento construtivo na educação em engenharia: uma contribuição ao processo de aprendizagem |
Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira |
Peer Instruction nas aulas de física eletromagnetismo - uma experiência nas engenharias |
Marina Valentim |
ST26 - Avaliação da aprendizagem nos cursos de Engenharia Sala A1-S204 (14h30 - 16h10) Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo |
Avaliação do núcleo comum nos cursos de engenharia da UNESC |
Ângela Costa Piccinini, Élcio Angioletto, Leandro Neckel, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann, Yara Jurema Hammen Llanos |
O impacto da sistematização da avaliação colegiada de aprendizagem no processo de melhoria da qualidade de cursos de engenharia |
Leticia Loyola de Oliveira, Roger Alex Castro Freitas, Karla Loyola de Oliveira Arantes, Jean Carlo Ferreira de Oliveira |
Disguise: uma ferramenta educacional para auxílio do aprendizado de esteganografia em imagens digitais |
Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo, João Rafael Carneiro Tavares, Guibson Santana |
Acompanhamento e estudo comparativo de desempenho de acadêmicos de engenharia e bacharelado interdisciplinares na componente curricular de física I na Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui-RS |
Fábio Diniz Chaves, Virnei Silva Moreira, Cristiano Galafassi |
Atividades práticas de laboratório de eletricidade: cooperação x aprendizagem x avaliação |
Andréa Cantarelli Morales, Thiago Vasconez |
ST27 - Programas de extensão universitária nos cursos de Engenharia Sala A1-S205 (14h30 - 16h10) Moderador: Antonio Garrido Gallego |
Cantaria: educação e arte para crianças |
Marcela de Araujo Silva, Amanda Rios, Carlos Alberto Pereira |
Segurança e saúde em instituições de ensino: estudos de casos |
Lívia Cândida Maia, Beatriz Ribeiro Kherlakian Barbosa, Leonardo Alves da Silva, Cacilda de Jesus Ribeiro, Rosângela Nunes A. de Castro, Adriana Andrade de Santana, Carolline Rodrigues Vieira, Adonay Rodrigues |
Extensão universitária em cursos de engenharia: tecnologias sociais aplicadas à solução de problemas locais |
Felipe Guilherme Melo |
Extensão universitária no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais: projeto física divertida 2014 |
Isternândia Araujo França, Thaís Maria Arruda Ferreira, Felipe de Brito Freitas |
Laboratório de desenvolvimento de ideias: na formação profissional do engenheiro visando o bem estar social |
Adam Hugo Reis Sousa, Daniel Breno Guiomarino Menezes, Joel Alison Ribeiro Carvalho, Gervasio P. S. Cavalcante, Maria Emilia de Lima Tostes, Marlice C. Martelli, Yan S. Silva |
ST28 - Temas diversos Sala A1-S206 (14h30 - 16h10) Moderador: Fabio Gerab |
A influência da interdisciplinaridade em um laboratório de pesquisa na formação de engenheiros mais produtivos e sustentáveis: um estudo de caso |
Enyo C. de Souza, Daniel N. S. Cavalcante, José Stênio de Negreiros Júnior, Tiago M. Pessoa, Waleska Feitoza de Oliveira, Kelvia A. Fragoso, Lucas de Gois Parente Araujo, Francisco Clenilson Sousa |
Grupo de estudos em escrita de artigos como catalisador na produção acadêmica de alunos bolsistas de iniciação científica: um estudo de caso |
Daniel N. S. Cavalcante, Robert Marques Oliveira, Tiago M. Pessoa, Guilherme M. Medeiros, Renata Rodrigues Barboza, Luis Paulo de Sousa Costa, Enyo C. de Souza, Kilvia Maria Viana Avila |
A influência do estágio em pesquisa aplicada na motivação de alunos de ensino técnico para a continuidade dos estudos em cursos de engenharia |
Renata Rodrigues Barboza, Daniel N. S. Cavalcante, Francisco Clenilson Sousa, Guilherme M. Medeiros, Hyago Lopes B. Cardoso, Waleska Feitoza de Oliveira, Luis Paulo de Sousa Costa, Glendo F. Guimarães |
Integração do ensino médio público com curso de engenharia mecânica por meio de objetos educacionais |
Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Claudio da Silva dos Santos, Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia, Nelson Jose Thesing |
Proposição de uma abordagem para utilização de PBL - aprendizagem baseada em problemas no ensino de logística em cursos de graduação em engenharia |
Luís Carlos de Marino Schiavon, Marcel Andreotti Musetti |
ST29 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Anfiteatro B-A005 (16h30 - 18h10) Moderador: Reynaldo Palacios Bereche |
A construção de mapas conceituais: uma metodologia ativa de aprendizagem para o cálculo diferencial e integral no curso de engenharia |
Fábio Gerab, Paulo Henrique Trentin |
Estudo do limite de uma função numa perspectiva figural e conceitual - análise com um objeto de aprendizagem |
Daniela A. da S. Moura |
Metodologia alternativa para aulas exclusivamente expositivas de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia |
Luiz Gonzaga Alves da Cunha, João Bosco Laudares |
Plataforma didática para o estudo do sistema E-GAS / Drive-by-wire automotivo |
Fabio Delatore, Alexandre Onisaki, Anderson Cazzolato, Alexsander Tressino de Carvalho |
ST30 - Estratégias ativas de aprendizagem em cursos de Engenharia Sala A1-S202 (16h30 - 18h10) Moderador: Eliane de Fátima Chinaglia |
Projeto de ensino na área de estruturas |
Alfredo Petrauski, Sandra Maria Ferreira Couri Petrauski, Eduardo Henrique Stringari, Eduardo Heis Olivo, Maxer Antonio Rosa |
Proposta de possíveis práticas para a disciplina de estruturas de madeira |
Alfredo Petrauski, Sandra Maria Ferreira Couri Petrauski, Mateus Couri Petrauski |
Impacto do JITT, Peer Instruction e TBL no desempenho acadêmico de alunos de engenharia de produção |
Washington de Macedo Lemos, Henrique Martins Rocha, Carlos Augusto Gabriel Menezes |
Incluindo atores sociais na educação em engenharia: projeto engenharia nas escolas |
Mirele Luise Kollarz, Isabelle Miranda Guimarães, Bernardo Ferraz Musse, Francisco José Gomes |
ST31 - Temas transversais na educação em Engenharia Sala A1-S203 (16h30 - 18h10) Moderador: Carla Andrea Soares de Araujo |
Análise do delineamento das competências para o desenvolvimento sustentável e da educação em engenharia sob uma perspectiva construtivista |
Fabricio Kurman Merlin, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira |
Praticas alternativas de corrosão aplicadas ao ensino das engenharias |
Jorge Fernando Neves Nascimento, Mariney Portugal Correa, Ana Rosa Carriço de Lima Montenegro Duarte, Ana Paula Carriço de Lima |
Monitoria de eletrônica digital: um caso de sucesso no combate à reprovação no curso de engenharia de telecomunicações do IFCE |
Breno da Silva Lemos, Thais de Alencar Aquino |
Estratégias para inserção de temas transversais no ensino superior de engenharia |
Rosana Aparecida Ravaglia Soares, Alexandre R. Augusto |
ST32 - Avaliação da aprendizagem nos cursos de Engenharia Sala A1-S204 (16h30 - 18h10) Moderador: Antonio Garrido Gallego |
Multiplicidade avaliativa enquanto estratégia pedagógica de aprendizagem: um olhar a partir da multiplicidade de inteligências |
Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia |
Estudo do potencial de aplicação do modelo de aprendizagem ativa no ensino de ciência dos materiais em curso de engenharia de alimentos, com base em questionário de avaliação da disciplina |
Márcio Rodrigues da Silva, Fabio Rubio |
Avaliação de uma metodologia de ensino da disciplina de circuitos elétricos |
Viviane V. F. Grubisic, Vitor H. B. Müller, Carlos Maurício Sacchelli |
Aplicação de teoria de grafos na avaliação discente do curso de graduação em engenharia elétrica da UFES |
Paulo José Mello Menegáz, Lucas S. Morelato, Marcos M. Rodrigues, Rogério J. M. Alves |
ST33 - Programas de extensão universitária nos cursos de Engenharia Sala A1-S205 (16h30 - 18h10) Moderador: Simone Camargo Trippe |
O programa especial de capacitação discente como via para o desenvolvimento científico dos cursos de engenharia do CTEC/UFAL |
Pedro Henrique Rios Silveira, Amanda Rocha e Silva, Claudemir Santos da Silva, Mirian C. S. Alves, Pedro G. P. S. Fernandes, Rafaela Gabriel, Wedja Timóteo Vieira, Karoline Alves de Melo Moraes |
Ações da extensão universitária diante das energias renováveis e da sustentabilidade ambiental |
Francisco de Salles Cintra Gomes, Matheus Ropelle Fontanesi |
Na onda da tecnologia programa de rádio como ferramenta de atualização tecnológica aos alunos e professores dos cursos das engenharias |
Fernando Felice |
Artefato móvel baseado em NFC para promoção da autonomia de deficientes visuais |
Amilton da Costa Lamas, Rafael Isidro de Souza, Claudio F. Dias, Eder F. Gomes |
ST34 - Temas diversos Sala A1-S206 (16h30 - 18h10) Moderador: Edvaldo Luís Rossini |
Repensando o "ciclo básico" da FAENG a partir de seus alunos |
Vanderlei Mariano, Marilena Nakano |
Análise do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na engenharia de minas da UFOP |
Jade Osti, Nathália Nathalia Luiza Nasci Carvalho, Carlos A. Pereira |
Internacionalização da educação superior em engenharia por meio de programas de mobilidade acadêmica - ciência sem fronteiras |
Adeli Ferreira Nascimento, Adriana Maria Tonini |
Introdução ao cálculo na plataforma ESO: uma inovação tecnológica da faculdade UCL para motivar o aluno |
Walquiria de Freitas Torezani, Geovane Carlos Barbosa, Jean Carlo Ferreira de Oliveira |
Implantação da plataforma ESO-Open-EDX como SPOC na faculdade de engenharia UCL |
Jean Carlo Ferreira de Oliveira, Karla Loyola de Oliveira Arantes, Roger Alex Castro Freitas, Maria Angela Loyola Oliveira |
Última Atualização: 07.09.2015 - 15:43 |