ABENGE

Associaçăo Brasileira de
Educaçăo de Engenharia

Resultado de Trabalhos

PROGRAMAÇÃO DOS TRABALHOS:

Obs.: A programação tentou respeitar, ao máximo, as sugestões de datas e horários, mas apenas 5% das indicações não foram possíveis de atender. Caso tenha desistência de apresentação, informar a comissão científica (cobenge.cientifica@ct.ufrn.br). Problemas que não esteja na programação, contactar a comissão financeira (cobenge.financeiro@ct.ufrn.br)

 

Modelos das apresentações oral, pôster e comunicação:

Apresentação Oral (Técnica) - Slides

Apresentação Pôster - Formato A1

Apresentação Comunicação - Formato A3


Obs.: Os materiais dos trabalhos slides, mini-poster (formato A3) e poster (formato A1) deverão ser entregues no evento no momento do cadastro com até 5hs de antecedência da apresentação do trabalho.

Slides formato ppt ou pdf.
Mini-poster e poster impressão lona ou papel sulfite.

 

Resultado final com a modalidade de apresentação (oral, poster e comunicação):

 
Obs.: Os modelos/templates das apresentações oral, pôster e comunicação serão disponibilizados a partir do dia 01/09. A definição de tempos e programação desses trabalhos serão a partir do dia 10/09.
 

Resultado das avaliações STs, SPs, SCs:
Verificar no sistema https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2513
 
Resultado das avaliações WSs e FT:
 

 

Resultado dos trabalhos a serem desenvolvidos nas SDs

O(a)s coordenadore(a)s das SDs entrarão em contato para o começo das atividades.
Vejam no Edital quais são estas atividades.

 

TRABALHOS APROVADOS PARA SEREM DESENVOLVIDOS NAS SDS DO COBENGE 2016

 

LABORATÓRIOS REMOTOS NO ENSINO DE ENGENHARIA

Coordenador: Gustavo Ribeiro Alves – IPP/ISEP – Porto/PT

Relator: Juarez Bento da Silva - UFSC

 

  • JOGOS REMOTOS: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO CONJUNTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE ENGENHARIA

Thiago Schaedler Uhlmann e Luciano Antonio Mendes (PUC-PR)

 

  • IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO REMOTO: UM PROJETO DE MÚLTIPLAS FACETAS

Ana M B Pavani, Delberis A Lima, Guilherme P Temporão e Vanessa A P Lima (PUC-Rio)

 

  • PROJETOS DE EXPERIMENTOS REMOTOS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Eduardo Kojy Takahashi, Rubens Gedraite, Hermes Gustavo Fernandes Neri, Dayane Carvalho Cardoso e Rener Martins de Moura (UFU)

 

  • PERCEPÇÕES ACERCA DE EXPERIMENTOS REMOTOS NO CONTEXTO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

Luciano Andreatta Carvalho da Costa (UFRS)

 

  • PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PARA A EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA

Gabriela Rocha Roque (Faculdade SATC), Josiel Pereira e Simone Meister Sommer Bilessimo (UFSC)

 

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NA ENGENHARIA - ABORDAGENS POR PROJETOS

Coordenador: Miguel Angel Chincaro Bernuy – UTFPR/UFSC

Relator: André Bittencourt Leal - UDESC

 

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO NOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS

Fernando César Meira Menandro, Alan S. Gomes, Carolina G. Silva, Diorge S. Lima, Ubiratan H. Bezerra e Wellington S. Fonseca

 

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO NOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS PROFISSIONALIZANTES

Edson Pedro Ferlin, Fabiana Costa Guedes, Alice Cristina Figueiredo, Janaína Antonino Pinto, Iara Alves, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Álvaro Santos Alves, José Carlos Oliveira de Jesus e José Luís Michinel

 

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO NOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA: MÉTODOS E MODELOS

Francisco José Gomes, Alberto Bastos do Canto Filho e Liane Ludwig Loder

 

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO NOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA POR MEIO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Dianne Magalhães Viana, Ana Carolina Kalume, Carla M. C. e C. Koike, Flávio de Barros Vidal, Ricardo Zelenovski, Lucio Garcia Veraldo Junior, Benedito Manoel de Almeida e Cesar Augusto Botura

 

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO NOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

Alinne Cristiane Aniceto Medeiros, Luiz Eduardo Pita Mercês Almeida, Oton Mathews Cardoso e Dantas, Rafael Pereira de Medeiros, Henrique Raldi Schlickmann, Caio Luis Guedes de Mello, Igor Martins Rocha, Bruno Luiz Dantas Aragão de Souza, Wellington Rick Guilherme Lacerda, Euler Cássio Tavares de Macedo e Nady Rocha

 

 

A INDISSOCIABILIDADE DA TRÍADE - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E O ENSINO EM ENGENHARIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

Coordenador: Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior - CEFET-MG

Relator: Milton Vieira Júnior - UNINOVE

 

  • Ensino, Pesquisa e Extensão: Impactos na Formação de Engenheiros e suas Representações Sociais

    Leonardo Carvalho de Vidal, Fernanda Vescovi Gonçalves, Carolina Rocha Luiz Vianna, Miguel Alexandre Vieira Fusco e Alba Valéria da Silva Machado Vidal

 

  • Avaliação da Extensão Universitária a partir de suas diretrizes 

    Bárbara Lima Barbosa e Camila Rolim Laricchia

 

  • Nucleação de Grupos de Aprendizagem Tutorial: Uma Contribuição do PET para a melhoria dos Cursos de Engenharia

    André Bittencourt Leal, Giovanna Sponchiado, Guilherme do Nascimento, Gustavo Carlos Knabben, Jonathan Lopes Florêncio, Lucas Becker e Mariana Santos Matos Cavalcante

 

  • Práticas Pedagógicas no Ensino de Engenharia

    Eliomar Araújo de Lima, Luis Fernando Ramos Molinaro e Elis Regina Duarte 

     

  • Contribuição dos programas de Educação Tutorial para o desenvolvimento de pesquisadores e profissionais autônomos em engenharia.

     Valéria C. P. Zago, Gisele V. Vimieiro, Elizabeth R. H. da Costa, João Maurício de A. Goulart, Fernando César Meira Menandro, Henrique Pinho Duarte, Victor Eduardo Pinheiro da Silva, Hernane Moraes Almeida e Antônio Luiz Ribeiro 

 

  • Experiências de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas no âmbito dos cursos engenharia

    Roberaldo Carvalho de Souza; Christopher Freire Souza, Geiza Thamirys Correia Gomes, Luciano Barbosa dos Santos, Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim, Carlos Maurício Sacchelli, Tatiana Renata Garcia, Vinícius Martins Freire, Saulo Joel Oliveira Leite, David Gentil de Oliveira e Wellington da Silva Fonseca.
     

COMO OS CURSOS DE ENGENHARIA TÊM TRABALHADO AS DIFICULDADES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS INGRESSANTES EM TEMPOS DE WEB 2.0?

Coordenadora: Simone Leal Schwertl - FURB

Relatora: Marinez Cargnin-Stieler - UNEMAT

 

  • Resoluçãode problemas: a matemática no ensino de engenharia

Antonio Marcos de Oliveira Siqueira e Gilson Luis Firmino (UFV)

 

  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATVA SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS EM ENGENHARIA USANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM UMA UEPS

Bruna Cavagnoli Boff, Ivete Ana Schmitz Booth e Laurete Zanol Sauer e Valquíria Villas Boas (UCS)

 

  • Construindo o saber: uma experiência PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL.

Juliana C.F. Mendonca, Ana Paula Ladeira, Raquel Leite, André Felipe de Almeida Xavier, Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Marcio Lúcio Cezar e Paloma de Oliveira Campos (UNA)

 

  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA BÁSICA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O SUCESSO ESCOLAR DO ALUNO DE ENGENHARIA CONTEMPORÂNEO

Liane Ludwig Loder e Alberto Bastos do Canto Filho (UFRGS)

 

  • Ferramentas Web 2.0: utilização nos componentes de Matemática no Curso de Engenharia de Produção Civil da UNEB

Tânia Regina Dias Silva Pereira e Telma Dias Silva dos Anjos (UNEB)

 

  • Matemática básica com o apoio dos espaços sociais da Web 2.0: uma experiência na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Simone Leal Schwertl e Cláudia Renate Ferreira (FURB)

 

 

O ENADE, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A RESOLUÇÃO 1.073 DO CONFEA DE 22 DE ABRIL DE 2016

Coordenadora - Elaine Gomes Assis – UFU

Relator – Josias Gomes Ribeiro Filho - CEFET-MG

 

  • AVALIAÇÃO INTRA-IES E INTER-IES DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: ENADE 2014

Diego Jose Rativa Millan (UPE) e Sergio Campello Oliveira (UPE)

 

  • ANÁLISE DOS ÍNDICES DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA NO ENADE 2014

Halley Wanderbak (FIPMoc) e Elaine Gomes Assis (UFU)

 

  • O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENGENHEIROS

Iara A M de Souza (UNIFEI), Maria Elizabete V. Santiago (UNIFEI) e Renata dos Santos (UNIFEI)

 

  • MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA NECESSIDADE IMPERATIVA

Otávio de Avelar Esteves (PUC Minas) e Antônio Humberto Pereira de Almeida (PUC Minas)

 

  • O ENADE E A CAPACIDADE DE AFERIR AS HABILIDADES REQUERIDAS DA PROFISSÃO – UMA VISÃO DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA

 Antonio Wagner Forti (UNESP), Dianne Magalhães Viana (UNB) e Thamy Cristina Hayashi (UFRGS)

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA NA INDÚSTRIA E CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

Coordenadora -Adriana Maria Tonini - UFOP

Relator –José Geraldo Pedrosa – CEFET/MG

 

  • A APROPRIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

José Geraldo Pedrosa (CEFETMG) e Rosana Rios Corgosinho (UEMG)

 

  • CONTRIBUINDO PARA UMA ENGENHARIA MAIS SUTENTÁVEL: CARACTERIZAÇÃO DO PEAD SUSTENTÁVEL SEM PURIFICAÇÃO

Fabrício Bagli Siqueira, Luís Antonio Rangel Maciel, Lucas Barros Moço e Matheus Caetano Rebel (UCAM)

 

  • A PRESENÇA DA IDEIA DE SUSTENTABILIDADE NAS EMENTAS E NOS PROJETOS DE CURSOS DE ENGENHARIA DE INSTITUIÇÃO PRIVADA

Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto e Gabriela Camargos (UNIBH)

 

  • A SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS DO SETOR SIDERÚRGICO

Fabiano Gontijo Maia (UEMG)

 

  • A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO AMBIENTAL NA ENGENHARIA E O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

Adriana Maria Tonini e Tatiane Augusta Godinho de Carvalho (CEFET/MG)

 

  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E PBL NO ENSINO DA ENGENHARIA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO.

Bruno Martins Moreira (UEMG)

ABENGE

Associaçăo Brasileira de
Educaçăo de Engenharia

Aprimorar Desenvolvimento